quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

CARNAVAL CARIOCA

Conheça os julgadores do Carnaval 2012

Foto: DivulgaçãoEstá chegando a hora. A um mês do maior espetáculo da Terra, a Liga Independente das Escolas de Samba divulgou na noite desta quarta-feira, 18 de janeiro, a listagem dos julgadores das escolas de samba do Grupo Especial que irão atuar no Carnaval 2012. O presidente da Liesa, Jorge Castanheira, foi quem concedeu os nomes a imprensa.
Antes do anúncio, houve o encontro dos presidentes e diretores das escolas de samba e os jurados na sede principal da instituição. Com portas fechadas, sem o acesso da imprensa, eles ouviram por quatro horas e 15 minutos a explanação de Castanheira sobre o dever e o direito de cada jurado. Segundo o presidente da Liesa, a medida funciona para deixar os julgadores mais à vontade, com direito a todo tipo de perguntas.
Neste mini-curso, estavam apenas presentes os julgadores dos quesitos enredo, conjunto, comissão de frente e alegorias e adereços. Nas duas próximas quartas-feira, 25 de janeiro e 01 de fevereiro, passarão por este processo os avaliadores de samba-eneredo, harmonia e evolução e bateria, fantasias e mestre-sala e porta-bandeira, respectivamente.
Em 2012, foram cortados dez julgadores dos 50 que participaram no ano anterior. Dos 40 escolhidos, o conhecimento e experiência na folia foram fundamentais para serem aprovados para a atividade. Com a queda do número de quesitos, cada um irá ganhar um pró-labore de R$3 mil.
Castanheira afirmou também que se o jurado quiser dar um décimo suplementar como bonificação para a bateria (supondo que seja este seu quesito), ele não precisa justificar no livro Abre-alas.
Da listagem completa, apenas três são desconhecidos do público: Bruno Rodrigues, Jésus Figueiredo e Clivia Cohen. Os dois primeiros são maestros, um da Orquestra Tupi e outro da Orquestra do Theatro Municipal do Rio. E a última, é figurinista e cenógrafa que faz trabalhos para a TV Globo. Bruno julga samba-enredo, Jésus, harmonia, e Clivia, fantasias.
Confira a listagem completa abaixo:
Enredo
Flávio Freire Xavier
Johnny Soares
Mariza Maline
Pérsio Gomyde Brasil
Conjunto
Edileuza Batista de Aleluia
João Vlamir
Sulamita Trzcina
Wilson Martinez
Alegorias e Adereços
Bruno Chateaubriand
Emil Ferreira
Helenise Guimarães
Walber Ângelo de Freitas
Comissão de Frente
Fabiana Valor
Marcus Nery M. Vabo
Paulo César Morato
Rafael David
Samba-Enredo
Alice Serrano
Maestro Bruno Rodrigues
Maria Amélia Martins
Marta Macedo
Harmonia
Célia Souto
Maestro Jésus Figueiredo
Nilton Rodrigues
Sidnei Martins Dantas
Evolução
Carlos Pousa
Luiz Eduardo Resende
Salete Lisboa
Sonia Gallo
Bateria
Cláudio Luiz Matheus
Leandro Osíris
Maestro Sérgio Naidin
Xande Figueiredo
Fantasias
Clivia Cohen
Marcelo Marques
Paulo Paradela
Sueli Stambovsky
MS & PB
Aurea Hãrmmerli
Beatriz Badejo
Ilclemar Nunes
Tito Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário