quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

AFOXÉ IYA OMINIBÚ (SÃO PAULO/SP)

Luto no Carnaval: Morre Regina Célis, presidente do Afoxé Iya Ominibú

Foto - DivulgaçãoO mundo do samba está de luto. Faleceu na manhã desta quarta-feira, 28 de dezembro, Regina Célis Pinheiro França, presidente do Afoxé Iya Ominibú.
Segundo informação de familiares, a sambista faleceu em sua casa após ser vítima de um enfarte fulminante.
Ocupando o cargo de presidente vitalícia e hereditária, Regina participou de todos os momentos da trajetória da entidade.
Desde 1993, ano de fundação do grupo, ela esteve presente em praticamente todas as ações, eventos e atividades.
O velório acontecerá amanhã, quinta-feira, dia 29, a partir das 8h no Cemitério Santíssimo Sacramento (Avenida Dr. Arnaldo, 1200 - esquina com a rua Cardoso de Almeida) e o sepultamento acontecerá às 14h.
O Afoxé Iyá Ominibú é uma entidade cultural carnavalesca voltada totalmente à preservação cultura afro-descendente e por assim dizer do próprio Carnaval, pois ele é sua verdadeira raiz.
Filiado a Liga, propósito da entidade é preservar a cultura afro no Brasil.
O Afoxé Iyá Ominibú abre os desfiles carnavalescos oficiais de São Paulo desde 1994.
Breve mais informações sobre o velório e sepultamento.

Saiba mais sobre o Afoxé Iya Ominibú
O Afoxé Iyá Ominibú é o afoxé de maior alcance nacional na atualidade e conta com integrantes de todas as partes do país em seu desfile de abertura na sexta-feira de Carnaval no Anhembi.
Devido a diversos fatores impeditivos o número de componentes que desfila fica limitado entre dois e três mil componentes.
As indumentárias vestidas por todos esses componentes possuem um custo elevado para manufatura, já que a cultura afro é rica nos detalhes.
Existe dentro do desfile a diferenciação hierárquica entre os componentes para demonstrar como é a sociedade africana da antiguidade aos dias de hoje, tal diferenciação leva o Afoxé Iyá Ominibú a buscar a maior diferenciação e riqueza das vestimentas africanas distinguindo assim as classes sociais e espirituais a fim de levar aos espectadores uma fidelização extrema da cultura afro-descendente.
Os detalhes são de suma importância já que são nos detalhes que residem as nuances de uma cultura ancestral tão influente nos modos e costumes hoje já mixados à cultura brasileira no seu cotidiano e junto aos festejos carnavalescos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário