domingo, 5 de setembro de 2010

ENREDO 2011 SBRC ACADEMIA DE SAMBA UNIDOS DA VILA MAPA (PORTO ALEGRE/RS)

Na visão do teu olhar descobri a vida, senti tua alma e vi teu futuro
por Kenny Bastos
No carnaval 2011, a Unidos de Vila Mapa vem falando do olho, dos olhares e da visão. Para alguns apenas mais um dos sentidos do corpo humanos, mas para muitas pessoas o único sentido que vai além, que prova ambiguidades. A “Mapa”convida a todos para entrar na janela da alma, fazer o seu melhor “Olhar 47”e sambar no Porto Seco.
A visão é uma percepção muito importante para os seres vivos em especial para o homem, pois é através dela que podemos distinguir as coisas através de imagens, podemos guardar as feições de uma pessoa na memória, entre outras. O órgão responsável pela visão é olho, que permite detectar a luz e transformar essa percepção em impulsos eléctricos. Nos seres humanos, a retina é constituída por dois tipos de células foto-receptoras, os bastonetes, que permitem a percepção de claro e escuro, e os cones, responsáveis pela percepção das cores.
A íris é a parte mais visível (e colorida) do olho. Mas nem sempre um “olho colorido” é real, as lentes de contato transformam os olhos humanos em cores com aspectos naturais e sobrenaturais, imitando o olhares de vampiros, monstros e animais, além de ser utilizada como correção para algum problema de visão, quando o indivíduo não adapta-se ã óculo. Por falar em óculos, eles são sempre ligados à um sinal de status e erudição, desde sua invenção em 1284, em Veneza, mas desde a Grécia Antiga existiam pessoas que reforçavam sua visão utilizando monóculos (apenas uma lente).
Existe um orifício em seu centro, chamado de pupila cuja função é controlar a quantidade de luz que entra no olho. Em um ambiente com muita luz, ocorre diminuição do diâmetro da pupila, ao passo que, com pouca luz, ocorre aumento do diâmetro da pupila.
A visão constitui um dos cinco sentidos, nos permite enxergar as belezas e as diversidades do mundo. Permite que todos nós, por exemplo identifiquemos o dia e a noite, é através da visão conseguimos orientar a nossa direção, afinal de contas Pedro Álvares Cabral, o descobridor da Terra Brasilis, saiu de Portugal, navegou mar à dentro e ficou famoso pela célebre frase: “Terra à Vista!”. Pero Vaz de Caminha relator da expedição de Cabral, em carta ao Rei de Portugal Dom Manuel, ficou muito impressionado ao ver a naturalidade como as índias expunham “suas vergonhas”.
O olhar sempre quer nos dizer algo, o rock 'droll brasileiro dos anos 1980 já cantava a música “Olhar 47”. A visão nos permite perceber o diferente, através do ato de olhar conseguimos notar intenções, relações, interesse e claro paixão, afinal muitas quando quando gostamos de alguém dizemos: “Foi amor à primeira vista!”. Isso quer dizer que não só que a imagem apaixona, mas também que visão é muito mais do que um processo orgânico do nosso corpo, ele é sensorial e extra-sensorial. Leonardo Da Vinci imortalizou a expressão: “os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo”. No espelho temos o reflexo de nós mesmos, e a representação da vaidade, e do azar quando quebrado.
Com todas as suas qualidades, olhos podem nos iludir, a visão por vezes, nos prega peças; é o caso das miragens no deserto e principalmente dos mágicos e ilusionistas: afinal quem nunca perguntou-se de onde saiu aquele coelho da cartola?
Os olhos representam identidade local, afinal sempre que nos deparamos com olhos puxados e amendoado nos remetemos aos povos orientais: japoneses, tailandeses, chineses, coreanos e outros. Independente da região do mundo que pertença a pessoa, é através dos olhos que as lágrimas fluem expressando alegria ou tristeza.
Tem um olho que não é real, mas todo mundo fala, é o olho gordo, que representa a inveja e a energia negativa. Dizem que contra ele usamos um galho de arruda atrás da orelha e tomamos um banho de sal grosso.
Os olhos estão por aí cuidando da vida alheia, afinal quem nunca olhou a vizinha do lado pelo canto da janela; não foi vigiado por uma câmera de segurança; conversou com alguém pela webcam do computador ou mesmo ficou grudando na televisão dando uma espiadinha no Big Brother.
O carnaval com suas máscaras e fantasias é uma festa alegre, feliz que está no coração de cada integrante da comunidade da Unidos de Vila Mapa, todos querem ver a sua escola desfilando pelo Porto Seco, fazendo um espetáculo que impressione o seu olhar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário