sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CARNAVAL DE RECIFE/PE

Carnaval do Recife 2012 - Eliminatória do Concurso Rei e Rainha do Carnaval do Recife 2012 bate recorde de candidatos



AGÊNCIA BRASILEIRA DE NOTÍCIAS - ABN
A etapa eliminatória do Concurso Rei e Rainha do Carnaval do Recife 2012 foi acirrada. O desfile dos candidatos e candidatas foi realizado pela Prefeitura do Recife nesta terça-feira (24), na quadra esportiva da Escola Estadual Dom Bosco, em Casa Amarela. O local ficou lotado, com muitos candidatos ao reinado, que trouxeram seus amigos e familiares para torcer. Este ano, foram 87 rapazes e 95 moças inscritos, número recorde do concurso. Devido ao grande número de concorrentes, os desfiles, iniciados por volta das 17h, somaram mais de três horas. O público, formado por cerca de 500 pessoas, vibrou muito a cada apresentação e fez questão de esperar até o momento do anúncio dos finalistas.

Ao som da Orquestra Popular do Recife, comandada pelo maestro Ademir Araújo, os candidatos se apresentaram fantasiados. Primeiro, foram as garotas, que desfilavam em grupo e em seguida de forma individual, obedecendo a ordem alfabética dos nomes. Depois foi vez dos rapazes, que também mostraram que tinham frevo no pé e muita simpatia. “Eu vim acompanhar meu sobrinho que está entre os concorrentes a Rei. Eu acho este concurso muito importante para o Carnaval, estou adorando”, afirmou Edileuza Rocha, com 60 anos de idade, moradora do bairro da Macaxeira, que estava na torcida junto com vários outros familiares.

Durante a noite, a diversidade de fantasias deu brilho e cor à etapa eliminatória do concurso, mostrando a beleza do Carnaval do Recife. Na passarela, desfilaram faraós, piratas, marinheiros, passistas, caboclinhos, entre outros. Depois de desfilar, cada candidato dizia porque queria ser Rei ou Rainha do Carnaval do Recife e ressaltava o valor da cultura pernambucana. Os concorrentes buscavam a cada passo, sorriso e palavras conquistar o carisma do público, que torcia, e dos jurados.

Jucinaldo Ferreira, 44 anos, foi um das pessoas do público que fez questão de acompanhar o desfile para conhecer de perto os candidatos ao reinado. “Eu sempre acompanhava a eliminatória no Sítio Trindade, porque gosto muito do Carnaval e moro aqui em Casa Amarela”, afirmou, comemorando a volta da realização desta etapa do concurso ao bairro.

Ao final, o coordenador do concurso, Albemar Araújo, anunciou que o número de finalistas foi maior que o planejado inicialmente (13 rapazes e 13 moças) por causa de empates. Sendo assim, a comissão julgadora decidiu que a final será disputada por 15 candidatos a Rei e 14 candidatas a Rainha do Carnaval. “Estou achando o concurso uma maravilha, o nível dos candidatos está muito bom. Com o desfile dos concorrentes fantasiados, o concurso representa uma síntese do nosso Carnaval. A etapa final acontecerá neste domingo (29), às 18h, no Pátio de São Pedro, e mostrará a ‘explosão’ do povo que vibra com esta competição”, destacou, Albemar.

O Concurso Rei e Rainha do Carnaval do Recife é realizado pela gestão municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura da Cidade do Recife, sob a coordenação da Gerência de Formação Cultural. Desde 2011, a Prefeitura do Recife extinguiu o critério peso do concurso, com o objetivo de democratizar ainda mais a competição. Este ano, a gestão municipal, em diálogo com a sociedade civil, realizou outras mudanças no formato do concurso, decidindo pelo retorno da realização da etapa final no Pátio de São Pedro, um local aberto ao público, e com a exclusão do desfile em traje de banho.

Jurados – A comissão julgadora da etapa eliminatória do concurso foi formada por Patrícia Breda (jornalista), Mônica Cordeiro (coreógrafa e professora de educação física), Jorge Clésio (ator e assessor técnico da Secretaria de Cultura do Recife), Sandra Ribeiro (jornalista e cineasta), Ivonete Melo (atriz e presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos do Estado de Pernambuco), Leia Bonfim (conselheira de cultura do Recife e delegada do Orçamento Participativo) e Sônia Pinto (conselheira de cultura e delegada do Orçamento Participativo).

Lista dos finalistas:

15 Finalistas – Rei do Carnaval do Recife

Bruno Henrique
Everson Melquíades
Wanderley Ayres
Ivanildo Plínio
José Valdomiro
Inaldo Fernando
Alan Rogério
Eduardo Manoel
Márcio José
Henrique Gabriel
Gilson Paz
Rafael Cordeio
Alancásio Dantas
Ivan Pereira
Kleber César


14 Finalistas – Rainha do Carnaval do Recife

Patrícia Fernandes
Emilly Lima
Ruana Karina
Emilayne da Silva
Franciele Tenório
Rafaela Carvalho
Fernanda Barros
Talita Xavier
Cleia Ribeiro
Oná Nunes
Jeane Barbosa
Elisabeth Regina
Maria Tatiana
Nayara Thamyres
http://ritmocarioca.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário