quarta-feira, 22 de junho de 2011

GRES UNIDOS DA TIJUCA (RIO DE JANEIRO/RJ)

“Tô com a corda toda”, diz Paulo Barros sobre enredo do Rei do Baião

Assim que foi informado, na tarde desta terça-feira, 21, pelo presidente Fernando Horta que o tema do desfile da Unidos da Tijuca para o próximo Carnaval seria sobre Luiz Gonzaga, a cabeça de Paulo Barros não parou mais. O turbilhão de ideias foi responsável pela noite mal dormida, conforme revela o artista ao TUDO DE SAMBA.
- Praticamente não dormi por conta da excitação em relação ao tema. Não parei de pensar. Já me surgiram algumas ideias, inclusive uma para a comissão de frente – admitiu Barros, que, desde sua estreia como carnavalesco, em 1994, na Vizinha Faladeira, no Grupo de Acesso, nunca desenvolveu um enredo patrocinado.
- Foi por falta de oportunidade mesmo, porque nunca tive nada contra patrocínio, desde que não tivesse que lidar com qualquer tipo de exigência do patrocinador. E isso não vai acontecer, porque terei total liberdade de criação.
O carnavalesco responsável pelo único campeonato da Unidos da Tijuca desde a criação do Sambódromo (2010) e por três vices na escola do Borel (2004, 2005 e 2011) só criou um desfile em homenagem a uma personalidade em 2003, na Paraíso do Tuiuti, no Acesso, quando levou à Avenida a história do pintor Cândido Portinari, fato que, segundo ele, contribui ainda mais para a execução de seu novo trabalho:
- É um tema riquíssimo e, apesar de ser fora do contexto dos enredos que tenho apresentado, não vai impedir que eu continue inovando em relação a alegorias e fantasias. Posso garantir que tô com a corda toda!
Em sua página no Facebook, Paulo Barros postou uma mensagem que faz referência ao enredo sobre o Rei do Baião: “EXTRA!! EXTRA!! Os Beatles gravam “Asa Branca”. Direto do túnel do tempo…”
Na última segunda-feira, 20, o presidente Fernando Horta se reuniu, em Recife, com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. No encontro, foi acertado apoio financeiro para o desfile, mas os valores não foram revelados.
Luiz Gonzaga nasceu na cidade de Exu, interior de Pernambuco, morreu em 1989, e completaria 100 anos em 2012. Entre suas composições de maior sucesso está “Asa Branca”, composta em parceria com Humberto Teixeira, em 1947.

Nenhum comentário:

Postar um comentário