terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CARNAVAL CARIOCA

Análise dos sambas do Grupo A

A safra do Grupo A para 2012 é mediana para boa. Tem obras muito boas, do tipo que ficam marcadas nas safras de suas escolas, e outras mais fracas. No geral, o CD é muito bom e a produção dá mais vida e incrementa alguns sambas.
A vice-campeã de 2011, Viradouro, abre o CD com o melhor samba do ano no grupo. Fruto de uma fusão entre os dois melhores sambas das eliminatórias, possui os melhores trechos de cada obra, resultando numa composição excelente. O refrão principal lembra um pouco os sambas da escola no início da década passada, contando até com a palavra "amor", que era bem recorrente. Sambaço da vermelha e branca de Niterói para homenagear Nelson Rodrigues.
O samba da Estácio é, tecnicamente, bem fraco. Mas a sensacional interpretação de Leandro Santos consegue valorizar imensamente a obra. Um samba despretensioso e bem agradável de ouvir, com destaque para o refrão do meio. Mas a letra é fraca e a associação de Luma de Oliveira às festas brasileiras não convence.
O samba da Cubango sobre o Barão de Mauá soa um tanto "aleatório". Não se destaca na safra mas não é ruim. Talvez pela limitada interpretação de Hugo Júnior, Marcelo Guimarães e Sereno, desconhecidos e sem muita versatilidade. Outro fator que contribui para a falta de imponência do samba é o fato dele ter sido quase todo modificado desde o fim das eliminatórias. O samba vencedor, que inclusive era apontado pelo Carnaval de Avenida como favorito, era bem diferente e muito melhor que o "novo" samba. A letra foi praticamente toda alterada e perdeu força, tornando-se bastante burocrática. Destaque positivo para o refrão do meio, melhor momento do samba.
O samba da Santa Cruz divide opiniões. Alguns o acham irreverente e animado. Outros, como eu, acham mal feito e tosco. É o pior da safra, com uma letra pobre que não desenvolve bem o já mal desenvolvido enredo sobre o radialista Antônio Carlos. A refrão do meio é "trash" e a melodia não traz nenhuma novidade. É bem verdade que é o tipo de samba que gruda no ouvido. Mas está mais pra samba de bloco.
Considerado por muitos como histórico, o samba do Império Serrano em homenagem à Dona Ivone Lara é, sim, muito bom. Mas não acho que seja uma maravilha. Se não fosse pelo extraordinário "laiá laiá" do refrão principal, já perderia muito de seu brilho. A letra é bem simples, sem passagens muito inspiradas. A melodia é agradável mas também não empolga tanto. A força da homenageada e os "laiá laiás" são os responsáveis pela grande exaltação ao samba. Que é muito bom mas não é uma obra-prima.
Império da Tijuca tem um samba de estrutura diferenciada. A segunda parte tem apenas quatro versos, sendo a primeira bem maior. A melodia é muito bonita e a letra não descreve o enredo sobre lugares utópicos, mas fala sobre ele, como uma exaltação. Tanto que nenhuma vez é citado o nome de alguma das terras imaginárias que a sinopse apresenta. Pixulé fez o samba crescer muito, sendo um dos melhores da safra.
A criticada Inocentes de Belford Roxo levará para a Sapucaí um dos melhores sambas de sua história. O enredo sobra a cidade de Corumbá resultou em um samba muito bonito, tanto em letra quanto em melodia. Na versão dos compositores era melhor ainda, sua melodia era mais pesada. No CD, levantaram muito seus tons, provavelmente para favorecer o bom intérprete Thiago Britto e não correr risco de arrastamento. Mas mesmo assim é uma excelente obra.
Rocinha desfilará com um samba bem leve, o que é benéfico para sua posição de desfile, segunda da noite. O enredo sobre as praças é criativo e a letra do samba é de fácil assimilação. Não tem muitos atrativos mas é agradável de ouvir. Não se destaca na safra e terá apenas função de servir como trilha para o desfile.
Voltando ao grupo, a Paraíso do Tuiuti homenagerá Clara Nunes com um bom samba, de melodia melhor que a letra. Os dois refrões são os trechos mais marcantes. Nas demais partes, a letra é bem simples e previsível, sem desenvolver muito o enredo. A interpretação de Daniel Silva valoriza bastante a composição. É mais pesada do que o indicado para a primeira escola a desfilar, tendendo a cansar depois de algum tempo de desfile.
De acordo com o Carnaval de Avenida, este é o ranking dos sambas do Grupo A:
1- Viradouro
2- Inocentes de Belford Roxo
3- Império Serrano
4- Império da Tijuca
5- Estácio de Sá
6- Paraíso do Tuiuti
7- Cubango
8- Rocinha
9- Santa Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário