Carnaval em Piracicaba: Sambistas lamentam decadência do carnaval e clamam por mais apoio
Por: EPTV.com - Lana Torres
No Dia Nacional do Samba, lideranças das escolas carnavalescas de Piracicaba passearam do choro ao partido alto numa inevitável viagem ao tempo. Na roda de bate-papo – bem mais contida e lamuriosa que as costumeiras regadas a corda, percussão e pés dançantes – os presidentes das cinco agremiações piracicabanas anunciam, num misto de saudosismo e esperança, o empenho em resgatar das cinzas, a partir de 2012, a cultura da batida carnavalesca, quase esquecida na terra da viola caipira.
Cadenciando, o presidente da Associação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas, Roberto Crivellari, pondera: “A gente tem que saber: carnaval dos anos 70 e 80 não volta mais. O carnaval com Elke Maravilha, Décio Piccinini e Roberto Carlos, este não volta. Mas queremos melhorar”, fala no que se emociona e levas as mãos ao rosto lamentando o tempo que, como versa cartola, "passa em dor maior".
No lado oposto da roda, Tedico, o samba em forma de gente, presidente da Amigos da Rua do Porto, desabafa rasgado: “Não adianta cobrar das escolas só no dia de desfile. A gente vive o carnaval o ano inteiro”. Ele e os outros presidentes queixam-se que as comunidades não têm vivido o samba e parte disso eles atribuem à falta de uma sede, um galpão para reunir os sambistas.
“Ninguém vê que a gente não tem um local pra montar o carro e, quando sai da avenida, não tem onde colocar. Tem que se virar. A gente tem que rebolar para colocar o número mínimo de pessoas na avenida”, desabafa Cássio Marcelo Silveira, da Ekyperalta, representante das comunidades da Zona Leste, Cecap, Eldorado e adjacências.
As dificuldades fizeram com quem os cinco grupos se unissem e a disputa, que em 2012 renderá o prêmio de R$ 10 mil, foi deixada apenas para os dias de avenida em prol do intuito maior de enaltecer o samba na cidade.
“Nós temos excelentes sambistas. Aliás, Piracicaba Sempre teve bons sambistas. Ano passado dois dos meus meninos... só deu eles na avenida”, empolga-se Tedico.
O secretário de Turismo, Omir Lourenço, reforçou durante coletiva de imprensa nesta sexta na prefeitura o aumento nas premiações para as escolas em 2012. “Trata-se de um prêmio informal de mérito às escolas. Estamos trabalhando porque sabemos da importância de se resgatar o carnaval na cidade”, falou.
As escolas celebraram neste domingo (4) a data com uma tradicional roda de samba no Largo dos Pescadores, às 15h. As bebidas e comidas foram vendidas pelas agremiações e os lucros foram voltados para a organização dos desfiles. Todos os enredos já estão definidos e em breve deve ser lançado um CD com todos os sambas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário