sábado, 21 de janeiro de 2012

DIA DO PASSISTA (RIO DE JANEIRO/RJ)

Passistas dão suas opiniões sobre o 'Dia do Passista'

Foto: divulgaçãoNesta quinta-feira, 19 de janeiro, é comemorado o 'Dia do Passista'. Por isso, a imprensa foi perguntar aos homenageados deste dia o que eles acham sobre a comemoração. Os ouvidos foram Cristiano Amorim, da Estácio de Sá, e Mailu Cecílio, da Beija-Flor de Nilópolis.
No Berço do Samba, Cristiano Amorim, há 22 anos defendendo o pavilhão vermelho e branco, é coordenador da ala de passistas da escola. Segundo ele, eles ainda são reconhecidos como a ala que tapa-buraco. Além da sexualização das mulheres e dos homens que compõem a ala.
"A contribuição é de extrema importância. Mas as escolas ainda vendem estas imagens dos passistas lá fora. Com a evolução do tempo, o passista foi ficando cada vez mais desvalorizado e desunido. A classe de passistas deve se unir", afirmou.
Cristiano disse que, hoje em dia, o samba no pé deu lugar aos trejeitos e passos. Sem contar as maneiras de se vestir, da malandragem e do cortejo à passista (no caso do passista masculino).
"A ala de passistas foi se descaracterizando. Com a evolução dos próprios desfiles e com a cabeça dos carnavalescos, nós começamos a nos adequarmos ao enredo. Hoje podemos vir de Sol, de Lua, de lanterninha. Não acho que devamos vir todos os anos de maneira igual", disse.
Apesar dos prós e dos contras, os passistas não deixa de serem procurados por novatos para ingressar na ala. A cada ano que passa, o número é menor, por volta de 40%.
"Atualmente, se você abrir concurso para passista, você estará perdido. O número de procura é cada vez menor. Mas isso ocorre porque as escolas do Grupo Especial querem exclusividade. Antigamente, havia aquele trânsito. O mesmo integrante saía em duas, três escolas", contou.
Já a passista Mailu Cecílio, da Beija-Flor de Nilópolis, acha importante a comemoração do dia 19 de janeiro. Para ela, serve para mudar a visão das pessoas, principalmente a dos gringos.
"Nós sofremos muitio preconceito. As pessoas acham que nós somos garotas de programa. Não tem nada a ver. Nós temos amor pelo Carnaval. O dia de hoje serve para valorizar o nosso trabalho" declarou ela.
Indagados se iriam comemorar com muito samba no pé, os dois entrevistados afirmaram. Segundo ambos, há várias comemorações espalhadas pela cidade. Uma delas é a comemoração de Tina Bombom, na quadra da Mocidade Independente de Padre Miguel, com presença garantida de todas as escolas co-irmãs.
O blog a voz do samba deseja a todos os passistas de todas as escolas muitas felicidades e que continuem a abrilhantar ainda mais o Carnaval carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário