domingo, 20 de fevereiro de 2011

ABRC NOSSAS RAÍZES (CANOAS/RS)


Nossas Raízes promete olé na passarela
Cultura espanhola vai ganhar destaque no carnaval da tricampeã.


Canoas - Pedras, cetim, lantejoulas, entre outros tecidos e enfeites, ganham formas nas mãos habilidosas de bordadeiras e costureiras na quadra da escola de samba Nossas Raízes, no bairro Guajuviras. Tudo isso com um certo mistério. Depois de conquistar o tricampeonato consecutivo em 2010, a atual campeã, vai homenagear a Espanha. E, se depender das bênçãos do anjo símbolo do estandarte, mais uma vez, a entidade vem com tudo para a alegria dos foliões. Com o tema "Mais Além da Criação do Meu Mundo de Fantasia, Nossas Raízes faz olé na avenida", a ideia da agremiação é explorar a literatura, a pintura, as touradas, entre outras manifestações culturais do povo espanhol até a recente vitória na Copa do Mundo. 

Ao ser questionada sobre a presença de algum destaque especial, mantendo uma certa reserva, a presidente Noeli Silva Manjoli, 58 anos, adianta que a professora da Escola Municipal Carlos Drumond de Andrade, Rúbia Terezinha Proença, volta a desfilar em um dos carros. Sem deixar de lado a característica comunitária, a exemplo dos anos anteriores, a reciclagem das fantasias faz parte do processo. "A gente procura transformar muitas peças, aproveitando os materiais já usados em edições passadas", ensina Noeli. Segundo a presidente uma dificuldade ainda é a falta de estrutura para a montagem dos carros alegóricos. "Gostaríamos de contar com um barracão coberto. O prefeito ficou de ver a possibilidade de oferecer essa estrutura no Eduardo Gomes."

Carnavalesco conta o enredo

Do início como ritmista da Acadêmicos de Gravataí até a fundação da escola de samba Nossas Raízes em Canoas. De lá pra cá, já são 40 anos de suor e dedicação vividos pelo carnavalesco Silvio da Silveira. Aqui, ele atua como tesoureiro e, a pedido da comunidade, neste ano, volta à função de carnavalesco. "Costumo dizer que sou uma espécie de Severino. Ajudo onde a escola precisar", conta Silveira. Para ele criatividade é fundamental. "Faço uma coisa que gosto. carnaval pra mim é cultura, é bonito. Sem contar que é uma forma de passar as nossas tradições", relata o tesoureiro. Sua dica: todo a carnavalesco deve ter uma carta na manga.

http://www.diariodecanoas.com.br/site/noticias/cidadesregiao,canal-8,ed-240,ct-538,cd-306643.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário