terça-feira, 14 de junho de 2011

SINOPSE ENREDO 2012 GRCES FOLHA VERDE (SÃO PAULO/SP)

PRESIDENTE: Luiz Carlos Pierrott
CARNAVALESCO: Alex Santos
Enredo
A Padroeira
O Rio Sagrado
Água sagrada sublime presente do criador. A história de Nossa Senhora tem início em um abençoado rio consagrado pela benção de Deus. La no céu o criador nos abençoou com a chegada de nossa estrela guia a Padroeira da Fé.
A sua história tem inicio em meados de 1717, quando chega à notícia de que o Conde de Assomar – Dom Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pelo povoado a caminho de Vila Rica (atual Cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais. Dom Pedro passaria com sua corte pelo povoado e os moradores tinham que servi um belo banquete para eles.
Com o desejo de servi o melhor banquete, foi escolhido os melhores pescadores para pescar, os pescadores falaram que havia um tempo que eles não pescavam nada naquele rio. Mais Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, foram tentar pescar, lançaram as redes no Rio Paraíba do Sul varias vezes, depois de muitas tentativas em vão descendo o curso do rio chegaram ao Porto de Itaguaçu, já sem esperança, João Alves lançou a rede nas águas mais uma vez, sentiu alguma coisa e puxaram a rede, quando, espantados acharam um corpo de uma imagem um corpo sem cabeça enrolou a em um lenço e continuaram, depois de um tempo jogaram a rede novamente e sentiram outra
coisa na rede, puxaram e acharam a cabeça da imagem, pegaram o corpo e a cabeça e viram que ela se encaixava no corpo, logo após uma forte luz se formou em volta deles e o rio começou a fazer alguns barulhos diferentes, jogaram a rede novamente e lá tinha acontecido um grande milagre, eram milhares de peixes mostrando que estavam ali presente no rio sagrado, que chegavam a saltar diante dos olhos humildes de três pescadores. Eles chamaram a Santa de Nossa Senhora da Aparecida por fazer o Milagre dos Peixes, o primeiro de seus milagres.
A Fé
Durante alguns anos foram acontecendo vários milagres pela fé de muitas pessoas a Santa, ganhou uma Capela aonde movia a reza espiritual de todos e alguns milagres.
Milagre das Velas
Estando a noite serena, repentinamente as duas velas que iluminavam a Santa se apagaram. Houve espanto entre os devotos, e Silvana da Rocha, querendo acendê-las novamente, nem tentou, pois elas acenderam por si mesmas. Este foi o primeiro milagre conhecido de Nossa Senhora, ocorrido mais provavelmente em 1733.
Caem as Correntes
Em meados de 1850, um escravo chamado Zacarias, preso por grossas correntes, ao passar pela igreja onde se encontrava a imagem de Nossa Senhora Aparecida, pede ao feitor permissão para rezar. Recebendo autorização, o escravo se ajoelha diante de Nossa Senhora Aparecida e reza fervorosamente. Durante a oração, as correntes, milagrosamente, se quebram de seus pulsos deixando Zacarias livre.
Cavaleiro e a Marca da Ferradura
Um Cavaleiro de Cuiabá, passando por Aparecida, ao se dirigir para Minas Gerais, viu a fé dos romeiros e começou a zombar, dizendo que aquela fé era uma bobagem. Quis provar o que dizia, entrando com o cavalo na igreja. Logo na escadaria, a pata de seu cavalo se prendeu na pedra da escada da igreja (Basílica Velha), vindo a derrubar o cavaleiro de seu cavalo, após o fato, a marca da ferradura ficou cravada na pedra. O cavaleiro arrependido pediu perdão e se tornou devoto.
A Menina Cega
Mãe e Filha caminhavam as margens do Rio Paraíba do Sul (onde aconteceu a descoberta de Nossa Senhora Aparecida), quando surpreendentemente a filha cega de
nascença comenta surpresa com a mãe, ¨ Mãe como é linda esta igreja ¨, ( Basílica Velha ) . Daquele momento em diante, a menina começa a enxergar.
Coroa de Ouro e Manto Azul
Os milagres da Santa foram tão grandes que os mais poderosos pediam ajuda a Nossa Senhora Aparecida. A Princesa Isabel, visitou pela segunda vez a capela da santa e ofertou-a, em pagamento de uma promessa feita em sua primeira visita, em 08 de dezembro de 1868, para conseguir a libertação dos escravos, ofertou uma Coroa de Ouro cravejada de Diamantes e Rubis e um Manto Azul ricamente bordado.
A Padroeira do Brasil ganhou o Mundo
Construíram a Capela do Morro dos Coqueiros, aberta a visitação pública, inaugurada em 26 de junho de 1745. Porém, o número de devotos aumentava, e exigia uma igreja maior, cuja construção iniciou-se em 1834 e foi concluída em 1888, sendo elevada a Basílica Menor, em 29 de abril de 1908.
O Distrito de Aparecida foi criado em março de 1842, recebendo foros de Vila. Vinte anos depois, em 17 de dezembro de 1928, a Vila que se formou ao redor da Capela da sua sede a categoria. Em 1929, Nossa Senhora foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial, por determinação do Papa Pio XI.
O crescente aumento do número de romeiros e de devotos a Nossa Senhora da Conceição Aparecida fez com que surgisse a necessidade de construir-se um templo maior. Por iniciativas teve início em 11 de novembro de 1955, a construção do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior Santuário Mariano do Mundo.
A planta elaborada pelo arquiteto Benedito Calixto de Jesus, reúne um conjunto arquitetônico em forma de cruz de Santo André. Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo II, recebendo o título de Basílica Menor. Foi declarada Oficialmente, em 1984, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – Basílica de Aparecida Santuário Nacional.
Nossa Senhora conquistou o Brasil logo tendo uma legião de devotos a segui – lá.
Hoje Nossa Senhora tem um templo de Fé, que encanta o mundo move Brasileiros de todo território Nacional, conhecido como Aparecida do Norte.
Cidade de Aparecida
Em 17 de dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Município, vindo a se chamar Aparecida, em homenagem a Nossa Senhora, que fora responsável pela criação da cidade.
O Município de Aparecida recebe hoje milhões de devotos de todo o Brasil e do mundo, e com isso a cidade recebe um grande numero de turistas. Isso incentiva o desenvolvimento econômico, social e cultural, lá encontramos feiras populares e artesanais, o Porto de Itaguaçú, Aquário, Memorial Redentorista, Seminário Bom Jesus, Teleférico, Passarela da Fé, Basílica Velha e vários outros lugares para se visitar.
A Fé de um povo sofredor – Nordestinos
Terras secas no caminho da vida de um povo sofredor, hoje a maior parte de seguidores de Nossa Senhora Aparecida, se encontram no Nordeste do Brasil aonde nasce à dificuldade, prevalece à desigualdade e predomina a esperança de uma terra melhor. Um lugar não muito fácil de viver, uma terra distante esquecida por todos, menos pela Padroeira do Brasil.
O povo do nordeste vê milagres acontecerem e a Fé se mover perante os olhos de todos. A seca no Nordeste tem uma imensa proporção da ação do homem na Natureza, castigando o nordeste com terras secas. Mas a Fé do povo esta além das dificuldades da terra seca, para eles sempre haverá uma saída perante o amor pela Nossa Senhora Aparecida, milagres vão acontecer é só você crer. A profecia hoje esta presente em nossas vidas.
E hoje o Folha Verde traz para a passarela do samba uma história de Superação, Fé e Religião algo Sobrenatural, e que a divina luz nos guarde e nos ilumine.
http://www.carnasampa.com/?p=456
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário