quinta-feira, 15 de novembro de 2012

PLAUTO CRUZ E LOURDES RODRIGUES (PORTO ALEGRE/RS)

http://cmcpoa.blogspot.com.br/

QUINTA-FEIRA, 15 DE NOVEMBRO DE 2012


Governo encaminha Projeto de Lei que concede pensão a Plauto Cruz e Lourdes Rodrigues


Atendendo um pedido da secretaria de Estado da Cultura, a Casa Civil encaminhou, na tarde dessa quarta-feira (14), à Assembleia Legislativa um Projeto de Lei que concede pensão vitalícia aos artistas gaúchos Plauto Cruz e Lourdes Rodrigues.
A comunidade cultural iniciou um movimento em prol do músico e compositor encabeçado por uma série de artistas e personagens da cena cultural de Porto Alegre. Plauto, que completa 83 anos nesta quinta-feira (15), está com a saúde bastante debilitada e também passa por dificuldades financeiras.
No dia 22 de novembro, o show Chão, de Lenine chega a Porto Alegre e toda a renda será em beneficio de Plauto Cruz. O show será às 21horas no Auditório Araújo Viana e os ingressos custam 10 reais. A iniciativa é das secretarias de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e de Pernambuco junto com a Prefeitura de Porto Alegre.
Plauto Cruz

Flautista e músico nasceu em 1929 em São Jerônimo (RS). Filho do flautista José Alves da Cruz, revelou desde a infância aptidão para o instrumento. Em 1944, a família mudou-se para Porto Alegre, onde passou a se apresentar em eventos e programas de rádio. Plauto iniciou sua carreira entre as décadas de 40 e 50, ainda durante a chamada “era de ouro do rádio”, sendo considerado um dos maiores flautistas brasileiros e um dos maiores difusores do Choro no Rio Grande do Sul.
Gravou 6 LPs e 2 CDs como solista, além de ter participado em mais de 40 álbuns como acompanhador. Já ganhou inúmeros prêmios em festivais e recebeu diversas homenagens do poder público. O nome de Plauto Cruz está definitivamente registrado na história da música do Rio Grande do Sul. Publicações como o livro “Som do Sul”, de Henrique Mann, e “RS – Um Século de Música”, de Arthur de Faria, dedicaram importantes páginas ao registro da história de Plauto, personalidade que, com seu talento e amor à música, prestou contribuição mais do que significativa à cultura do Estado do RS.
Lourdes Rodrigues

Em setembro o IEL promoveu o lançamento da biografia de Lourdes Rodrigues
Considerada a eterna intérprete de Lupicício, Lourdes Rodrigues completou em 2012, 60 anos de carreira. Cantava em programas de auditório, ao lado de Lupicínio Rodrigues e Elis Regina e, mesmo sem nunca ter estudado canto, se tornou uma das maiores intérpretes gaúchas. A grande oportunidade foi ter vencido o concurso de “A mais bela voz de estudante do Rio Grande do Sul”, transmitido pelas ondas da Farroupilha.
Nem só de música viveu Lourdes Rodrigues. Durante 26 anos a cantora trabalhou no 1º Cartório de Protestos e Ofícios Cambiais de Porto Alegre. E também lecionou nos colégios Ignácio Montanha e Presidente Roosevelt, por 15 anos. Atualmente também enfrenta dificuldades financeiras.
Texto: Asscom Sedac

Nenhum comentário:

Postar um comentário