domingo, 11 de novembro de 2012

GRES GRUPO DOS XV (NITERÓI/RJ)



GRES GRUPO DOS 15-CARNAVAL 2013

Presidente: Rinaldi Camara

Vice-Presidente: Alessandro Laporte

Comissão de Carnaval

 

ENREDO:
“VAMOS TE ARREPIAR, NÃO TENHA MEDO! VAMOS BRINCAR!”

INTRODUÇÃO:
O Grupo dos XV tem uma proposta CORAJOSA e interessante para 2013!
Assombrar a tristeza e o MEDO! Viver o imaginário, e com alegria fantasiar a SUPERTIÇÃO, o TERROR; dando SUSPENSE ao IMAGINARIO e a FICÇÃO.
VAMOS SURPREENDER ARREPIAR, FANTASIAR E BRINCAR SEM MEDO!
O MEDO
Frutos da imaginação, de contos, de historiasficções e visões. Asadvertências recebidas, sensação paralisante, de alerta e recuo...
O MEDO é um dos sentimentos que mais afeta a vida do ser humano, vezes breca as possibilidades e nos limita o progresso. É estado de alerta que sentimos nummomento de risco (REAL OU IMAGINÁRIO): O pulsar de forma acelerada, as mãos trêmulas, frias e suadas, as pernasbambas, vão perdendo o chão, a voz querendotravar as sensações vão tomando conta de nós. Esses clássicos surtos de terror são simplesmente momentos de reativação, acionados, ora por associações emocionaisnegativas, ora por registros primáriosinstalados no nosso centro instintivo. 
Não há nada de errado em sentir MEDO. Trata-se, aliás, de um sentimento fundamental na vida do se humano. O problema é quando ele se torna exagerado!
São dois os tipos de MEDO. Um instintivo que está diretamente ligado ao seu senso de auto-preservação e é sentido na barriga. O frio na barriga.
O outro é emocional e está ligado a nossa fuga da dor. O MEDO emocional nos avisa que estamos repetindo uma sequencia de eventos que nosso inconsciente concluiu queirá gerar dor. O MEDO é só um sinal de alerta, uma luz vermelha em um painel chamando a atenção.
MEDO é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental(interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação pergunta: lutar ou fugir? Até mesmo do que não sabe se existe! Tipo ET’sÓvnis
Superstição é uma espécie MEDO de crendice popular que não possui explicação científica. As superstições são criadas pelo povo e costuma passar de geração para geração. E com a fixação da Superstição liga automaticamente o individuo ao MEDO.
As supertições podem, muitas vezes, atrapalhar a vida das pessoas. Podemos citar como exemplo o caso de uma pessoa que deixa de fazer determinadas coisas num dia de sexta-feira 13. Não há nenhuma explicação científica que prevê que este diaatrai azar, porém muitos indivíduos acreditam nisso como se fosse uma verdade. Isto é uma SUPERTIÇÃO que acaba atrapalhando a vida de uma pessoa despertando oMEDO de efetuar uma ação ou avançar e ter azar em algo. Geralmente com estas lendas, e as criaçoes que por vezes era para vetar, amedrontar o povo ou as crianças na época a fim de reter a mesma de efetuar alguma ação ou colocar proibições. Algumas delas são: o boi da cara preta, a cuca, o bicho papão, o velho de barba, sao muitas invenções para amedrontar e por limites as crianças e etc... Exemplos das superstições que estimulam os MEDOS mais populares no Brasil:
- Cruzar na rua com um gato preto dá azar; Quebrar um espelho provoca sete anos de azar na vida de quem quebrou; Passar por debaixo de uma escada dá azar; Deixar um sapato ou chinelo de cabeça para baixo pode provocar a morte da mãe; Abrir guarda-chuva dentro de casa pode atrair morte; Toda sexta-feira 13 é um dia perigoso e podem ocorrer fatos ruins para as pessoas; Noite de Lua CHEIA, O NUMERO 7; etc.
Afirma-se que o MEDO é o maior inimigo do ser humano. O MEDO está por trás do fracasso, da doença e das relações humanas desagradáveis. Milhões de pessoas têm MEDO do passado, do futuro, da velhice, da loucura e da morte. O MEDO é um pensamento em sua mente e você, alguns tem MEDO dos seus próprios pensamentos.
PARA TODO O TIPO DE MEDO EXISTE O ANTIDOTO, COMO PARA O ESCURO, EXISTE A LUZ!
Com os medos gerados pelas superstições deu-se origem também aos antídotos que combatem, segundo as crenças, as reações, as expectativas, a ansiedade, e o medo em si. Fixemos a visão no bem, na  na alegria e no sorriso, em alguns casos se usam: patuáságua benta, arruda, espadas de São Jorge, comigo ninguém pode, trevo da sorte etc...
SEM MEDO DE ARRISCAR O GRUPO DOS 15 REVELARÁ O SEGREDO E MOSTRARÁ QUE NAS FANTASIAS ORA MACABRAS, OBSCURAS! QUE O FEIO PODE SER MUITO BONITO E QUE O ASSUSTADOR PODÉ SER AMIGAVEL! E QUE A MAGIA DO CARNAVAL MOSTRA QUE TUDO É FESTA E A ALEGRIA DOMINA O MEDO, E A SUPERTIÇÃO NÃO PASSA DE UMA QUESTÃO DE DECISÃO. É QUE NO CARNAVAL AS NOITES MAGICAS QUE UNE, MASCARAS “FEIAS” E ENGRAÇADAS BUSCAM ALEGRIA E PAZ!
DESENVOLVIMENTO

SETORES:

1º SETOR - O IMAGINARIO A FICÇÃO
Neste setor estaremos mostrando o imaginário, as lendas, contos, e ficção dos mais marcantes horrores, tornando o arrepio de emoção original à forma mais bela em cores junto à magia do carnaval, conjugando o mundo real e a ficção, a imagem. Na realidade trazer para a avenida os aterrorizantes dos filmes e da televisão brasileira, Não na forma assustadora mais com a originalidade e beleza, afastando qualquermedo com a fantasia e a alegria...
EX.: CONDE DRÁCULA, NOIVA CADÁVER, BRUXAS, FREDIE GRUGER, JASON, CAVEIRAS, FANTASMAS E ALMAS FICTÍCIAS DAS VISÕES, EM FILMES...
2º SETOR – A MAGIA DO HORROR COM HUMOR
fantasia em forma de humor mostrando o terror sem maldade, dos programas da televisão, onde o horror ganha graçahumor fantasia e sorrisos. As festashalloween, festas das bruxas e etc. Personagens que seriam para por medo e na verdade nos fazem rir. Quem ganha é o publico infantil, com desenhos animados de fantasmas e famílias monstros cômicos e imaginários para agradar a todas as faixas etárias e colorir o mundo oculto com alegria.
EX.: GASPARZINHO, PÂNICO, OS FANTASMAS SE DIVERTEM, BRINQUEDO ASSASSINO E ETC...
3º SETOR – A MORTE QUE ASSOMBRA, VENCENDO O MEDO!
medo da Morte, este setor tratamos de mostrar à temível morte de forma original, porem demonstrando que o mistério da morte é segundo as Sagradas Escrituras é a passagem para a outra misteriosa vida. E as fantasias que o nosso subconsciente nos mostra, o terror propriamente dito é visto no dia a dia, lendas e contos de assombrações, dos MORTOS VIVOSmonstros e ALUCINAÇÕES. Aonde leva nossa imaginação que vai alem do real e trás a vida, e o medo toma conta da realidade.CEMITÉRIOS. Este setor é a vida pós a morte, a esperança brigando com o assombroso mundo do medo. As vidas EXTRATERRESTRES/ALIENÍGENAS que põem medo, sem ter a certeza da existência. Existem outras vidas? Ainda não sabemos!
4º SETOR - SUPERTIÇÕES E CRENÇAS QUE O BEM VENÇA O MAL!
Neste ultimo setor, o lado bom, a luz, os ANJOS bons, é o bem vencendo o mal, aESCURIDÃO e superstições. É as CRENÇAS de PATUÁS e AMULETOS da sorte que fazem com que o ser humano sobreviva a uma visão, imagem ou mesmo as coisas que mais atormentam, aterrorizam a vida e o cotidiano. REZAS, e em alguns casosfanatismos em busca da tranqüilidade emocional e espiritual. “ANDAR COM FÉ EU VOU QUE A FÉ NÃO COSTUMA FALHAR!” evitando algumas superstições tendo aprecaução e vivendo fugindo dos acasos, as REZADEIRAS que afastam o mal. É a Fé movendo montanhas, é a vida a superação!.
“DE UMA FORMA SADIA E DESCONTRAIDA NÓS DO GRUPO DOS 15 ACREDITAMOS QUE A REALIDADE É VIVER ACREDITANDO EM NÓS MEMOS E ACIMA DE TUDO TER FÉ!”
“QUE DESTE MODO IRREVERENTE POSSAMOS TRAZER A ALEGRIA E A PAZ MOSTRANDO O LADO BOM DAS COISAS. QUE A ALEGRIA SEJA A DIREÇAO E O MEDO E A SUPERSTIÇÃO. NÃO AFETEM OS CORAÇOES, NEM NOSSAS VIDAS!”
Alexandre Barbosa

Um comentário:

  1. NOSSA FINAL DE SAMBAS CONCORRENTES AO HINO DE 2013 GRES GRUPO DOS 15 SERA NO PROXIMO DIA 15 ESTAO TODOS CONVIDADOS!

    ResponderExcluir