Olho por Olho na Avenida... É a Engenhoca De Olho na Vitória!
Olha!
Pelo olho mágico vejo quem vem vindo:
_É a União da Engenhoca!
Olho vivo! Não cobiça, tira o olho, olho gordo! Que hoje a festa será olho por olho...
Ponha lente de contato, passe rimel, prepare-se com um novo visual, ou se preferir, tire os ósculos e fique a vontade... Venha ser minha menina dos olhos e não faça vista grossa para os problemas, tristeza não se vê a olho nu. Não é ilusão de ótica, pode acreditar. Venha extravasar e curtir, para que no momento do desfile se encha os olhos de lagrimas de tanta emoção...
Este órgão dos sentidos, indispensável instrumento do dia a dia, vem mostrar na avenida que podemos ver muito mais do que enxergamos e nós seres vivos somos meros portadores dessa divina ferramenta. Nesse mundo que temos que sempre que estar de olhos bem abertos podemos ver inúmeras belezas: o peixe olho-de-cão; a planta olho de cabra; olho de gato; a Mariposa Olho de Boi entre outras maravilhas...
Passeando pela historia, entramos no respeito e adoração ao Udjat, o Olho de Horus, poderoso emblema que representa o sol. Na Grécia, o valente guerreiro Ulisses temeu perante o ciclope Polifemo, o gigante de um olho só. Cuidado com a Medusa, pois num só olhar ela te transforma em pedra. Foi visto num obscuro navio no meio do oceano, com seu tapa olho e sua perna de pau, um malfeitor estava de olho nas mercadorias alheias. Nesse sangrento episódio, deu muito olho de vidro quebrado. Nesse mesmo mar gritaram: _Terra à Vista!
Chegou à literatura com Capitu, com seus olhos de ressaca. O primeiro selo de correspondência brasileiro chama-se selo olho de boi.
Mas como nada é perfeito, também há defeitos. Há deficientes visuais. Pois se até a Justiça é cega e o amor também é cego...
E olhando mais a frente, podemos enxergar o futuro. Vendo que além do amanha há a esperança de mundo melhor, cheio de paz. Esse futuro não esta muito longe, já podemos enxergar, é só.
Sou todoretina, pupila, cristalino, pálpebra... Sou complexo, inverto as coisas. Sou indiscreto, penetrante e apaixonante.
E finalizando esse ponto de vista, vamos abrir os olhos e ver que a Vitoria está próxima.
Quem viver verá!
Olha só! Nosso carnaval custou os olhos da cara!
Carnavalesco Kiko
Anatomia do olho
O olho humano é oórgão responsável pela visão. Tem diâmetro ântero-posterior de aproximadamente 24,15 milímetros, diâmetro horizontal e vertical ao nível do equador de aproximadamente 23,48 milímetros, circunferência ao equador de 75 milímetros, pesa 7,5 gramas e tem volume de 6,5cm³.
O globo ocular recebe este nome por ter a forma de um globo, que por sua vez fica acondicionado dentro de uma cavidade óssea e protegido pelas pálpebras. Possui em seu exterior seis músculos que são responsáveis pelos movimentos oculares, e também três camadas concêntricas aderidas entre si com a função devisão, nutrição e proteção. A camada externa é constituída pela córnea e aesclera e serve para proteção. A camada média ou vascular é formada pela íris, acoróide, o cório ou uvea, e o corpo ciliar. A camada interna é constituída pelaretina que é a parte nervosa.
O cristalino é uma espécie de lente que fica dentro de nossos olhos. Está situado atrás da pupila e orienta a passagem da luz até a retina. A retina é composta de células nervosas que leva a imagem através donervo óptico para que o cérebro as interprete.
O olho ainda apresenta às pálpebras, as sobrancelhas, as glândulas, os cílios e os músculos oculares. A função dos cílios ou pestanas é impedir a entrada de poeira e o excesso da luz. As sobrancelhas também têm a função de não permitir que o suor da testa entre em contato com os olhos.
O líquido que conhecemos como lágrimas são produzidas nas glândulas lacrimais, sua função é espalhar esse líquido através dos movimentos das pálpebras lavando e lubrificando o olho.
Curiosidades sobre o olho
Ao nascer à criança enxerga pouco e somente aos cinco anos de idade é que atinge a visão completa como do adulto.
Os músculos da pálpebra piscam em média até 20.000 vezes por dia.
Olhos puramente negros não existem. O olho com um máximo de pigmentação tem um tom de achocolatado profundo, mas não negro.
A pupila do olho é preta, mas fica avermelhada em fotos tiradas com “flash”. O olho humano é como uma câmara escura com um orifício, a pupila. Como normalmente a luminosidade é maior fora do que dentro do olho, enxergamos a pupila preta. Entretanto, o fundo do olho é intensamente irrigado por vasos sangüíneos, o que confere uma cor vermelho-alaranjada. Por isso, quando uma luz intensa como o flash de máquinas fotográficas entra no olho, a cor vermelha é preferencialmente refletida.
Ditos Populares
O que os olhos não vêem o coração não sente.
Mato tem olho, parede tem ouvidos.
Em terra de cego, quem tem um olho é rei.
Com o olho maior que a barriga
O Olho do dono é que engorda o gado
A maldade está nos olhos de quem vê
Olho por olho, dente por dente.
Grandes Inspirações
“Oh, minha amada
Que olhos os teus
Que olhos os teus
Quanto mistério
Nos olhos teus
Quantos saveiros
Quantos navios
Quantos naufrágios
Nos olhos teus”
Nos olhos teus
Quantos saveiros
Quantos navios
Quantos naufrágios
Nos olhos teus”
POEMA DOS OLHOS DA AMADA – Vinicius de Moraes
Teus olhos castanhos
de encantos tamanhos
são pecados meus,
são estrelas fulgentes,
brilhantes, luzentes,
caídas dos céus,
Teus olhos risonhos
são mundos, são sonhos,
são a minha cruz,
teus olhos castanhos
de encantos tamanhos
são raios de luz.
de encantos tamanhos
são pecados meus,
são estrelas fulgentes,
brilhantes, luzentes,
caídas dos céus,
Teus olhos risonhos
são mundos, são sonhos,
são a minha cruz,
teus olhos castanhos
de encantos tamanhos
são raios de luz.
OLHOS CASTANHOS – Alves Coelho
Os meus olhos coloridos
Me fazem refletir
Eu estou sempre na minha
E não posso mais fugir...
Me fazem refletir
Eu estou sempre na minha
E não posso mais fugir...
Meu cabelo enrolado
Todos querem imitar
Eles estão baratinado
Também querem enrolar...
Todos querem imitar
Eles estão baratinado
Também querem enrolar...
Sarará, sarará
Sarará, sarará
Sarará crioulo...
Sarará, sarará
Sarará crioulo...
OLHOS COLORIDOS – Sandra de Sá
Olhos nos olhos,
Quero ver o que você faz
Ao sentir que sem você eu passo bem demais
Quero ver o que você faz
Ao sentir que sem você eu passo bem demais
Olhos nos olhos,
Quero ver o que você diz.
Quero ver como suporta me ver tão feliz.
Quero ver o que você diz.
Quero ver como suporta me ver tão feliz.
OLHOS NOS OLHOS - Chico Buarque
Olha, você tem todas as coisas
Que um dia eu sonhei pra mim.
OLHA – Roberto Carlos
Ele ta de olho é na botique dela!
Ele ta de olho é na botique dela!
Ele ta de olho é na botique dela!
SEVERINA XIQUE-XIQUE – Genival Lacerda
Historinhas
Lenda da Medusa
A Medusa, na mitologia grega, era um monstro crônico do sexo feminino, quem quer que olhasse diretamente para ela era transformado empedra. Foi decapitada pelo herói Perseu, que utilizou posteriormente sua cabeça como arma, até dá-la para a deusa Atena, que a colocou em seu escudo. NaAntiguidade Clássica a imagem da cabeça da Medusa aparecia no objeto utilizadopara afugentar o mal conhecido como Gorgoneion.
Hórus
Na mitologia egípcia,Hórus o deus dos céus, muito embora sua concepção tenha ocorrido após amorte de Osíris. Hórus era filho de Osíris.
Tinha cabeça de falcão e os olhosrepresentavam o Sol e a Lua. Matou Seth, tanto por vingança pela morte do pai, Osíris, como pela disputa do comando do Egito.
Após derrotar Seth, tornou-se orei dos vivos no Egito. Perdeu um olho lutando com Seth, que foi substituído por um amuleto de serpente, (que os faraós passaram a usar na frente das coroas), oolho de Hórus, (anteriormente chamado de Olho de Rá, que simbolizava o poder real e foi um dos amuletos mais usados no Egito em todas as épocas. Depois da recuperação, Hórus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Seth.
O olho que Hórus feriu (o olho esquerdo) é o olho da Lua, o outro é o olho do Sol. Esta é uma explicação dos egípcios para as fases da lua, que seria o olho ferido de Hórus.
Polifemo
Polifemo é o mais medonho e feroz de entre aqueles gigantes de um só olho, na testa, e aspeto selvagem. Polifemo está ligado à aventura de Ulisses, no regresso deste a casa. Polifemo revelou-se um anfitrião perigoso, tratando os marinheiros gregos como se fossem animais do seu rebanho.
Dia a dia
OLHO GRANDE
Como explicar a morte repentina e nada desejada de uma samambaia ou pimenteira após ter sido notada por uma visita?
E como explicar o cancelamento de um grande negócio praticamente fechado e certo depois de contar ao seu colega de trabalho?
E aquela sensação de mal-estar e carne quebrada perante uma visita que nos chega a casa?
Os nossos avôs já diziam: isto pode ser olho gordo! Mas, afinal o que é olho grande e como detectá-lo?
Hoje, Olho Grande ou Olho Gordo, é uma expressão popular, quase um sinônimo de inveja. Desta feita, ter o olho grande exprime o desejo incontrolável de certas pessoas de serem ou terem ou quererem o que não são, têm ou querem.
OLHO DE GATO
Já lhe aconteceu entrar num quarto com pouca luz e dar de caras com os olhos de um gato a brilharem no escuro? Ou ao conduzir à noite, vislumbrar dois olhos a brilharem na escuridão? - Pode ser assustador, mas é ao mesmo tempo fantástico. Não há luz nos olhos dos gatos. O que realmente vemos é o reflexo (da luz) nos olhos do felino.
Os olhos dos gatos não são diferentes dos nossos quando se trata de refletir a luz. Quando esta é brilhante, tanto o gato como o homem, usa as pupilas para reduzir a quantidade que entra. Mas no escuro, as pupilas dilatam-se para aproveitar a luz disponível.
A diferença, que faz com que os olhos dos gatos brilhem no escuro, é que os bichanos têm uma camada de células no fundo do olho (o tapetum), que reflete a luz. Quando esta muda, o 'tapetum' actua como um espelho, reflectindo-a. Este processo dá ao gato uma capacidade espantosa para ver no escuro (sete vezes mais do que o olho humano).
Os olhos dos gatos não são diferentes dos nossos quando se trata de refletir a luz. Quando esta é brilhante, tanto o gato como o homem, usa as pupilas para reduzir a quantidade que entra. Mas no escuro, as pupilas dilatam-se para aproveitar a luz disponível.
A diferença, que faz com que os olhos dos gatos brilhem no escuro, é que os bichanos têm uma camada de células no fundo do olho (o tapetum), que reflete a luz. Quando esta muda, o 'tapetum' actua como um espelho, reflectindo-a. Este processo dá ao gato uma capacidade espantosa para ver no escuro (sete vezes mais do que o olho humano).
A maioria dos gatos tem a íris azul, verde, amarela ou laranja, mas alguns
Tem cores diferentes nos dois olhos.
OLHO DE PIRATA
Foi visto num obscuro navio no meio do oceano, com seu tapa olho e sua perna de pau, um malfeitor estava de olho nas mercadorias alheias. Nesse sangrento episódio, deu muito olho de vidro quebrado. Nesse mesmo mar gritaram: _Terra à Vista!
Os males
A vigilância dos olhos requer especial atenção para além de outros aos seguintes sintomas vulgarmente descritos e de fácil detecção: Olhos encarnados, que representam um vasto capítulo da oftalmologia e que de fato na maior parte dos casos estão associados a doenças benignas não podendo, porém de ânimo leve sistematizar-se o diagnóstico sendo recomendável uma avaliação complementar por oftalmologia. A conjuntivite doença muito comum trata-se da inflamação da conjuntiva, um fino tecido transparente sulcado por inúmeros pequenos vasos sanguíneos. Sente-se uma impressão desagradável como que tivéssemos grãos de areia nos olhos e que geralmente se cura em poucos dias graças á aplicação de um colírio antibiótico. Neste caso o risco de contágio é enorme sendo conveniente usar em exclusivo os objetos de higiene pessoal nomeadamente a toalha de rosto. |
Deficiência visual é uma categoria que inclui pessoas cegas e pessoas com visão reduzida. Na definição pedagógica, a pessoa é cega, mesmo possuindo visão subnormal, quando necessita da instrução em braile; a pessoa com visão subnormal pode ler tipos impressos ampliados ou com auxílio de potentes recursos ópticos.
Enxergando o futuro
Se você sempre invejou a capacidade de clarividência de médiuns e ciganas, pesquisadores da Universidade de Washington (EUA) têm uma novidade: qualquer pessoa é capaz de prever o futuro. O motivo? Todos nós somos capazes de sugerir qual o próximo evento dentro de um determinado panorama, seguindo o que os psicólogos chamam de “corrente de consciência”.
Todos temos a visão além do alcance
Considerações Finais
- Todas as palavras quês estão sublinhadas em vermelho, obrigatoriamente deverá conter na letra do samba, não há necessidade de que esteja na mesma ordem em que aparece nesta sinopse, podendo variar com sinônimos ou termos semelhantes.
- Não usar de muitos detalhes anatômicos, porque essa questão será apenas um pequeno setor do enredo.
- Trata-se de um órgão do corpo humano, mas não será essa a base do desenvolvimento do enredo. Ficando então o tema abstrato, as letras deverão se tornar também poeticamente abstrato.
- Muita atenção em relação às lendas gregas e egípcias, para que a letra não fique presa a um tema histórico.
- Apesar de ser um tema verdadeiro, e ao mesmo tempo um desenvolvimento abstrato, favor observar GRES Mocidade Independente de Padre Miguel em 1991 (Água) e em 1992 (Sonhos), que seguiram a mesma linha de raciocínio e apresentaram sambas antológicos.
- Não compor a letra com itens ou nomenclaturas dos olhos para não ficar uma letra repetitiva.
- Fazer um samba com letra fácil e melodia de empolgação. O famoso samba “oba-oba”
- Favor inspirar-se nos Sambas de Arlindo Cruz e Martinho da Vila.
- Boa Sorte a todos e aguardo grandes obras!
- http://nacadencialink1.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário