Escolas de samba se desligam da Uesp e criam nova Associação
Redação SRZD | Carnaval/SP | 20/04/2012 16h31
Participaram do encontro representantes das escolas: Uirapuru da Mooca, Mocidade Unida da Mooca, Barroca Zona Sul, Prova de Fogo e Unidos de São Lucas.
Pela SPTuris participaram o presidente Marcelo Rehder, os diretores Everaldo Junior (Eventos), Arley Aires (Financeiro) e Luiz Sales (Ações Estratégicas e Comunicação).
Carlos Roque, gerente de eventos e que tem feito reuniões regulares com todas as agremiações da Uesp e Aicasp também participou.
Quem também marcou presença foi Paulo Sérgio Ferreira, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, Neno, que foi da diretoria de anos anteriores da Uesp, e Luiz Telles, presidente da escola de samba Unidos do Peruche que ficou responsável pela consultoria jurídica para a formação da nova entidade.
O objetivo do encontro foi informar que as escolas de samba Uirapuru da Mooca, Mocidade Unida da Mooca, Barroca Zona Sul, Prova de Fogo e Unidos de São Lucas passam a integrar a Associação Independente Carnaval São Paulo, a Aicasp.
Com a nova associação, as escolas buscam maior autonomia, otimização de recursos e transparência em todas as questões ligadas ao desfile do grupo 1, considerada a terceira divisão do samba paulistano.
Sidnei Aguilera, presidente da Uirapuru da Mooca, foi nomeado presidente da Aicasp e explicou ao SRZD-Carnaval/SP os motivos para a criação do novo órgão.
"A idéia surgiu diante das dificuldades para a assinatura de contrato com a SPTuris. As escolas que compõem a nova associação tiveram diversos desconfortos neste Carnaval de 2012 e buscam agora uma nova forma de conduzir diversas questões quem envolvem o Carnaval. A Aicasp será uma representante oficial das escolas, sem depender de terceiros. Queremos dar um andamento mais rápido nas questões de assinaturas de contratos e ter uma aproximação maior com a Liga Independente e com a SPTuris. Queremos apenas buscar o melhor para as agremiações e para o Carnaval de São Paulo."
O presidente da nova associação afirma que objetivo da Aicasp não é se opor a Uesp e sim buscar profissionalismo e transparência na condução de todas as etapas da organização e realização do Carnaval.
O presidente da nova associação afirma que objetivo da Aicasp não é se opor a Uesp e sim buscar profissionalismo e transparência na condução de todas as etapas da organização e realização do Carnaval.
"Não queremos afrontar a diretoria da Uesp, mas sim buscar melhorias para o Carnaval através de idéias e ações que irão priorizar a transparência e a lisura de todas as questões que enlvem o desfile."
Sidnei afirmou ainda que mais escolas poderão integrar a nova associação e que nos próximos dias, apresentará novidades.
Quanto a legitimidade da Aicasp, ele é categórico.
"Nós estamos discutindo a criação da Aicasp desde dezembro do ano passado. Montamos um estatuto, ata de fundação, ata de posse da diretoria e registramos no cartótio. Tanto a SPTuris quanto a Liga reconheceram a legalidade da entidade. O concurso é o mesmo, todas continuarão desfilando pelo grupo 1 na segunda-feira de Carnaval. O que irá diferenciar são questões administrativas para a montagem do planejamento do Carnaval de 2013."
A equipe de reportagem do SRZD-Carnaval/SP entrou em contato com o presidente da Uesp, Kaxitu Ricardo Campos. Até o momento, ele não foi localizado para comentar o assunto.
O grupo 1 do Carnaval de 2013 será composto pelas escolas de samba Uirapuru da Mooca, Mocidade Unida da Mooca, Barroca Zona Sul, Prova de Fogo, Unidos de São Lucas, Dom Bosco, Torcida Jovem, União Imperial, TUP, Colorado do Brás, Camisa 12 e Tradição Albertinense.
O desfile está programado para segunda-feira, dia 11 de fevereiro no sambódromo do Anhembi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário