sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CARNAVAL DE PORANGABA/SP

Escola de Samba se prepara para o carnaval de Porangaba (SP)

Porangaba é uma cidade típica do interior de estado de São Paulo: pequena e tranquila. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticade), pelo Censo 2010, o município tem aproximadamente 8.333 moradores.

Mas é na época do Carnaval que acontece um verdadeiro alvoroço na cidade. As ruas são tomadas por uma verdadeira multidão. O número de pessoas em circulação aumenta em até quatro vezes. A prefeitura estima que passam pela cidade nas noites de carnaval aproximadamente 40 mil pessoas. O motivo: os tradicionais desfiles das escolas de samba de Porangaba.

No entanto, para 2012, de acordo com a prefeitura, haverá mudanças no carnaval de rua. Das três escolas existentes, apenas uma entrará no sambódromo. De acordo com João Carlos de Oliveira, assessor de gabinete da Prefeitura, as duas tradicionais escolas de Porangaba, a ‘Unidos da Vila’ e a ‘Mocidade Porangabense’, desistiram do desfile deste ano. "Uma nova escola foi criada, a ‘Acadêmicos da Bela Vista’. Com o surgimento desta terceira escola, o repasse de verba da prefeitura seria dividido. Com isso, as outras duas receberiam um valor menor do que vinha sendo praticado. Elas não aceitaram e resolveram não desfilar desta vez", conta.

De acordo com a presidente da ‘Acadêmicos da Bela Vista’, Teresinha Nogueira Pedroso, o tema do desfile será em homenagem ao maestro Pingo. Ele foi professor de música no Conservatório de Tatuí, e dirigiu várias bandas em Porangaba e região. “Porangaba é conhecida como Cidade Sinfonia, então fizemos uma homenagem a essa ligação que temos com a música", afirma.

Teresinha ressalta ainda todos os integrantes estão ansiosos. "É a estréia, então queremos fazer um belo desfile”, afirma. A escola contará com 300 pessoas e quatro carros alegóricos. Serão seis alas, entre elas, comissão de frente, bateria, ala das baianas e casais de mestres-salas e porta-bandeiras.

Programação
O Carnaval porangabense vai começar no sábado (18) com desfile da turma da 3ª idade, apresentação do Rei Momo, Rainha do Carnaval e Garota Porangasamba. A ‘Acadêmicos da Bela Vista’ vai fechar a primeira noite de folia.

Já no domingo, as crianças vão poder curtir a matinê no Centro de Lazer da cidade. Na segunda-feira vai ter mais o desfile da escola de samba. Já na terça, um DJ vai encerrar a festa. A banda ‘Luxus’ vai tocar em todas as noites.

Os desfiles e as festas serão na Passarela do Samba, no centro da cidade (com exceção para a matinê). Será montada uma arquibancada com capacidade para cinco mil pessoas. 

Fonte: G1
http://ritmocarioca.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário