quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CARNAVAL DE GUAÍBA RS

http://www.gazetacentro-sul.com.br/

Carnaval 2013

Definida a nova Corte do Carnaval de Guaíba.
Corte com representantes do Executivo Municipal e da Aecgua
Aconteceu, na noite do sábado, 26, o concurso que definiu a Corte do Carnaval de Guaíba 2013 (foto). O evento, que contou com um bom público, aconteceu no Ginásio do Coelhão. Neste ano, a novidade foi a “Amostra dos Sambas Enredo do Carnaval de Guaíba”.
A Rainha deste ano é Thayana Medeiros dos Santos, da Império Serrano; a primeira princesa, Priscila Rubira; e a segunda princesa, Natalia Silveira, ambas da Academia de Samba Cohab-Santa Rita. A melhor torcida foi da Império Serrano, que levou muita animação e alegria para as arquibancadas do Coelhão.
Considerações sobre o Baile
Após as informações sobre a bonita festa ocorrida no último sábado, algumas considerações do colunista. O ponto alto, ao meu ver, foi a realização da Amostra dos Sambas Enredo. Foi muito bacana; o evento se estendeu até quase quatro horas da manhã, sem se tornar cansativo. Com belas apresentações das três agremiações. De parabéns, Aecgua e Setuc.
A decisão sobre a Corte foi muito parelha, tendo a vencedora da Império apenas um ponto a mais do que a primeira princesa, da Academia. Foi ali.
Como melhor torcida, deu Império. Decisão acirrada também: três votos a dois. Neste ano, o meu voto foi para a comunidade do Bairro Ermo, que fez uma belíssima festa durante toda a noite e madrugada. Ponto para a Império Serrano. Muita animação, respeito às candidatas das outras entidades e com uma bateria espetacular.
A Academia de Samba Cohab-Santa Rita também estava eufórica. Com bastões luminosos, fizeram uma festa muito bacana. De baixo astral, uma briga pontual em meio a torcida, que teve de ser contida pela segurança do evento, que se saiu bem.
E, para minha grata surpresa, a Estado Maior da Colina veio forte. Comparando com o ano anterior, bem mais forte. Reflexo do trabalho que vem sendo feito pela nova diretoria. Vai incomodar neste ano. Que beleza.
***
Apuração na Avenida
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Guaíba, o Ginásio do Coelhão não tem condições técnicas para receber qualquer atividade que não seja para fim esportivo. Com isso, a apuração do carnaval, que geralmente ocorria no Ginásio, terá de mudar de local. O mais provável é que seja na própria Passarela do Samba.
Se assim ficar decidido, deverá ocorrer um atraso na retirada de parte da estrutura, podendo gerar certo descontentamento nos comerciantes locais.
O Carnaval de Guaíba está crescendo e é hora de se começar a pensar em outro local, com melhor estrutura. Sempre atenta, a Aecgua parece já estar se movimentando neste sentido.
Comercialização de lanches e bebidas
Empresários interessados em comercializar lanches e bebidas durante o Carnaval de rua 2013 deverão comparecer de reunião para sorteio dos espaços.
O encontro será realizado no dia 05 de fevereiro, às 16 horas, na Vitrine Cultural. Maiores informações pelo telefone 3491.1888.
Foto: Antônia Teixeira
Fábio Araujo
fabioaraujo.gazeta@gmail.com
Publicado em 2/2/13.

Apresentação das Escolas

Presidente da Estado Maior da Colina, Eduardo Gil Soares (D), com o diretor de Marketing da agremiação, Daniel Gomes, durante visita à Gazeta Centro-Sul
Essa semana, a Gazeta inicia as apresentações das três escolas de samba que concorrerão no desfile competitivo de Guaíba. A ordem é inversa ao resultado do ano anterior, iniciando com a tradicional agremiação do Bairro Moradas da Colina.
Estado Maior da Colina
Fundada em 4 de maio de 1993, a Estado Maior da Colina promete um desfile forte, com a comunidade engajada, brigando pelo título. A Escola vai para a Avenida com cerca de 350 integrantes, divididos em dez alas. As cores predominantes são vermelho e branco.
O enredo deste ano é “O Espírito esportivo paira pelo ar, a vermelho e branco Estado Maior da Colina conta e encanta a arte e história da magia do Futebol”. O intérprete é Sandrinho Gessé. Conversei com o presidente da Escola, Eduardo Gil Soares, e com o diretor de Marketing, Daniel Gomes, que mostraram muito entusiasmo com o apoio crescente da comunidade. “Chegou a hora da comunidade assumir o nosso carnaval. Esse ponto de cultura no Bairro Colina é de vocês”, assegurou o presidente.
Eduardo Gil destacou que o crescimento do apoio veio após a apresentação do trabalho da nova diretoria, bem como a colocação de água, luz, banheiros, palco e do afastamento de um depósito de lixo próximo a quadra da Escola. De acordo com ele, a Colina vem muito forte para o desfile deste ano. “Estamos fazendo o possível e o impossível para mostrar um carnaval que a nossa comunidade merece”, disse.
Além disso, a diretoria tem um calendário cultural para todo ano, com Sarau, para março; apresentações teatrais, em abril; e a organização de um grande evento, no mês de junho, em parceria com as demais entidades do Bairro.
Lembrando que neste domingo, 3, a partir das 20 horas, tem a Escolha da Rainha Mirim. E no sábado, 8, a Escolha da Rainha GLS da Estado Maior.
Os ensaios acontecem na quadra da Escola, localizada na Avenida B1, Bairro Moradas da Colina, nos domingos à noite.
* Para a próxima semana, o espaço está aberto para a tradicional comunidade do Ermo, com apresentação da Império Serrano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário