segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

CARNAVAL DE CAMAQUÃ (RS)

GAZETA CENTRO-SUL 05/02/2011 (GUAÍBA/RS)

E os foliões camaquenses já começaram a organizar o Carnaval de Rua 2011. Na quarta-feira, 26 de janeiro, foi realizada a primeira reunião entre o prefeito Ernesto Molon; o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Gelson Gouvêa; o Rei Momo de Camaquã, Rodrigo de Freitas; e os dirigentes de entidades carnavalescas Cláudio Vareira – Dinho, da Império Camaquense; José Vasconcelos – Miro, da Academia de Samba; e Sílvio Reni Pitana. Do Bloco Alvorada.
No encontro, ficou definido que o Carnaval será realizado na noite do Enterro dos Ossos, 12 de março. O local do desfile foi trocado e, a partir deste ano, acontecerá na Avenida Olavo Moraes, em frente a Praça Zeca Netto. De acordo com os organizadores, a iniciativa foi tomada porque o novo local oferece um espaço maior e mais seguro para toda a comunidade.

Carnaval, por Catulo Fernandes

A inovação lançada no ano passado de promover o Carnaval fora de época como acontece em muitos municípios que não contam com praias, será mantida em 2011. Em reunião realizada na Prefeitura, na semana passada, os dirigentes das três entidades carnavalescas de Camaquã – SER Império Camaquense, Acadêmicos do Samba e Bloco Alvorada – concordaram com a proposta da Secretaria de Cultura e Turismo, que promoverá o desfile deste ano na noite de Enterro de Ossos, 12 de março. A novidade deste ano é a mudança do local do desfile, que sai da rua Presidente Vargas e vai para a nova passarela do samba, a Avenida Olavo Moraes, onde será montada uma arquibancada junto à Praça Zeca Netto.
Na avaliação do secretário Gelson Andrade Gouvêa, se o objetivo é proporcionar entretenimento para a população, nada mais oportuno do que oferecer o mínimo de comodidade. Ele também confirmou o apoio da Prefeitura às entidades carnavalescas locais e a participação de agremiações de outros municípios, entre elas a premiadíssima Escola de Samba Apito de Ouro, de Tapes. O jovem Rei Momo, Rodrigo Garcia de Freitas, 28 anos, que estreou no ano passado, continua no cargo, enquanto a data para a escolha da Rainha do Carnaval de Rua 2011 não estiver definida.

Ensaios, por Catulo Fernandes

Os ensaios das baterias das entidades carnavalescas de Camaquã devem ocorrer quase que diariamente em três pontos da cidade. O Bloco Alvorada, sob a batuta do mestre de bateria Silvio Pitana, já vem se encontrando na Praça das Nações, enquanto a Acadêmicos do Samba realiza seus ensaios próximo ao Pardalito's Bar, no Bairro Vila Nova. O dirigente José Vasconcelos (Miro) ressalta que o grupo pelo segundo ano consecutivo irá desfilar em Tapes com a Escola de Samba Apito de Ouro. Ele antecipa que está organizando um estatuto do bloco para captar recursos na iniciativa privada, e inclusive poderá passar um modelo para as outras entidades também se legalizarem. Já a SER Império Camaquense, que tem como presidente o carnavalesco Cláudio Vareira (Dinho), se reúne próximo ao Bar do Mano, no Bairro Bom Sucesso, mas ainda não iniciou seus ensaios.

Um comentário:

  1. estranho que nada em camaqua acontece na data certa,o carnaval ate passa ,mas veja que ate 7 de setembro conseguem trocar a data ...pelo amor de Deus o que e isso???

    ResponderExcluir