Sinopse enredo 2022
NO CORTEJO DA FOLIA, SOU COROADO NA AVENIDA
Rei Momo mandou avisar
O grande dia da folia chegou!
Tocam as trombetas!
Abrem-se os portões da Avenida!
Os arautos anunciam o grande cortejo da realeza do Carnaval:
– Ao grande público, sambistas, senhoras e senhores, todos estão
convidados para cerimônia de Vossa Majestade, o Coroado de
Jacarepaguá!
-Segurem a bola e retirem as crianças de “campo” porque agora é
hora de samba.
– Quem está na cabeça de pista, no final da passarela ou atrás das
arquibancadas; venham, assistam e aplaudam o cortejo da nossa
Agremiação!
HOJE O DIA COMEÇOU ASSIM…
Na Cidadela de Deus tivemos um ano diferenciado cheio de expectativas e desafios para os habitantes das vilas que formam este enorme domínio: são artesãos, comerciantes e foliões. Descemos a Colina da Luz com nosso escudo e brasão soerguido no peito rumo à Avenida Intendente Magalhães para uma comemoração numa Batalha Carnavalesca Especial. Defendemo-lo com as garras de um jacaré e como presa em nossos braços de torcedores apaixonados! O Coroado é Redentor! Quem cai em suas graças está livre de aflições e desamor. De lá pra cá, após tantos anos, continua a encher nossos corações de alegria, festividade, sociabilidade e muito samba. “Tá Xuxu-Beleza, vamos sambar porque é Carnaval!” Em torno de seu nome reunimos muitos asseclas de tantos outros reinos e impérios que compõe a Folia Carioca.
SAMBA NO PÉ, ARTE NA MÃO E COROADO NA ALMA!
No período dos preparativos para a celebração do Cinquentenário do Reino Coroado tivemos mudanças em sua realeza. As mãos dos artistas manufaturam a beleza da nossa arte traduzido em trajes, carros e vagões. Diversas vidas ao redor: seja para desfilar e dançar, seja para assistir e aplaudir. Durante este período, no interior do Castelo, na Arena Especial, acontece a Justa de samba-enredo. O enfrentamento dá-se com grupos de trovadores munidos da melhor poesia defendendo sua honra. Com a presença de todo povoado, a cada eliminatória, uma emoção. Vale o que mais empolga, o refrão que pega na veia e o calor do público. Ao vencedor: aclamação da plateia e a entrega do prêmio pelas mãos de Vossas Altezas, os Duques. A palavra de ordem passa a ser treinar e treinar, ainda mais, para o Carnaval. Os soldados sempre a postos nas torres vigiam o Castelo e toda região, principalmente no período que antecede o combate carnavalesco. A Infantaria Pesadíssima com surdo, repique, tamborim e toda sua artilharia afinam-se em harmonia. Dão a marcação e ritmizam as notas. Muitos anos de disputa para ser o melhor a cada Carnaval. Fazemos para realizar o melhor e sermos vencedores. Vitoriosos já somos pela união e amor ao brasão!
COROADO EM BATALHAS DE CONFETE, LUTAS E GLÓRIAS!
E segue forte o Exército Real em sua marcha marcial! Não foram poucos os carnavais que saímos a campo para defender nosso escudo, aquilo que cremos e o que nos faz bem. Cantamos o que nos alegra! Carregamos nosso orgulho quando saímos de nosso Castelo em direção à próxima disputa. É bom recordar grandes carnavais nas antigas e principais Avenidas da Folia. Estivemos em campos de batalha de confete, boemia e malandragem como Fazenda Vila Isabel, Largo do Rio Branco, Campo do Engenho de Dentro e no próprio Caminho Imperial de Magalhães no tempo de outrora. De tantos duelos, nem sempre campeões, mas nunca desertores! Nestes locais registrados pela história do carnaval defendemos do sagrado, Yemanjá ao ambientalista Chico Mendes. Homenagens a sambistas como Martinho da Vila e Aluísio Machado fortalecem a dignidade de abrilhantar nossa raiz. A representatividade do Coroado inspira-se na cultura popular nacional, nos heróis e na sua memória. As lutas que travamos anualmente repercutem de forma positiva em forma de condecoração como prêmios e troféus. Nossa batalha não nunca é em vão!
DESFILE COROADO NO CARNAVAL
Hoje a Realeza Carnavalesca em cerimônia, na forma de desfile, perpetua nossa escola como Patrimônio Imaterial Sociocultural da Cidade de Deus! Pierrô, Arlequim e Colombina juntam-se à esta grande celebração dos 50 anos do G.R.E.S. Coroado de Jacarepaguá! Hoje o Grande Salão é a Avenida! Aqui todo mundo é Alta Nobreza! O Samba “comendo” solto. A Corte em festa com a presença ilustre das Altas Damas dançando e girando com leveza a Carola. O banquete servido! Para brindar nada melhor que cerveja para “bebemorar“. Para se deleitar, o suculento churrasco não poderia faltar. É com muita alegria que festejamos! Chegada a hora mais aguardada, o ritual litúrgico. Pelas mãos do Rei Momo e com a benção de São Sebastião está realizada a Coroação! Apoteose aclamada! Parabéns Coroado de Jacarepaguá! Que teus carnavais conquistem mais admiradores e fortaleçam sua hegemonia. Aos nossos Pequenos Príncipes e Princesinhas fica a herança em defender a marca registrada desta comunidade no Rio de Janeiro, no Brasil e no Mundo! Viva o Rei Coroado! Vida longa ao Coroado!
Guto Carrilho
Carnavalesco
“Quando nos envolvemos em algo que é nossa vocação natural, o nosso trabalho assume a qualidade de um jogo e é o jogo que estimula a criatividade.” – Linda Naiman
“O povo não existe por causa do rei, mas o rei existe por causa do povo.” – John Milton
Nenhum comentário:
Postar um comentário