sábado, 3 de setembro de 2011

GRES DELÍRIO DA ZONA OESTE (RIO DE JANEIRO/RJ)


Confira a sinopse do enredo da Delírio da Zona Oeste
Por Fábio Silva

A escola de samba Delírio da Zona Oeste divulgou nesta quarta-feira a sinopse do seu enredo para o Carnaval 2012 "No Delírio das lendas e mitos da mágica Amazônia", do carnavalesco Léo Mídia.
A agremiação do bairro de Campo Grande que desfila pelo Grupo E vai entregar a parceria campeã com o prêmio no valor de R$ 5 mil.
Confira o texto:

Sinopse:

Reluz o verde das matas, traduzindo toda essência de uma lendária e misteriosa Amazônia...
Em uma viagem fantástica onde mitos e lendas afloram, trazendo com toda inspiração contos que nascem e renascem cada dia, preservando seus mistérios e eternizando suas conquistas.
Parte é fruto de um delírio constante, um sonho traduzido em beleza das flores e das folhas dessa mágica e abençoada Amazônia.
Navegando o Honorato a Cobra-Rio-Mística, podemos perfeitamente descrever o que temos de mais precioso, o nosso tesouro maior, que é poder desfrutar deste lugar mágico, protegido por um exército de criaturas místicas.
Dizem que a água do rio Solimões foi gerada a partir do amor do Sol e da Lua e a lenda da Vitória Régia? Uma bela índia chamada Jaçanã se apaixonou por um guerreiro, sendo que o grande Pajé não admitiu e condenou-a morte, vendo isso através do seu encanto Jaci - A lua fez surgir do fundo das águas uma linda e famosa flor - A Vitória Régia.
Pouco a pouco vemos que a Amazônia é vida viva e com ela aprendemos cada dia mais e mais, por exemplo: As Amazonas - Lenda das Índias Guerreiras que guardam para si o segredo de um famoso amuleto o Muiraquitã, e o Boto? Que se transforma em um rapaz todo vestido de branco freqüenta as festas seduzindo as moças e quase sempre as engravidando.
Iara quem nunca ouviu falar? A famosa sereia do rio que é capaz de enfeitiçar com seu canto todos que a ouvem arrastando-os assim para seu palácio de cristal verde no fundo das águas aqueles que teimam em agredir os rios, lagos, igarapés e etc...
Honorato criou para proteção da floresta um grande exército desses seres fabulosos, deu origem ao Jurupari senhor todo poderoso e guardião da Floresta, A Cobra Grande Boiúna, que para preservar as águas espalha pavor com seus olhos de fogo, assim também como caiporas curupiras e outros guardiões para afastar, encantar ou destruir os predadores. De repente os Pássaros silenciam e um som doce e suave ecoa nas matas, é o lindo cantar do Uirapuru - Um Deus que se transfo rma em pássaro e que quando canta, todos os outros da mata silenciam.
Dizem que o Saci outra lenda da Amazônia tem como companheira uma velha índia ou uma preta velha chamada Matinta Pereira, porém essa velha índia tem o poder de se transformar em qualquer animal da floresta com o intuito de preservá-la dos predadores.
Como um guerreiro vou gritar para que ecoe em toda a Floresta as vozes dos povos e dos espíritos sob a lua cheia, evocando os ancestrais pajés Feiticeiros em louvor a "Deusa Amazônia" senhora guardiã dos segredos da própria vida.
E é através dessa história magnífica de lendas e mitos dessa mágica Amazônia, fonte de tanta Beleza, Índios, Deuses, Encantos, enfim com grandiosidade de seus mistérios que nos fascina a cada dia, que o G. R. E. S. Delírio da Zona Oeste pede passagem para Homenagear e Apresentar esse Enredo, Embelezando, Exaltando e Ascendendo a chama da luz da Inspiração e da Imaginação que é a Amazônia.
E delirando eu vou...
Neste universo chamado carnaval com um único propósito.
O Propósito de ser feliz!

Leo Mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário