terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PRÉ-CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO/RJ

MAIS DE 30 MIL FOLIÕES SE DIVERTEM EM DESFILES E BLOCOS NO FINAL DE SEMANA
Ainda falta um tempo para o carnaval, mas para os foliões a animação já está nas ruas pelo que ficou comprovado durante o final de semana. Axé, marchinhas e sambas de enredo tradicionais e a versão de Ô Abra-Alas que virou a marchinha da campanha ‘Xixi Não’ lançada durante o desfile do bloco Vira-Lata, no Leblon, deram a tônica deste final de semana com muito sol e calor no Rio, com desfile de dois blocos e outros 10  que foram às ruas para afinar os instrumentos e perceber o grau de empolgação dos integrantes. Pelos cálculos da Riotur, cerca de 30 mil foliões saíram nos blocos neste final de semana.
A prefeitura do Rio, que estimava a presença de 5 mil foliões no bloco Vira-Lata, testou a eficiência de seu esquema de organização para o carnaval porque o Vira-Lata carregou 15 mil pessoas que cantavam e dançavam ao som do axé na tarde de domingo, 13 de fevereiro.
Setenta agentes da Guarda Municipal, 15 coletores da Comlurb, 8 agentes da Secretaria Especial de Ordem Pública, 16 agentes e 3 viaturas da Coordenação de Controle Urbano e dois representantes da Subprefeitura trabalharam no evento. Foram instalados na orla  50 banheiros químicos com ilhas e grades, segurança própria e equipe de limpeza.
Ainda no sábado, a Banda de Ipanema e o bloco Vem Ni Mim que sou Facinha foram opções para quem saía da praia no final da tarde ou queria se aquecer para o Carnaval. Duas mil pessoas seguiram a Banda de Ipanema, que saiu da Praça General Osório e  fez o lançamento da camiseta desenhada pelos irmãos Paulo e Chico Caruso. O Vem Ni Mim que sou Facinha , que homenageia as vedetes de teatro de revista, se concentrou  logo depois da esquina da Rua Prudente de Moraes.
No centro do Rio, o bloco Boa Carioca estreou no Carnaval de Rua no por volta do meio-dia, desfilando pela Avenida Chile ao som de marchinhas de carnaval. E transformou o local, normalmente cenário do corre-corre diário de pedestres e passagem de ônibus e carros, numa passarela cheia de bom humor e felicidade. Mestre Odylon _ganhador do Estandarte de Ouro como mestre de bateria_ comandou os  ritmistas.
Quem se atrasou para o desfile do Boa Carioca não ficou frustrado porque bem perto dali, na Rua do Lavradio, o bloco Sem Noção fez seu ensaio regado a muita cerveja para suportar o forte calor.  Antes do horário marcado para a concentração já era grande o número de integrantes do bloco e de pessoas que passavam pelo lugar, viram a movimentação e se juntaram ao grupo. O nome é uma brincadeira com as gafes que os amigos cometiam. E o enredo ‘De quatro por quatro a gente chega lá’, ironiza situações do dia a dia e as derrotas da seleção brasileira.
Na Vila Isabel e na Tijuca,respectivamente, os blocos Eu Sou Eu, Jacaré é Bicho D`água  e  Vou Treinar e Volto Já também foram às ruas ensaiar durante a tarde. Em Santa Teresa, o bloco Maracutaia tocou o  tambor no ritmo do  maracatu e do frevo pernambucanos para quem esteve na Praça Odylo Costa Filho. E a bateria do bloco do Barbas, em Botafogo, tocou à noite na Praça Mauro Duarte.
No domingo ensaiaram também os blocos Fúria de Bangu, Só Caminha, em Botafogo, e Ai, Que Cimento, em São Conrado. Na segunda e terça-feiras, foi a vez da Mocidade Unida de Magalhães Bastos preparar ritmistas e integrantes para os desfiles de 6 e 7 de março.

http://carnavaldorio.ning.com/notes/MAIS_DE_30_MIL_FOLI%C3%95ES_SE_DIVERTEM_EM_DESFILES_E_BLOCOS_NO_FINAL_DE_SEMANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário