quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

CARNAVAL CARIOCA

RJ: CARNAVAL DE RUA TERÁ PATRULHAMENTO AÉREO


“Está aberta a temporada de caça aos mijões”. Foi com essa frase que o secretário municipal de Turismo e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello, anunciou o novo equipamento que a prefeitura vai utilizar para flagrar os foliões que fizerem xixi na rua.

Um dirigível, não tripulado, guiado apenas por controle remoto, fará o patrulhamento aéreo dos desfiles dos principais blocos da cidade a partir do dia 16 de fevereiro.

O “zepelim”, com 10 metros de largura e 2,6 metros de altura, terá capacidade para sobrevoar as rotas da folia por até 3h, a uma altura de 30 metros do solo.

As imagens captadas pelo equipamento vai ajudar a prefeitura a encontrar irregularidades e ver quais são os principais pontos de transtornos, de problemas como engarrafamentos, ambulantes ilegais e, claro, pegar os mijões.

“Depois da mochila espiã, o zepelim espião. Ele vai nos permitir analisar melhor os desfiles dos blocos, o que atrapalha a passagem de cada um deles e atuar mais rápido para que qualquer problema seja resolvido”, disse o secretário.

O novo equipamento vai se juntar às 560 câmeras já existentes instaladas nos principais pontos do município para o monitoramento do Carnaval.

Alguns aspectos como a posição da rede aérea elétrica, altura dos sinais de trânsito, estabilidade do piso, árvores e caçambas foram analisados pela equipe da prefeitura para o planejamento do percurso. Além disso, na semana anterior ao Carnaval, técnicos farão novas vistorias nos trajetos dos blocos de rua.

Fora o dirigível, o esquema especial para a folia já entra em operação a partir de amanhã. Durante o pré-Carnaval, serão 151 desfiles, que devem reunir quase 800 mil foliões. Nesse período, serão disponibilizados 2.150 banheiros químicos.

Para toda a festa, incluindo os dias oficiais, serão 15 mil banheiros, para dar conta dos 425 blocos. Durante o Carnaval, a cidade deve receber 850 mil turistas, movimentando a economia em US$ 628 milhões.

A prefeitura levantou uma ficha dos blocos para se preparar e definir as ações. Através do trajeto e público estimado, a Riotur, a Guarda Municipal, a CETRio e as secretarias de Conservação e Ordem Pública (Seop) se reuniram para organizar a segurança, coleta de lixo e interdições da via.

A Comlurb vai contar com 2.170 funcionários, que vão limpar a sujeira deixada pelos foliões. 
“Não queremos nenhuma surpresa. Aumentamos em 2 mil o número de banheiros e haverá controle e organização de filas. Além disso, a prefeitura já emitiu notificações suspendo obras em vias públicas durante o Carnaval”, disse o secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório.
BAND FOLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário