terça-feira, 10 de janeiro de 2012

GRCBES UNIDOS DA VILA ALEMÃ (RIO CLARO/SP)

Presidente da Unidos da Vila Alemã fala sobre os preparativos para o Carnaval

JORNAL CIDADE
Ariovaldo Barbosa

A todo vapor. Assim estão os trabalhos das escolas de samba de Rio Claro nos preparativos do Carnaval 2012. A expectativa de liberação de verbas por parte da prefeitura é grande, mas a demora não desanima os profissionais e amantes da escola de coração a trabalharem com afinco nas sedes de suas agremiações. Assim acontece com a UVA (Unidos da Vila Alemã). Com tema “O fim, estamos preparados?”, em referência à profecia Maia sobre o fim do mundo em 2012, seus integrantes e diretoria prometem trazer para a avenida grandes surpresas. Um tema complexo que será cantado pelo nobre e reconhecido puxador de samba Royce do Cavaco, já contratado pela UVA.
Paixão. Só mesmo essa palavra de apenas seis letras e com enorme significado humano pode resumir e justificar o trabalho de Ariovaldo Ander Barbosa à frente da UVA. No comando da escola há 11 anos, ele diz que a atividade é intensa e cansativa, mas vale todo esforço quando vê sua escola desfilar na avenida.
Acompanhado do chefe de ala André Stanfoca, Ariovaldo fala aos jornalistas Emerson Augusto, Valdira Velozo e Marcelo Lapola, e inaugura uma série de entrevistas com os dirigentes das escolas de samba rio-clarenses.
A decisão de contratar um puxador de samba, a futura transferência dos desfiles para a Avenida Brasil, o planejamento do Carnaval, a Uesca e outros assuntos, na análise do presidente da UVA. Confira.
Jornal Cidade - Como está a UVA a pouco mais de um mês para o Carnaval? Há alguma coisa que considera um avanço e outras que sejam motivo de preocupação? 
Ariovaldo Barbosa - Em relação aos outros anos, estamos bem adiantados e organizados em nosso trabalho. Um dos avanços foi que trabalhamos durante o ano todo. E poder ocupar as instalações da Philarmônica foi algo que contribuiu muito para nosso trabalho. Foi um diferencial enorme para a nossa qualidade.
Jornal Cidade - Contribui para uma maior arrecadação de recursos? Ariovaldo Barbosa - Sim, mas não só na arrecadação. Também é um local onde está sediada a escola. Não havia um espaço físico de referência para a UVA. Hoje ele existe.
Jornal Cidade - Qual o tema da escola neste ano? 
Ariovaldo Barbosa - A UVA vai falar sobre “O fim, estamos preparados?”em referência à previsão Maia sobre o fim do mundo em 2012. A princípio parece ser um tema difícil para se tratar no Carnaval. Mas tenho certeza de que o trabalho do Marcelo Camargo e César Picardi irá impressionar o público.
Jornal Cidade - Aposta na fórmula de contar com carnavalescos locais. Já pensou em contratar profissionais de fora? 
Ariovaldo Barbosa - Praticamente temos poucos contratados de fora. E o Marcelo e o César são da escola, têm uma identificação muito forte com ela. Isso é um diferencial que cultivamos. Há um amor enorme pela escola que é adicionado ao trabalho. Todas as fantasias também são feitas por nós.
Jornal Cidade - Como é seu perfil de trabalho? Faz questão de participar diretamente de todas as definições? 
Ariovaldo Barbosa - Participo de todas as decisões. Posso dizer que também sou responsável por tudo. Mas isso de eu participar, de estar em cima acompanhando, é algo que ocorre naturalmente, sem nenhuma imposição. É algo saudável e bem tranquilo.
Jornal Cidade - Em 2011 a UVA ficou em terceiro lugar. O que deixou de fazer em 2011 que fará em 2012? 
Ariovaldo Barbosa - Acho que a UVA tem de resgatar o desfile técnico. Estamos tentando voltar para isso, sem perder, é claro, a espontaneidade. É algo importante no qual estamos focados neste ano.
Jornal Cidade - Quem é o autor do samba-enredo? 
Ariovaldo Barbosa - Continua o Betinho, com uma letra fantástica. Também acho importante essa continuidade.
Jornal Cidade - A UVA vem surpreendendo muitas pessoas ao longo dos anos. Ao término de cada desfile, o povo aponta como o melhor samba, mas isso não reflete na avaliação dos jurados. O que acontece?
 Ariovaldo Barbosa - Os jurados dizem que o problema está no canto. Por isso, para resolver de uma vez por todas esse problema, o nosso intérprete será o Royce do Cavaco. Já fechamos contrato com ele. Era um sonho meu. Ele virá para os ensaios, também para ter identidade com a escola até o dia do desfile.
Jornal Cidade - Resolvida a questão, e a musa da bateria, já tem um nome? Ariovaldo Barbosa - Ainda não há nada definido.
Jornal Cidade - Artistas e famosos ajudam a escola? 
Ariovaldo Barbosa - Ajudam muito no marketing da escola, colocam em evidência também para a realização de eventos na pré-temporada. Mas é um recurso que não vale a pena investir se for para tirar recursos de uma parte que conte pontos para a escola. Deve ser visto como um adicional, um extra.
Jornal Cidade - O fato do chão da Avenida Visconde ser escuro atrapalha? Ariovaldo Barbosa - O chão escuro atrapalha muito. Fizemos tudo em 2011 pensando que o chão fosse pintando de branco, mas choveu durante toda aquela semana, o que impossibilitou a pintura por parte da prefeitura. Outra coisa que sentimos em função da chuva foi não ter feito o ensaio técnico.
Jornal Cidade - A UVA é a favor ou contra camarote dos dois lados na parte central da Avenida Visconde? 
Ariovaldo Barbosa  - Somos totalmente contra, porque ali esfriou. Não teve o encanto que tinha antes. Gelou um pouco o desfile.
Jornal Cidade - E a transferência dos desfiles para a Avenida Brasil? Ariovaldo Barbosa - Acho interessante, mas isso deve ser planejado. Com essa mesma estrutura que está na Visconde acho que dá certo. Mas, como disse, tem de ser planejado com bastante antecedência.
Jornal Cidade - Como vê a UESCA (União das Escolas de Samba da Cidade Azul)? Acredita que ela caminha para ser mais independente? 
Ariovaldo Barbosa - Com o tempo, a Uesca tem de ser dirigida de forma independente, com presidência e um conselho que não seja ligado a nenhuma escola e ou prefeitura. E, de um modo geral, para se profissionalizar, o Carnaval tem de ser pensado antes. Passamos a pensar em Carnaval muito tarde.
Jornal Cidade - O que a comunidade que ama a UVA e o folião podem esperar para este ano?
Ariovaldo Barbosa - A UVA será a segunda escola a desfilar. Apesar do tema parecer complexo, a UVA vem com um carnaval muito bonito e que promete surpreender. O público pode esperar muita raça, alegria e garra na avenida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário