quarta-feira, 21 de agosto de 2019

GRCES UNIÃO DA ILHA DA MAGIA (FLORIANÓPOLIS/SC)

Era uma vez... Valdir Dutra, o Mago do Teatro Infantil!


Era uma vez, há muito tempo atrás... Um menino de nome Valdir, nascido nas longínquas terras dos Ingleses, na bela Ilha de Santa Catarina. A vida era dura, as dificuldades eram grandes e para ajudar a sua família, começou logo cedo a trabalhar. Apesar de toda luta, nunca deixou de frequentar a escola, afinal sabia que a educação seria uma forte aliada para ajudar a buscar seus objetivos. Adorava assistir aos filmes do Velho Oeste, querendo ser um valente Cowboy. Um menino com alma de artista, que se encantava com as produções Hollywoodianas e sempre que podia e que o dinheiro permitia, se refugiava no cinema para viajar no seu mundo de sonhos. 
O tempo passou e o menino cresceu... e para ficar mais próximo de sua paixão foi trabalhar nos cinemas da cidade. Valdir queria poder mergulhar de cabeça nesse universo fascinante da sétima arte, mas a realidade da vida não se mostrava nem um pouco favorável, impondo limites incômodos para alguém que queria mais do que um salário para pagar suas contas no final do mês, ele queria ter mágica na sua vida! 
Nas histórias do “Era uma vez...”, tudo pode acontecer de uma hora para outra, muitas vezes de uma forma inusitada, e assim foi com nosso Valdir. Para complementar sua renda mensal, arrumou um trabalho extra como bilheteiro no Teatro Álvaro de Carvalho, o popular “TAC” e foi aí que tudo começou a mudar. Um mundo novo se descortinou diante de seus olhos, era a magia do Teatro.
 Valdir era pura fascinação e não se conteve, passou a acompanhar todas as montagens dos espetáculos, nenhum detalhe passava despercebido. Vivia uma sucessão de novas emoções que trouxe mais forte do que nunca seu desejo de trabalhar na construção de sonhos, agora a oportunidade estava ali diante de seus olhos e não mais em um país distante. 
Esse contato mudou definitivamente sua vida. O primeiro passo foi ingressar num grupo de teatro, participando de várias produções teatrais, mas não parou aí, ele queria muito mais... Desejava ter independência para buscar novos caminhos e desenvolver produções diferenciadas. Valdir era um sonhador e sua mente borbulhava de ideias, muitas vezes difíceis de serem acompanhadas.  Para pôr em prática todos os seus planos, a solução foi criar seu próprio grupo, nasceu então: O Grupo Independente de Teatro.  
Liberto das amarras e podendo pensar em novas direções, chegou o momento de pôr em prática tudo aquilo que um dia ousou sonhar: criar seu mundo de faz de conta e aventuras. A resposta para isso foi enveredar em um universo até então pouco explorado na cidade, que por mais encantador que pudesse soar, era por todos considerado um caminho arriscado, a produção do Teatro Infantil. Valdir usava a dificuldade como o combustível de superação e aquilo que todos consideravam inimaginável até então, foi para ele a motivação. Nesse momento surgiu na cidade de Florianópolis o mundo do “Era
uma vez...” E assim se passaram 60 anos que as cortinas desse universo mágico foram levantadas pela primeira vez e a partir de então, o espetáculo nunca parou! 
 Nesse palco de sonhos, ao longo dos anos, foram produzidas tantas histórias de aventuras, todas sempre tocando na alma da criançada. Um mundo mágico surgia a cada temporada, tudo era possível e fascinante. E agora, passados 60 anos desde que tudo começou, no exato momento em que o Mestre Valdir Dutra completa 80 de anos de vida, o carnaval de Florianópolis fará uma grande homenagem através do enredo da Escola de Samba União da Ilha da Magia. Essa notícia empolgante se espalhou como mágica pelos cantos mais longínquos do mundo real e do imaginário...
A euforia tomou conta do universo mágico do “Era uma vez...”, com a chegada das informações sobre esta homenagem que será feita no Carnaval de Florianópolis. Este grande acontecimento fez o governo das “Terras do Faz de Contas” enviar um comunicado oficial a Escola de Samba União da Ilha da Magia, responsável por esta homenagem, avisando para se prepararem, pois irão receber em suas terras, a delegação oficial do “Reino do Era uma vez”, composta por todos os personagens que fazem questão de estar presentes.  O Ratinho Sabido e o Gato de Botas ficaram com a incumbência de organizar toda caravana com a ajuda dos Três Porquinhos e da Chapeuzinho Vermelho, sob a supervisão do Lobo Mau e da Bruxa. Todos têm a consciência que tudo deverá ser muito bem organizado desde sua saída das longínquas “Terras do faz de contas” até a chegada na Passarela Nego Quirido com toda pompa e circunstância que esta homenagem merece. Informam também, que vão aproveitar o desfile, para condecorá-lo com a maior comenda do “Reino do Era uma Vez”, simbolizando eterna gratidão. Na ocasião, terá uma apresentação coreografada dos clarins da Guarda Real, necessários para anunciar esta honraria. Avisam que tudo estará perfeitamente integrado ao ritmo feroz da Bateria Tribuzana para tornarem esta celebração única e especial. E por antecipação, enviaram o conteúdo do pronunciamento que será feito:
-“Mestre Valdir Dutra, nós os personagens encantados em comunhão com os atores que nos deram vida em suas produções teatrais ao longo desses 60 anos,  sempre observamos todo o amor, a garra, a determinação e os sacrifícios que você e toda família fizeram para sempre levar a magia do “faz de conta” para criançada. Por tudo isso, queremos hoje, compartilhar com todos os componentes da Escola de Samba União da Ilha da Magia e o grande público presente ao Carnaval de Florianópolis, nossa singela homenagem. Grande Mestre, orgulhosamente nós o condecoramos com a comenda régia “O Mago do Teatro Infantil”, pela dedicação de uma vida inteira a realizar sonhos e trazer encantamento às gerações de crianças! Vida Longa ao Grande Mago Valdir Dutra! Viva o Teatro Infantil! Viva às crianças!”
Jaime Cezário Carnavalesco e Autor do Enredo

2 comentários:

  1. Tive o prazer de trabalhar com valdir dutra e conviver com a família... pensa numas pessoas de coração grande... que acolhia a gente em sua casa .. e a com8da que a neuza dutra fazia pra gente... amo eles ...homenagem maravilhosa. Grande valdir dutra...abraço...parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Tive o imenso prazer de trabalhar com valdir dutra nos palcos pelo estado...e coniver com aquela família que sempre recebia a gente com um sorriso...pensa numas pessoas de bom coração... e a comida que a neuza e a angelita faziam pra gente... pessoas muito especiais... amo muito essa família... grande e merecida homenagem... parabéns valdir... obriga união da ilha por dat valor a esse grande mago da ilha.. muita saudades...

    ResponderExcluir