sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CARNAVAL DE OLINDA/PE

Prefeitura de Olinda anuncia programação do carnaval 2012


Foto: Celso Calheiros /Terra

CELSO CALHEIROS - PORTAL TERRA

Direto de Olinda

A prefeitura de Olinda anunciou a programação oficial do Carnaval, na manhã desta quarta-feira (25), no Palácio dos Governadores - um dos focos da principal festa local. Ao todo, serão 800 blocos, 500 orquestras, 260 delas itinerantes. "É um dos melhores carnavais de rua do Brasil, com a valorização do passado e do presente", disse o prefeito Renildo Calheiros (PCdoB).


Entre os homenageados estão as mais tradicionais agremiações carnavalescas da cidade, com destaque para o Clube das Vassourinhas, que completa seu centenário este ano. Além disso, o clube Elefante de Olinda, com 60 anos, a troça Ceroula, com 50, e o boneco gigante Homem da Meia-Noite, com 80, também serão lembrados.
A abertura do Carnaval de Olinda acontecerá na quinta-feira, dia 16 de fevereiro, com espetáculo de Alceu Valença. Em seguida, a orquestra Rockfônica, liderada pelo maestro Ademir apresentará clássicos do rock adaptados para o frevo. Já a banda Eddie fará o encerramento das apresentações.
A partir da quinta-feira, dia 16, e até o sábado posterior ao Carnaval, a festa acontecerá diariamente. Na terça-feira, por exemplo, haverá um grande encontro entre o centenário Clube Vassourinhas, de Olinda, com o Vassourinhas, do Recife.
Algumas tradições também serão retomadas, como o desfile da Troça Cariri - troça original da qual uma dissidência formou o Homem da Meia-Noite, que também volta a desfilar utilizando carros alegóricos, anunciou a secretária de Cultura e Patrimônio, Márcia Souto.
A prefeitura da cidade ampliou o número de núcleo, com o anúncio de quinze polos com atrações específicas em diferentes pontos. No entanto, é no sítio histórico, nas velhas ladeiras com calçamento em pedras ou paralelepípedos, que se concentram as principais atrações: os blocos irreverentes, os grupos de afoxé e maracatu, os desfiles dos bonecos gigantes e a passagem das orquestras de frevo a estimular os foliões a subirem ladeiras íngremes dançando.
Já no domingo que antecede o Carnaval (12 de fevereiro), os principais monumentos da cidade serão protegidos por tapumes. A vigilância do patrimônio histórico já começou com instalação de câmeras de segurança e, a cada fim de semana, a depender do local, dezenas de banheiros químicos serão colocados em locais estratégicos.
O homenageado Germano Coelho, aos 85 anos, prestigiou a entrevista coletiva e lembrou da festa em 1977, seu primeiro carnaval como prefeito. "Estávamos com três meses de salários atrasados, a prefeitura não tinha orçamento e reuni todas as agremiações para avisar que não haveria liberação de um centavo, por ausência de fundo. Fizemos um grande Carnaval, porque a festa ganhou as ruas, foi feito pelo povo e com a alegria deles", contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário