terça-feira, 23 de agosto de 2011

LESGA (RIO DE JANEIRO/RJ)


LESGA APRESENTOU RESULTADO DO LAUDO DA ASSINATURA DOS JURADOS

O presidente da Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso - LESGA, Reginaldo Gomes, apresentou na plenária, realizada esta noite com os presidentes das escolas do Grupo A, o resultado do laudo feito pela entidade sobre notas e assinaturas dos jurado dos Grupos A e B, Samuel Pinto, no quesito conjunto, no desfile de 2011, e que segundo denuncia do presidente da Acadêmicos da Cubango, teriam sido alteradas.
Em depoimento dado a comissão interna de apuração da Lesga, formada pelo presidente da Acadêmicos de Santa Cruz, Moysés Filho, pelo presidente da Unidos da Tijuca antonio Telles e pelo presidente da Rocinha Deocleciano Lima. O julgador Samuel Pinto, declarou que sofreu queda no banheiro do sambódromo e machucou a mão direita, no intervalo da segunda escola a desfilar, no Sábado de Carnaval, por isso pediu ajuda para o julgador Riec dos Santos Barcelos para transcrever no mapa de apuração, as avaliações que ele ia falando. Após verificar a transcrição, Samuel assinou o citado mapa. O fato se repetiu no julgamento na terça-feira, pois a lesão na mão direita piorou.
Chamado também, para prestar esclarecimentos, o julgador Riec dos Santos Barcelos, confirmou a versão de Samuel e declarou que ao ver a dificuldade do companheiro de cabine se ofereceu para ajudá-lo, durante os dois dias.
O perito Sebastião Leme de Souza Pereira, oriundo do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, contratado pela Lesga fez um exame grafotécnico e constatou que os manuscritos lançados no campo Nome do Julgador, Nota Oficial e Justificativas foram feitos inquestionavelmente pelo punho de Riec dos Santos Barcelos
- "Foi um fato incomum. Os julgadores acharam que não estavam cometendo erro. O regulamento e o manual do julgador não dizem nada sobre essa ajuda entre os jurados até porque ficam horas na mesma cabine. Eles não infrigiram o regulamento, mas tinham que comunicar o fato para coordenação da Lesga para que tomassemos as devidas providências. Nós levamos dez suplentes de jurados para Avenida. Era só realizar a trocar. Para o próximo ano, vamos colocar no regulamento que essa ajuda não será possível e caso aconteça algum acidente ou fato incomum o jurado terá que ser trocado imediatamente. Fazemos questão de afirmar que as notas do jurado Samuel Pinto já tinham sido descartadas na apuração. Elas não alteraram o resultado final das notas da escolas", disse Reginaldo.
Os jurados não serão excluidos da equipe de julgadores, porque não foram contra o regulamento. A Lesga contratou um perito sério e apresentou o laudo que foi enviado para prefeitura do Rio e para o Ministério Público, que também poderá fazer um novo laudo. A conclusão da Lesga é que não houve fraude na avaliação, má fé dos jurados e nem prejuízo no resultado final do Grupo de Acesso em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário