terça-feira, 8 de maio de 2012

GRES ACADÊMICOS DO TATUAPÉ (SÃO PAULO/SP)


Via Facebbok
Tauapé: ENREDO CARNAVAL 2013
A Acadêmicos do Tatuapé, de volta ao grupo especial do Carnaval Paulistano, oficializa seu enredo para o desfile 2013.
BETH CARVALHO, A MADRINHA DO SAMBA.
Esta é nossa homenagem a uma das divas da musica popular brasileira, Elizabeth Santos Leal de Carvalho, nasceu no bairro da Gamboa, cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, mangueirense e botafoguense, nesses seus mais de trinta anos de carreira gravou e cantou o que de melhor se produziu de samba no Brasil.
"Se eu tivesse que inventar uma cantora, ela haveria (naturalmente) de ter uma voz muito bonita. Depois, eu a treinaria bastante para cantar bem, aprendendo os segredos da colocação da voz, das divisões, da respiração, da empostação, da naturalidade, essas coisas que se aprende na escola.
Mais tarde, diria a ela que isso tudo não basta. Uma cantora não é um instrumento musical. É uma pessoa, um ser humano e é fundamental que isso fique claro quando canta. As emoções, a tristeza, a alegria, a depressão, a angústia, tudo isso que uma música popular propõe tem que ser transmitido na hora de cantar. Depende muito dela que a música não seja raspada de suas sensações quando é transmitida.
E diria finalmente para cantar as coisas que vêm do povo. As músicas feitas pelos gênios do povo, impregnadas de talento e limpas das ambições comerciais e da neurose da novidade, tão próprias dos compositores de classe média. Sugeriria que ela servisse de ponte entre a cultura popular e o consumo, não deixando que o objetivo prejudicasse a origem. Teria que ser, portanto, uma cantora de muito talento.
Beth Carvalho me poupou este trabalho. Ela já existe."
Sérgio Cabral, jornalista, escritor, compositor e pesquisador brasileiro.
atenciosamente,
Direção de Carnaval
Roberto Munhoz, Eduardo dos Santos, Erivelto Coelho, Toninho Castro e Edu Sambista.
Carnavalesco
Mauro Xuxa

Nenhum comentário:

Postar um comentário