quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

BLOCO SAIAS NA FOLIA (NITERÓI/RJ)

Saias na Folia pede desfiliação da Uesbcn

Rita e Meryanne, presidente e vice do Saias na Folia
Conforme adiantado pela Cadência da Bateria na postagem “Saias na Folia abre inscrições para Rei da Bateria”, publicada no último domingo, o GRBCC Saias na Folia não desfilará na Rua da Conceição neste carnaval. A presidente da agremiação, Rita Diirr, entregou à União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói na plenária da última terça-feira, 17 de janeiro, ofício comunicando seu desligamento.
Segundo nota enviada à imprensa, o bloco decidiu se desligar por entender que houve retaliação por parte da Uesbcn, em virtude do discurso da presidente Rita Diirr durante Audiência Pública, realizada na Câmara dos Vereadores no ano passado. Na ocasião, Rita falou sobre “a luta dos sambistas tentando dialogar com a Uesbcn e serem impedidos de defenderem suas propostas”. Conforme a nota, a alteração do desfile do bloco de terça-feira para sábado foi retaliação da Uesbcn. “A presidente fez algumas ponderações informando da dificuldade de desfilar neste dia, como em 2011 (quando a diretoria da UESBCN convidou o “Saias na Folia” para abrir o carnaval de terça-feira) tentando negociar, com a justificativa que suas ritmistas, compõem as baterias das duas escolas de samba de Niterói, que desfilam na Sapucaí no mesmo dia”. 
Com a negativa, a diretoria do bloco optou pelo desligamento. “A UESBCN exige tanto das agremiações e deixa a desejar na condução do carnaval. Nas reuniões mensais ninguém pode fazer propostas para melhorar. A iluminação e som falham durante o desfile e até a má divulgação do carnaval onde só são distribuídos cd e livreto com os sambas uma semana após terminar o carnaval, isso só prejudica todas as agremiações e os sambistas que ainda acreditam no carnaval da cidade”, desabafou a vice presidente do Saias, Meryanne Cardoso. 
Ainda segundo a nota “a diretoria do Bloco Saias na Folia informa a população niteroiense, como mulheres que têm a responsabilidade de levar a bandeira em defesa das mulheres do samba, no município e fora dele; pelo direito a  liberdade de expressão garantida pelo texto constitucional brasileiro em seu artigo quinto; não poderia mais compactuar com todo esse desrespeito, autoritarismo e machismo dos integrantes da UESBCN com os sambistas, em especial com as mulheres do samba de Niterói que com pioneirismo criaram o 1º Bloco carnavalesco de mulheres, oficial, que abrilhatam com charme o carnaval, pediram a desfiliação do Bloco à UESBCN”. 
Apesar da desfiliação, o Saias desfila em 2012 pela ruas do Centro de Niterói. “É lamentável, mas é esta a realidade que vive o carnaval de Niterói! Porém, seguimos independentes, justamente por nos mantemos firmes na luta, realizando e contagiando a população niteroiense com muita beleza, alegria e paz que são marcas nossas, dos eventos do  bloco considerado mais charmoso de Niterói: o Bloco Saias na folia”, diz Rita Diirr.
O Saias ensaia todas as sextas no Bar Bloco “C”, rua Visconde de Sepetiba, 215, no Centro de Niterói, a partir das 18h, e desfila na quarta-feira que antecede o carnaval, 15, no Cantro de Niterói.
http://nacadencia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário