quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

GRES PORTELA (RIO DE JANEIRO/RJ)

Portela comemora São Sebastião com missa


Nesta sexta-feira (20), é dia de São Sebastião Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro e da bateria da Portela.
As homenagens acontecem logo cedo, com alvorada às 5h, e uma grande queima de fogos para anunciar o dia do santo.  E em seguida é servido um delicioso café da manhã.
Dando seqüência a programação às 10h, será realizada uma missa em ação de graças na Praça Paulo da Portela; às 11h, os portelenses e devotos de São Sebastião fazem uma carreata pelo subúrbio do Rio de Janeiro, para levar a imagem até a igreja matriz, em Bento Ribeiro. Depois, será servido tradicional almoço que tem no cardápio principal macarrão com galinha na quadra da escola. A festa continua durante a tarde, com os ritmistas de mestre Nilo Sérgio fazendo a festa com muito e ritmo.
O Batismo da PORTELA foi realizado por dona Esther Maria de Jesus (do Bloco Come Mosca), que consagrou Nossa Senhora da Conceição (Oxum) como madrinha e São Sebastião (Oxossi) como padrinho. Hoje, Nossa Senhora da Conceição é a padroeira da escola, e São Sebastião é o santo protetor da bateria. Todo dia 20 de janeiro a PORTELA sai às ruas em procissão a São Sebastião. Muitos afirmam que as características peculiares da bateria da PORTELA foram inspiradas nas batidas dos atabaques para Oxossi. 
Fonte - Site Oficial da Portela - www.gresportela.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário