sábado, 16 de novembro de 2013

BLOCO TIMONEIROS DA VIOLA (RIO DE JANEIRO/RJ)

Via Facebook
TIMONEIROS DA VIOLA VAI HOMENAGEAR CANDEIA EM 2014. BLOCO SAI DIA 23 DE FEVEREIRO
Ícone da Portela e da música brasileira, compositor foi sugerido por Paulinho da Viola em reunião com o presidente do bloco, Vagner Fernandes.
Apontado como um dos maiores sambistas de todos os tempos, Antônio Candeia Filho, mais conhecido como Candeia (Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1935 - Rio de Janeiro, 16 de novembro de 1978) será reverenciado pelo bloco Timoneiros da Viola no Carnaval de 2014. A escolha foi uma sugestão de outro ícone da MPB, Paulinho da Viola, fundador e anfitrião do Timoneiros.
"É uma homenagem justa àquele que ajudou a construir a história da MPB e trouxe luz para os sambistas, sobretudo em um momento no qual o gênero não não tinha a aceitação e a repercussão dos tempos atuais", destaca Paulinho da Viola.
"Candeia, assim como a Clara Nunes, o próprio Paulinho e Martinho da Vila, pôs por terra preconceitos no mercado fonográfico, despertando a atenção de diretores de gravadoras e do grande público de que o samba é, de fato, nossa matriz musical e que, portanto, qualquer hostilização em relação ao gênero era inconcebível e fora de propósito. E mais do que isso, era um homem que tinha consciência plena de sua importância como artista e porta-voz da cultura negra", destaca Vagner Fernandes, presidente do Timoneiros.
Selma Candeia, filha do autor de "Dia de graça", ressalta a emoção de ver o pai sendo homenageado e reconhecido publicamente por um bloco de Carnaval.
"O Timoneiros vem cumprindo um importante papel, que é o de mostrar para as novas gerações a relevância de nomes que, embora não midiáticos, são fundamentais para que se compreenda a história de nossa música, de nossa cultura. Estaremos juntos, nós do Granes Quilombo e o Timoneiros no Carnaval de 2014. Vamos mostrar a nossa força, a força do samba, a força da tradição, na rua, para o povo, com o povo. Salve Paulinho, salve Candeia, Manacéa, Monarco, Donga, João da Baiana, Pixinguinha, Noel e todos os grandes de nossa MPB", diz Selma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário