Escolas de samba mostram apreensão com o desfile do Carnaval de 2014
14 Nov 2013 . 17:00 h . Tiago Melo . portal@d24am.com
Presidentes afirmam que ainda não receberam o Edital do Governo do Estado que rege as regras do evento. Robério Braga garante solução para a terça-feira.
[ i ]
Manaus - Em reunião na tarde desta sexta-feira, presidentes de sete Grêmios Recreativos Escolas de Samba (GRES) do grupo special de Manaus mostraram insegurança com a realização do desfile das escolas em 2014.
De acordo com eles, uma série de indefinições a respeito do Carnaval 2014, coloca em risco a realização de um dos maiores eventos culturais do Amazonas. “Estamos vivendo uma situação de inconstância na qual não sabemos se o Carnaval vai acontecer ou não no ano que vem. Ainda não temos nem sequer o edital do governo”, afirmou Elimar Cunha.
Devido a essa indefinicação, surgiram muitos problemas, afirmou Luís Pacheco, presidente da Mocidade Independente de Aparecida. “Estamos tentando salvar o Carnaval do ano que vem, porque se demorarem ainda mais para liberar o edital e a verba, teremos um mês para fazer tudo, o que é impossível. Sendo que nós sempre começamos a nos preparar no mês de setembro e agora em novembro já era para termos iniciado a montagem dos carros alegóricos”, comentou ele.
Falta de material e tempo são outras duas grandes preocupações dos presidentes, que não descartam a possibilidade de desistir do carnaval de 2014. “Fora que temos que encomendar todo o material do Rio de Janeiro, visto que as lojas de Manaus não conseguem atender a demanda e muito menos o nível que exigimos em nossas apresentações. Teríamos que retroceder e voltar a usar o TNT”, completou Luiz Gilberto, presidente d’A Grande Família.
No Carnaval de 2013, cada escola de samba recebeu do Governo do Estado a verba de R$ 249 mil, além de R$ 125 mil da Prefeitura do Município. “Este ano ainda não temos nenhum valor de verba definidos, mal temos um edital. Então pedimos ao governador, e ao prefeito também, que se sensibilizem e que liberem o edital até o final do mês de novembro, que é o nosso prazo máximo”, afirmou Luís Pacheco.
Secretário diz que só escolas regularizadas receberão verba
De acordo com titular da Secretaria de Estado de Cultura, Robério Braga, uma nova reunião nova será realizada com as escolas de todos os grupos na próxima terça-feira. "O edital já está pronto e ele será repassado aos presidentes de todas as escolas na próxima terça, quando realizaremos uma nova reunião. Na segunda também realizaremos uma reunião, esta, contudo, será interna, somente para a equipe da secretaria", afirmou ele.
O secretário afirmou também que muitas escolas de samba estão inadimplentes e algumas chegam até a falsificar documentos. "Estamos apurando tudo isso com muita cautela. Não há porque se preocupar, o Carnaval 2014 será realizado normalmente no Amazonas, mas só as escolas devidamente regularizadas poderão participar", disse o secretário. “Há casos de escolas que de tão inadimplentes não conseguirão jamais firmar convênio com o Governo do Estado ou com a Prefeitura do Município”, completou ele, sem dar nome às escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário