domingo, 11 de novembro de 2012

GRES PORTELA (RIO DE JANEIRO/RJ)

http://www1.folha.uol.com.br/

11/11/2012 - 05h47Mmin

Portela homenageará Paulinho da Viola na Sapucaí

PUBLICIDADE
LUCAS NOBILE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Como reza a tradição do mundo das escolas de samba, sempre antes de uma agremiação iniciar o seu desfile na avenida, canta-se uma outra composição para "esquentar" a apresentação.
O ano era 1970 e Seu Natal, figura tradicional da Portela, pediu que Paulinho da Viola cantasse o seu samba mais recente, "Foi um Rio que Passou em Minha Vida".
Mesmo com um sistema de som precário, toda a arquibancada começou a cantar.
Coincidência ou não, aquele foi o último ano em que a Portela conquistou um Carnaval sem dividir o título com outra escola. O enredo campeão era "Lendas e Mistérios da Amazônia".
Paulo Menezes/Divulgação
Croqui da fantasia da ala dos compositores da Portela para o desfile do Carnaval de 2013
Croqui da fantasia da ala dos compositores da Portela para o desfile do Carnaval de 2013
Resgatando a ligação de Paulinho com a agremiação, em 2013 a Portela vai homenagear os 90 anos de sua fundação, os 70 do compositor e os 400 de Madureira, berço do estandarte azul e branco.
O enredo "Madureira... Onde Meu Coração se Deixou Levar", cujo título faz menção a versos do samba mais famoso de Paulinho, "Foi um Rio que Passou em Minha Vida", foi composto como se o autor contasse a sua relação com a escola e com o bairro do subúrbio do Rio.
"Paulinho, Clara [Nunes], Seu Natal e Monarco são todos mitos da Portela. O enredo foi construído em cima da emoção dele e do que ele representa para a escola", diz Paulo Menezes, carnavalesco da agremiação.
Menezes explica que não haverá fantasias nem alegorias que façam referências específicas a Paulinho da Viola, mas ressalta a importância da presença do compositor no desfile.
"Será uma honra ver o Príncipe do Samba ao vivo", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário