quarta-feira, 1 de julho de 2015

GRES UNIDOS DO BARRO VERMELHO (SÃO GONÇALO/RJ)

Sinopse Enredo 2016

"Do Bico Fino ao Chapéu Panamá, Sob a Proteção de São Jorge a Malandragem Vem Sambar!"
SINOPSE
Hoje é o dia de cantar e exaltar a malandragem! Os boêmios que se encontram num botequim para uma boa jogatina, sempre ao som de um bom samba e rodeados de mulheres. A regra é clara: independente do jogo a aposta sempre é a alegria. 
Tudo começou nas distantes terras da Alagoa, onde um malandro, capoeira perigoso fazia sua fama de mulherengo e beberrão. Em suas andanças, sempre fez bons amigos e, Claro, muitas desavenças. Foi numa canoa, que sob a proteção de iemanjá, chegou ao Rio de Janeiro, cidade que seria sua morada até o fim de sua vida. Foi lá que firmou suas crenças e adquiriu sua admiração por seu santo protetor: São Jorge. 
O malandro fez sua fama, Seu Zé, como ficou conhecido por aquelas bandas, se tornou doutor da umbanda e Mestre do catimbó. Sempre presente nas farras dos morros, fez sua morada no Morro de Santa Tereza, local estrategicamente próximo a Lapa, sua grande paixão. 
A Lapa é um lugar cercado de encantos, magias e mistérios. Um bar a cada esquina, meretrizes pelos becos, batucadas por todo lado e o grande palco dos menestréis. A única coisa que Seu Zé Pilintra temia não era a Polícia, Não era uma briga nem uma desavença e sim a hora de pedir a saideira, quando o bar fechava e o Sol ja nascia ao longe. 
Suas amizades iam desde as cabrochas da região a apostadores de botequim. Sempre muito bem trajado, de terno Branco, gravata vermelha, sapato bicolor de bico fino e chapéu Panamá se fazia vistoso para atrair as mulheres da região, tal qual um pavão que corteja na sua fêmea. 
Com toda alegria, garra e coragem a Unidos do Barro Vermelho, vestida de seu manto Azul e Branco, vem homenagear esse grande Mestre, protetor e doutrinador. Enquanto houver uma roda de bambas, a malandragem vive! Saravá!

Autor: João Perigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário