sábado, 5 de março de 2011

GRES SÃO CLEMENTE (RIO DE JANEIRO/RJ)

SÃO CLEMENTE PREPARADA PARA O DESFILE DO GRUPO ESPECIAL
Escola investiu nos quesitos e está confiante para ficar entre as seis melhores do carnaval carioca.
Desde que foi consagrada campeã do Grupo de Acesso em 2010, com o enredo “Choque de Ordem na Folia”, a São Clemente não tem medido esforços para que neste Carnaval de 2011 faça um bom desfile. E para isso, a escola investiu nos principais quesitos para fazer bonito e conquistar excelentes notas dos jurados. Uma das primeiras contratações foi o carnavalesco Fábio Ricardo, jovem promessa da festa de Momo. Fábio assinou sozinho três carnavais no Acadêmicos da Rocinha, e está estreando no Grupo Especial, confiante no bom resultado da escola em termos plásticos. Como será mostrado no desfile, as alegorias e fantasias virão com mais cores e com bastante leveza e leitura fácil, marca registrada do trabalho do carnavalesco. O barracão da escola foi visitado pelos clementianos, personalidades do carnaval e políticos, como a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que elogiou o trabalho do carnavalesco:
- Foi uma surpresa muito grande para mim quando ela esteve aqui na Cidade do Samba e disse que o da São Clemente foi um dos barracões que mais ela gostou, porque estava retratando e homenageando a cultura do Brasil, já que esse ano o Rio de Janeiro estará disputando título de patrimônio da humanidade. Isso foi muito importante pra mim, estou muito feliz independente de resultado, ser elogiado por uma ministra e saber que estou acrecentando alguma coisa importante para o nosso país é gratificante.
Um dos momentos mais esperados do desfile será a ala das Baianas. Na ala que contará com 60 senhoras, batizada de Rio Babilônia, virá uma escultura representando a Pedra da Gávea, uma das criações de Deus que aguça, até hoje, o imaginário de muitos curiosos sobre o seu surgimento.
No quesito Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Jaqueline Gomes, de 26 anos, está em seu segundo ano na escola e ao seu lado o experiente Ubirajara Claudino, mais conhecido como Bira, foi chamado para ser seu par pouco depois de ser dispensado pela Imperatriz Leopoldinense. Antes de integrar a família clementiana, Jaqueline desfilou pelo Império Serrano, e em 2009 foi ganhadora de um Estandarte de Ouro de Revelação do Carnaval. Já Bira passou por diversas escolas e ganhou o Prêmio Sambanet no ano de 1999 como melhor mestre-sala do Grupo A pelo Império da Tijuca. No desfile, o casal virá representando “O Sopro da Criação Divina”. Desde que Bira foi contratado, o casal vem ensaiando todos os dias, passam por uma preparação especial com um coreógrafo e a alimentação é balanceada.
Na Comissão de Frente, é o quarto ano que o coreógrafo Caio Nunes está cuidando dos componentes responsáveis por apresentar a São Clemente ao público e jurados. Contando com 15 bailarinos, Caio é formado em Ballet Clássico e tem 27 anos de carreira,  intercalando com escolas de samba e trabalhos na televisão. Neste ano, o “Conselho Deliberativo da Criação Divina”, nome dado a comissão, virá representando no desfile um conselho para determinar se o Rio está apto a ser criado e, segundo o coreógrafo, virá em um estilo diferente de dança, com elementos cenográficos e personagens representando uma figura importante do carioca.
- Sempre fui fã da São Clemente. Sou totalmente clementiano, tenho um enorme carinho pela escola, tudo aqui é muito bacana. Estamos fazendo um trabalho muito legal, é uma coreografia de ataque, forte, não-convencional e com muitas surpresas.  Tecnicamente, nossa coreografia tem uma linguagem moderna e narrativa. Temos trabalhado muito para ganhar resistência física, aliado com a nossa alimentação e tento também passar aos meus bailarinos a maior gama de informação para todos se cuidarem e também termos uma maior resistência, para estamos 100% na Sapucaí.
Os 250 ritmistas da Fiel Clementiana virão representando os Generais da Guanabara, e manterá a tradição de ser única a não usar apito para conduzir os ritmistas, sendo feito somente por gestos. Os ritmistas comandados pelos Mestres Gilberto Almeida e Caliquinho usarão três paradinhas, casando o samba com o ritmo e melodia. Eles virão representando os protetores do seres aterrados dos escombros e do Aterro do Flamengo, liderado pela rainha de bateria, Bruna Almeida, que virá com a fantasia intitulada “A Guanabara”.
Todos os quesitos da escola estarão sob os olhos e ouvidos da equipe de harmonia e evolução, liderados por Marco Antônio Santos, o Marquinho Harmonia. Marquinho é o diretor geral de harmonia e está na escola há 40 anos, e juntamente com seu elenco de diretores e o comando da escola, estará atento para que os 3.300 componentes façam um desfile inesquecível:
- Os quesitos da escola estão muito fortes. Eu acredito na São Clemente. Agora a nossa responsabilidade dobrou e não nos acomodamos. Nosso projeto aumentou para ficarmos entre as seis mais bem colocadas e não medimos esforços para que isso aconteça. Nosso comprometimento é com a alegria e com o público.
A São Clemente abrirá os desfiles do Grupo Especial com o enredo “O seu, o meu, o nosso Rio, abençoado por Deus e bonito por natureza”, do carnavalesco Fábio Ricardo, às 21 horas. A concentração da escola será a partir das 18 horas no lado Balança mais não cai. A Linha 2 do metrô vai funcionar da Pavuna à Ipanema e recomenda que os desfilantes das agremiações que se concentram perto do prédio Balança Mas não Cai, desçam na Estação Central.

http://carnavaldorio.ning.com/notes/S%C3%83O_CLEMENTE_PREPARADA_PARA_O_DESFILE_DO_GRUPO_ESPECIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário