quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

CARNAVAL CARIOCA

RIOTUR ANUNCIA HOJE NO DIÁRIO OFICIAL LISTA DOS BLOCOS AUTORIZADOS A DESFILAR NO CARNAVAL DE RUA EM 2012

A Riotur anuncia hoje, através do Diário Oficial, a lista dos blocos autorizados a desfilar no Carnaval de Rua em 2012. Dos 476 blocos inscritos, 425 receberão autorização para desfilar. A Riotur em conjunto com as Subprefeituras, Guarda Municipal, CET RIO e Comlurb, avaliou caso a caso todas as solicitações de desfile a partir das informações prestadas pelos próprios blocos e observando os carnavais anteriores, levando em consideração o número estimado de componentes e capacidade de cada bairro. A região que mais recebeu solicitações de desfile foi a Zona Sul, com 162 solicitações, das quais 17 foram negadas.
“A Riotur já havia anunciado que não seriam permitidos desfiles de blocos novos na Zona Sul, e isto já se refletiu no número de solicitações, que já foram inferiores a do ano de 2011. Mesmo assim, tivemos que cortar e remanejar alguns blocos, devido a grande concentração nesta área da cidade”, explica o Secretario Especial de Turismo e Presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello.
O bairro que mais sofreu adequações foi o Leblon, que de 20 desfiles em 2011, passa a ter 13 desfiles este ano. Em algumas regiões, também houve uma diminuição do número de desfiles, obedecendo ao critério de antiguidade, percurso escolhido e logística, além da própria adequação do transporte dos bairros, já que alguns chegaram a ter quatro dias de desfile no último Carnaval.
“Os próprios blocos entenderam que não poderiam ter três ou quatro desfiles no mesmo bairro, a não ser no caso de blocos ou bandas com muitos anos de tradição, como é o caso da Banda de Ipanema e do Simpatia Quase Amor, que historicamente desfilam 3 e 2 vezes, respectivamente. Houve uma conversa prévia com cada bloco e, avaliando a questão geográfica, procuramos remanejar alguns que já haviam excedido a capacidade dos bairros. Temos a certeza de que vamos ter um Carnaval muito melhor, com mais infra-estrutura e atendendo aos moradores e foliões”, destaca Antonio Pedro.
Dos 476 blocos inscritos, 51 tiveram seu desfile negado. Abaixo um quadro das solicitações e autorizações para cada região da cidade.
No Carnaval de 2012 a Prefeitura do Rio estará disponibilizando 15 mil posições de banheiros, 80 UTIs móveis, 1.000 orientadores de trânsito, além de produzirmos 500 mil panfletos informativos. No site www.rioguiaoficial.com.br serão divulgadas todas as informações a respeito do Carnaval de Rua, para que o morador também possa se programar sabendo com antecedência em qual dia e a que horas vai haver desfile no seu bairro, sem ser pego de surpresa.
“Nossa preocupação foi analisar cada pedido de desfile, olhando a cidade como um todo, dando atenção ao Carnaval, que é a principal festa de nosso calendário, mas também e principalmente aos moradores. Fizemos uma avaliação criteriosa para que o Carnaval de Rua do Rio de Janeiro não perca suas raízes e seu brilho, e para que o folião possa se divertir, evitando conflitos de percursos e dando tranqüilidade aos moradores, explica o secretário.
Antonio Pedro diz ainda que será realizada uma megaoperação coordenada pelo Centro de Operações da Prefeitura, com a participação de todos os órgãos envolvidos no planejamento do Carnaval 2012. Ainda de acordo com o secretário, as campanhas para não fazer xixi na rua continuarão neste Carnaval, inclusive com a ação da Guarda Municipal coibindo os que insistem na falta de educação.

Assessoria de Comunicação Social
http://ritmocarioca.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário