quinta-feira, 1 de novembro de 2012

2º CONGRESSO NACIONAL DO SAMBA (RIO DE JANEIRO/RJ)

http://carnavaldorio.ning.com/

PORTAL DO CARNAVAL ABRE CHAMADA DE ARTIGOS PARA O 2º CONGRESSO NACIONAL DO SAMBA

Domingo, 2 de dezembro de 1962. Naquela data, ilustres personalidades do Carnaval e da música brasileira estavam reunidos para debater os rumos do samba. Na ocasião, ele estava agonizando. Para que não morresse, os participantes acabaram redigindo a Carta do Samba e instituindo o Dia Nacional do Samba. Exatos 50 anos depois, em dezembro de 2012, acadêmicos, jornalistas, músicos e admiradores da maior manifestação cultural do país podem ajudar a reeditar esse esquecido documento. O Portal do Carnaval convoca os interessados a enviar trabalhos que revejam e atualizem os temas debatidos naquela ocasião.
Para poder fazer parte dos debates, apresentando algum artigo, basta acessar o site www.unirio.br/portaldocarnaval e, após ler o regulamento, enviar um resumo do trabalho. O prazo termina no próximo dia 18 de novembro. A seleção será feita por uma comissão acadêmica, formada especialmente para o congresso. O resultado da avaliação será publicado na página oficial do evento até o dia 25 de novembro. Aqueles que forem selecionados farão parte de uma publicação histórica, como também serão úteis para os usuários do Portal do Carnaval.
Sobre o 2º Congresso Nacional do Samba
Trata-se de uma reedição do 1º Congresso Nacional do Samba, que teve seu lugar no Palácio Pedro Ernesto, na década de 60. Nesse mesmo local, haverá uma programação especial para homenagear o redator da Carta Nacional do Samba, Edison Carneiro (em memória), e os remanescentes daquele evento histórico: Sérgio Cabral, Haroldo Costa e José Ramos Tinhorão. A programação completa será divulgada em breve.
Portal do Carnaval
O projeto tem como objetivo criar um balcão de empregos e oportunidades para profissionais, grupos e organizações do Carnaval, visando, ainda, dar conta das demandas que se anunciam crescentes para grandes eventos da cidade até 2016. O Portal do Carnaval é uma realização da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) com as instituições ligadas à folia carioca: Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa); Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj); Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro (Aescrj); Federação dos Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro (Fbcerj); Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras); além de outros parceiros vinculados ao samba e ao Carnaval. O projeto tem o financiamento do Sebrae/NA e da Finep.
Outras informações podem ser obtidas através do e-mail: portaldocarnaval@unirio.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário