Desde o antológico "Menina, quem foi teu mestre", na disputa do Salgueiro em 2009, nenhum samba-enredo havia causado tanto rebuliço entre os sambistas como o da parceria de Wanderley Monteiro. Com moldes diferenciados e muita qualidade, destacou-se desde o início e acabou ofuscando um pouco os demais concorrentes. Excetuando-se esta obra, a safra da Portela é boa e nivelada, com sambas de qualidade. O enredo, sobre as festas da Bahia, ajudou muito e as letras da maioria das obras são muito boas. As melodias, no geral, ficam um pouco atrás. A maioria é pra cima e não possui variações muito marcantes. É grande a curiosidade para saber qual será o desfecho desta disputa, já que a primeira vista o samba de Wanderley Monteiro & Cia parece favorito absoluto. Mas como seu padrão foge ao convencional, tanto em letra quanto em melodia, é preciso saber se a escola vai querer arriscar.
RESUMINDO: A safra possui um samba diferenciado e de muita qualidade, que desde o começo ganhou imensa torcida dos sambistas. Disputa com outros de padrão convencional a preferência da escola pelo que lhe é mais adequado.
Abaixo estão os três sambas que, na opinião do Carnaval de Avenida, são os melhores da Portela.
O samba de Ciraninho, Claúdio França, Diogo Nogueira, Leandro Fregonesi e Rafael dos Santos tem uma letra bastante poética, seguindo o nível da safra. A melodia tem algumas boas e marcantes variações, apesar de, na gravação, estar um pouco lenta. Bom samba, sem nada de espetacular mas sem grandes defeitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário