sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CARNAVAL DE PIRACICABA/SP

Programação do Carnaval 2012 de Piracicaba é anunciada com verba 23% maior


EP PIRACICABA

Com um investimento 23,07% superior ao do ano anterior, a programação oficial do Carnaval 2012 de Piracicaba, no interior de São Paulo, foi anunciada na manhã desta quarta-feira (25). O secretário municipal de Turismo, Omir Lourenço, prometeu que, com a contratação de um carro de som extra, os atrasos, que prejudicaram a festa nos últimos anos, não vão ocorrer desta vez. 

Na década de 60, Piracicaba promovia um dos carnavais mais importantes do estado de São Paulo. Nos últimos tempos, entretanto, a festa entrou em decadência e, em 2012, contará com três blocos carnavalescos e desfile de seis escolas de samba. Em 2011, os gastos com o Carnaval foram de R$ 260 mil e, neste ano, saltaram para R$ 320 mil.
A programação tem início já no próximo final de semana com um baile gratuito para escolha da realeza do Carnaval. Concorrem ao título de rainha 15 candidatas e, para o posto de Rei Momo, sete concorrentes. A cerimônia será no Teatro São José e haverá apresentação do grupo musical Oitava Cor.
Foram confirmados cinco dias de festa. Nos dois primeiros dias (sexta e sábado) haverá apresentações musicais no Largo dos Pescadores. O domingo será dedicado aos desfiles dos blocos, realeza e escolas de samba na Avenida Armando de Salles Oliveira, onde será instalada uma arquibancada com mil lugares. Para se acomodar na estrutura, o folião deverá levar um quilo de alimento.
Na segunda-feira, mais show no Largo dos Pescadores e, na terça, será realizada apuração do desfile, na Estação Cultura, e apresentação do Bloco da Ema à tarde, no Casarão do Turismo, e, à noite, carnaval de marchinhas.
“Só com simpatia”, diz secretário sobre chuva
Em 2011, a chuva atrapalhou o carnaval, já que o alagamento da avenida e um problema com o carro de som fizeram com que as escolas desfilassem com atraso de pelo menos duas horas, causando queixas entre a população. Questionado sobre as precauções contra a chuva, o secretário afirmou contar com a sorte.
“Não dá pra assinar contrato com São Pedro. O que fazemos é dar a garantia de que de qualquer forma, mesmo que atrase, o carnaval vai ocorrer”, disse.
Sambas enredoDurante o anúncio da programação oficial, também foi divulgado o CD com os sambas-enredos que entrarão na avenida. A secretaria contratou o produtor artístico Carlos ABC, que tem prestado serviço de assessoria aos blocos e escolas. Para o especialista, o grande problema do carnaval de Piracicaba são os atrasos e ele confia que em 2012 isso não ocorrerá.
Carlos tem visitado todas as escolas, que ensaiam durante a semana inteira nos locais improvisados em cada comunidade, já que os sambistas não têm quadra ou barracão próprios. Os ensaios são abertos à população.
Com acesso, bloco do XV espera dobrar número de integrantes
Os quinzistas passarão na avenida o primeiro carnaval dos últimos 16 anos como time da elite do futebol paulista. O presidente da torcida organizada Esquadrão, Felipe Jorge Dario, o Gema, acredita que, com o acesso, o bloco, que em 2011 desfilou com 150 foliões, chegue à marca dos 300 integrantes na avenida.
Para fazer bonito no desfile, a torcida está promovendo oficinas gratuitas de percussão para os jovens, de terça a sexta-feira, das 19h30 às 22h, no Clube Palmeirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário