Portal valoriza cadeia produtiva do carnaval carioca
REGINA MAMEDE
Rio de Janeiro – Os profissionais responsáveis pela magia na Marquês de Sapucaí ganharão destaque no Portal do Carnaval, que deverá ser lançado em fevereiro de 2013. O projeto, uma parceira do Sebrae no Rio de Janeiro e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), foi apresentado nessa segunda-feira (01), no auditório da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), zona sul da cidade.Aderecista, chapeleiro, entalhador, diretor de harmonia e profissional de movimentos – responsável pela articulação das esculturas que desfilam na avenida –, além de grupos como Ala das Baianas, Comissão de Frente e Compositores estão entre as centenas de categorias que constam do cadastro.
Os profissionais formalizados como microempreendedores individuais (MEI) opinarão sobre cursos ou oficinas importantes para a sua formação. Tempo de experiência, escolas onde trabalhou, endereço e números de telefone também estão entre os destaques do ambiente virtual.
“O portal dá transparência às atividades, estimula a formalização e prevê uma série de capacitações para transformar em técnicas e práticas consolidadas o que hoje é um conhecimento intuitivo. Essa mudança vai representar qualificação ainda mais apurada e, consequentemente, mais valorização profissional”, avalia Heliana Marinho, gerente de Economia Criativa do Sebrae no Rio de Janeiro.
AGÊNCIA SEBRAE DE NOTÍCIAS
Mais do que conferir visibilidade aos que estão na linha de frente de uma das mais populares festas do mundo, o portal prevê integração entre os que trabalham nos bastidores. A página na internet reunirá ainda empresas de diferentes perfis, como ateliês de confecção de fantasia ao comércio varejista, hospedagem, agências de turismo e decoração.
“O portal será um banco de empregos e oportunidades, inserindo os micro e pequenos negócios em megaeventos previstos nos próximos anos”, afirmou o coordenador do projeto pela Unirio, professor Jair Martins de Miranda.
“Sempre sonhamos em mapear todos os serviços, produtos ou atividades que se relacionam com o carnaval. Esse é um portal para o mundo, porque quem quiser contratar passistas ou baterias, por exemplo, encontrará, facilmente várias opções”, reforçou a presidente da Associação das Mulheres Empreendedores (Amebras), Célia Domingues.
“A Finep já está de olho no carnaval, porque além de uma festa cultural, tem um braço econômico e midiático. O portal é importante por reunir toda essa turma, congraçar essas instituições em torno da festa”, disse o representante da instituição, Fábio Fabato.
O Portal do Carnaval é um desdobramento de um projeto nacional voltado para o estímulo à inovação através da aproximação de instituições científicas e tecnológicas com as micro e pequenas empresas que atuam no segmento da cultura. A proposta está acordada no edital Economia da Cultura Sebrae / Finep 02/2007.
Mais do que conferir visibilidade aos que estão na linha de frente de uma das mais populares festas do mundo, o portal prevê integração entre os que trabalham nos bastidores. A página na internet reunirá ainda empresas de diferentes perfis, como ateliês de confecção de fantasia ao comércio varejista, hospedagem, agências de turismo e decoração.
“O portal será um banco de empregos e oportunidades, inserindo os micro e pequenos negócios em megaeventos previstos nos próximos anos”, afirmou o coordenador do projeto pela Unirio, professor Jair Martins de Miranda.
“Sempre sonhamos em mapear todos os serviços, produtos ou atividades que se relacionam com o carnaval. Esse é um portal para o mundo, porque quem quiser contratar passistas ou baterias, por exemplo, encontrará, facilmente várias opções”, reforçou a presidente da Associação das Mulheres Empreendedores (Amebras), Célia Domingues.
“A Finep já está de olho no carnaval, porque além de uma festa cultural, tem um braço econômico e midiático. O portal é importante por reunir toda essa turma, congraçar essas instituições em torno da festa”, disse o representante da instituição, Fábio Fabato.
O Portal do Carnaval é um desdobramento de um projeto nacional voltado para o estímulo à inovação através da aproximação de instituições científicas e tecnológicas com as micro e pequenas empresas que atuam no segmento da cultura. A proposta está acordada no edital Economia da Cultura Sebrae / Finep 02/2007.
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