ENTENDA MELHOR
Na última quinta feira 23/JAN a prefeitura do Rio de Janeiro através da RIO TUR, divulgou uma nota na qual se manifestava não reconhecendo a entidade LESGA como organizadora dos desfiles do Grupo de Acesso A. (confira a nota da prefeirura na matéria anterior:CLIQUE AQUI ) O motivo para o desligamento da Lesga com a Rio Tur, teria sido motivado pela decisão de última hora durante a apuração, de não rebaixar nehuma escola do grupo A para o grupo B, o que teria gerado quebra de contrato, afirmou o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Melo, além de cinco escolas terem ficado sem suas respectivas notas. O motivo? A lesga afirmou que os jurados esqueceram de dar as notas.
ANULAÇÃO DOS RESULTADOS
A prefeitura informou ainda que, caso seja comprovada alguma irregularidade no julgamento dos desfiles, pode anular o resultado. A campeã foi a Inocentes de Belford Roxo, cujo presisente Reginaldo Gomes também é responsável pela Lesga. IRREGULARIDADES NO RESULTADO DE 2011 Em 2011 as notas das escolas foram trocadas. O delegado da 6ª DP (Cidade Nova), Fábio Ferreira, que investiga suspeita de irregularidades no Carnaval 2011 da Lesga alegou que um jurado preencheu as notas no lugar de outro durante avaliação do desfile de 2011. A irregularidade resultou no inquérito que apura crimes, como o de falsidade ideológica. Já a Lesga afirma que o jurado teve uma queda no banheiro e que seu braço se feriu no mesmo incidente, tendo que ser substituído por outro. A PALAVRA DE REGINALDO GOMES (PRESIDENTE DA LESGA)
"Presidente da Lesga e da Inocentes de Belford Roxo, Reginaldo Gomes disse que a entidade ainda não foi comunicada oficialmente sobre a decisão da Riotur, mas que fará uma reunião na próxima segunda-feira para tratar da questão com as escolas.
_ Em princípio, a Riotur poderia descredenciar a Lesga. Mas não tem direito de não reconher a Liga quanto entidade, pois é uma entidade associativa e que representa as escolas _ diz ele."
Reginaldo também fez críticas ao prefeito Eduardo Paes, que, segundo ele, teria questionado o resultado do Grupo de Acesso A um dia antes da apuração das notas. Desde outubro, circulavam e-mails afirmando que a Inocentes de Belford Roxo seria a campeã do grupo, enquanto Estácio, Rocinha e Tuiuti disputariam o rebaixamento.
_ Não foi de bom tom o prefeito questinar o julgamento. Se soubesse de algum possível resultado por antecedência, deveria ter descredenciado a liga no início do ano. Quanto às especulações sobre a vitória da Inocentes, as pessoas querem nos prejudicar, desmerecer nosso trabalho. É leviano _ diz Reginaldo.
(Trecho de entrevista ao jornal O Globo)
O ESCÂNDALO: LISTA DE ESCOLAS CAMPEÃS NOS PRÓXIMOS ANOS
Em entrevista ao jornal O Globo os presidentes das agremiações do Grupo de Acesso A "soltaram o verbo" e fizeram a denúncia de uma suposta lista com os nomes das próximas agremiações que seriam campeãs do carnaval do Rio de Janeiro, ganhando assim a tão sonhada vaga no Grupo Especial, além desta suposta lista foi falado ainda de ameaças de morte em represália aos presidentes que se manifestaram. Acompanhe a entrevista abaixo, com os presidentes Gustavo Clarão (Viradouro) e Oliver Pelé (Cubango): "Entre as escolas não-fundadoras da Lesga, repetem-se os protestos. Gustavo Clarão, presidente da Unidos do Viradouro, quinta colocada no Grupo de Acesso A, põe em xeque o resultado deste ano. E diz ser "lamentável" a atuação dos dirigentes da liga.
_ Fico muito triste de a Viradouro estar participando de um grupo como este, onde todo mundo já sabia o resultado antes do carnaval, que venceria a Inocentes. O mesmo já tinha acontecido ano passado, com a vitória da Renascer. É um papel lamentável que eles (os dirigentes da Lesga) vêm fazendo. Estão todos revoltados, mas é difícil fazermos algo, porque nem direito a voto na Lesga a Viradouro tem, por não ser fundadora da entidade. Fazer carnaval dando murro em ponta de faca é complicado. Estou a favor da moralização do carnaval, de que as autoridades responsáveis deem lisura ao grupo _ afirma Clarão.
Ainda segundo ele, seguindo uma suposta "lista" de campeãs do Acesso, ano que vem já estaria decidido que a Acadêmicos de Santa Cruz ou a Império da Tijuca venceria o carnaval.
_ Não tenho nada contra essas escolas. Mas todo mundo já sabe disso. Graças a Deus alguém está intervindo no grupo - afirma o presidente da Viradouro.
Oliver Pelé, presidente da Acadêmicos do Cubango, também afirma que a campeã de 2013 já estaria decidida, que seria a Santa Cruz. Há pelo menos três anos, ele vem questionando os resultados da Lesga, e afirma já ter recebido até uma ameaça de morte por isso. Ele comemorou a intervenção da Riotur no grupo A.
_ Demorou para eles acordarem. Está acontecendo há três anos. Fizeram uma filinha de campeãs. Ano passado, protestei. Fui multado, fizeram ameaças dizendo que escola abriria os desfiles. Este ano, se perdêssemos o carnaval para a Viradouro ou o Império Serrano, seria justo. Agora, o cavalo paraguaio não dá para aguentar (disse ele referindo-se à Inocentes de Belford Roxo). Só vêm ganhando os fundadores da Lesga. Para mim, isso é formação de quadrilha. Este ano ficou provado que continuam manipulando o resultado. E ainda informaram em cima da hora que não haveria rebaixamento. Chega de decidir o carnaval numa mesa de restaurante. Tem que ser na Avenida _ diz Pelé.
Para o dirigente da verde e branca de Niterói, a solução mais viável seria o retorno das Grupos A e B para a Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio (Aescrj), que adminitrou o segundo grupo até a criação da Lesga, em 2008. Ele diz ainda seria impossível a criação de um Grupo de Ouro, reunindo as agremiações do A e do B ano que vem.
_ Isso nunca existiu. É para enganar as escolas do Grupo B, para eles não reclamarem dos resultados _ afirma."
Nenhum comentário:
Postar um comentário