quinta-feira, 10 de março de 2011

CARNAVAL DE ITAQUI/RS

A VERDE E BRANCO CONQUISTA SEU OITAVO TÍTULO DO CARNAVAL DE ITAQUI
A VERDE E BRANCO CONQUISTA SEU OITAVO TÍTULO DO CARNAVAL DE ITAQUI, SERÁ QUE OS DEUSES DO CARNAVAL ESTAVAM NA AVENIDA ?

A Escola fundada 08 de janeiro de 1995 e teve 48 dias de preparação para estrear na avenida e pisar no asfalto com garra e determinação, no mínimo igual aos tradicionais participantes, este foi o argumento dos membros da diretoria que trabalharam diariamente na confecção dos próprios instrumentos da bateria e na ornamentação dos carros alegóricos. Anadir Fogaça assumiu a presidência para ajudar o grupo que tinha muita vontade e pouco dinheiro e de maneira artesanal foram confeccionados os instrumentos e os carros alegóricos também foram montados e ornamentados de forma criativa.
A união dos moradores do bairro Ênio Sayago foi responsável pelo êxito das promoções que garantiram o lastro de caixa para parte das despesas. O tema “Esplendor da Vila”, foi escolhido para a estréia tendo na bateria 60 componentes sobre o comando do mestre Marcelino com vestimentas verde e branco cores predominantes da escola.
Neste carnaval a escola acaba de conquistar seu oitavo título do carnaval do grupo principal, um do grupo de acesso e quatro títulos do Festival de Músicas Para o Carnaval, sendo inclusive até então a única que ganhou no mesmo ano (2003) o Festival e o Carnaval e rua.
O Deuses do Carnaval no imaginário de nossas mentes, estavam com certeza a iluminar o desfile da verde e branco, me refiro que o primeiro titulo da Ênio Sayago (1998), foi em homenagem ao artista/carnavalesco Jorge Vomero “Pela arte, Pela vida um Artista na Avenida”, e que em vida foi a ultima escola que ele defendeu na avenida em 1999 “Esplendor de um Novo Milênio”, resumindo a única escola que homenageou Jorge Vomero no seu enredo foi a Enio Sayago e o ultimo titulo seu conquistado na avenida do samba também foi com a Enio Sayago. Cabe ainda destacar que os bumbos da verde e branco o acompanharam até o seu tumulo onde descansa em paz, mas que com certeza a sua alma continua a iluminar o carnaval de Itaqui.
Avenida Jorge Vomero tem a sua primeira escola campeã a Unidos da Vila Enio Sayago, aquela que na sua história construiu uma trajetória de vitórias e conquistas sendo algumas delas inéditas, assim como o saudoso altodidata Jorge Vomero que com seu talento conquistou respeito e admiração de um povo. Hoje o carnaval esta em festa, e os Deuses do carnaval celebram a magia e o encantamento promovido pelas escolas de samba de Itaqui no carnaval 2011, uma grande festa onde a verde e branco celebra seu octacampeonato presidida por uma dedica presidente Ana Serres que se entregou de corpo e alma a verde e branco, e que representa a altura a história e a grandeza da escola de samba Enio Sayago.
Parabéns a família verde branco pela conquista, um título que o povo aplaudiu de pé, encantando os que estiveram na passarela “Jorge Vomero”, agora é comemorar e esperar mais um espetáculo em 2012. “O leão botou as garras de fora !!!”.
Texto: Márcio Barros – Fronteira do Samba – O resgate de uma história


Um comentário:

  1. o resultado foi justo não pela ênio ser a minha escola sempre torci para a enio, mesmo o senhor prefeito não fazendo o correto que deveria de ser a abertura teria que ser feita sabado quando desfilou a primeira escola e não domingo com a imperatriz com todo o respeito é minha opinião mas pelo que deu para ver pelas nossas ruas de nossa cidade estradas do interior de itaqui sr: gil marques filho não parece ser filho desta terra linda que não merece estar do jeito que esta acorde prefeito . ismail!!!

    ResponderExcluir