"Nenê Apresenta Seu Musical: Rainha Raia Nas Asas
do Carnaval"
Introdução
Nesta raia
iluminada, o Anhembi como grande palco transforma-se com a magia e a fantasia
do Carnaval.
A nossa
querida "Nenê" invoca esse encantamento para que, diante dos nossos
olhos, os sonhos e paixões de uma menina chamada Maria Cláudia retornem ao
passado e se materializem no nosso Espetáculo Musical.
Certamente
todos nós nos emocionaremos com essa trajetória que será contada de forma não
linear rumo ao estrelato da querida Rainha do Teatro Musical.
Primeiro setor - Abertura -
Sonho e paixão
Como por
encantamento a menina Maria Cláudia é apresentada por sua mãe, dona de uma
Academia de Dança, à dança clássica.
Apaixona-se
pela delicadeza dos movimentos e o som das melodias que os embalam.
Determinada, assistindo os dançarinos mais adiantados atuarem, decide realizar
seu Sonho de ser a maior "Prima Bailarina" do mundo. O balé tinha a
aventura, grandes estórias de amor e muita cor, movimento e brilho das luzes
dos palcos compunham aquela magia. "O Balé Romeu e Julieta" passa a
ser a sua obra preferida.
Assim,
envolvida por esse enorme amor a dança, amplia o seu olhar para além das
academias e descobre na telinha da TV os grandes Musicais da "Era de Ouro
do Cinema Musical".
Neste momento
a pequena bailarina se imbui do desejo de aprender a cantar e interpretar
ampliando seu sonho de atuar nos musicais. Para consolidar de vez esta paixão,
teve a oportunidade de ver um "Show de Revista" ao vivo.
Agora o
caminho está traçado, só basta passo a passo trilhá-lo rumo à concretização do
seu apaixonante Sonho Dourado.
Segundo setor - E a magia
continua
Quando
assistiu a um espetáculo circense foi arrebatada por aquele encanto das cores,
luzes e movimentos frenéticos dos atores que desfilavam suas habilidades número
a número.
Seu grande
"Príncipe Encantado" surgiria na figura do esbelto Domador de
Elefantes, pelo qual se apaixonaria. Como toda criança imediatista, planeja
fugir com o circo, integrando-se à "Trupe" e, quem sabe, casando-se
com este "Príncipe".
Para ela,
como "Paixão que dá e Passa", a fuga fica na fantasia, pois seu
cotidiano muda rapidamente ao conhecer um novo mentor.
Lennie Dale
coreógrafo e bailarino, americano erradicado no Brasil, transforma a menina
Maria Cláudia de apenas sete anos em uma dançarina mais versátil,
apresentando-a as coreografias do Jazz.
Pequena,
porém extremamente talentosa, seu novo mentor a chamava de Lennie Dale de
saias.
Ele a levou a
vários ensaios do Musical "Dzi Croquetes", show psicodélico e
revolucionário no formato burlesco com ares de modernidade. Com uma técnica
apurada e uma enorme vontade de crescer profissionalmente, Maria Cláudia Raia
com treze anos fez parte do Ballet Stagium em São Paulo, ganha uma bolsa e
parte para os Estados Unidos com o intuito de estudar dança, onde ficaria por
um ano.
Em Nova York,
capital do mundo e centro de referência em teatros que recebem os Musicais, a
jovem se deleita ao assisti-los, enchendo de mais desejos o seu coração tão
apaixonado por seu ideal.
Após assistir
o musical A Chorus Line, o seu desejo transforma-se em determinação. "É
isso que eu quero ser; uma estrela dos Musicais ", então todos os seus
esforços e dedicação traçarão novos rumos à sua carreira.
Maria Cláudia
retornando a América do Sul foi para Buenos Aires na Argentina onde dançou como
bailarina clássica no Teatro Colón e atuou simultaneamente como dançarina em um
Show de Revista chamado Sexytante no Teatro El Nacional durante um ano.
De volta ao
Rio de Janeiro, soube das audições para montagem brasileira do musical "A
Chorus Line" que assistiu na Broadway.
Entre
milhares de candidatos é a escolhida para o papel de Sheila Bryant, um dos mais
marcantes personagens desta montagem, assim estreando em seu primeiro musical,
que estará em destaque no setor dedicado as adaptações montadas no Brasil.
Terceiro setor - A camaleoa
Claudia no cinema e na TV
A nossa
protagonista transita entre os veículos de mídia constantemente, destacamos as
atuações irrepreensíveis nos filmes Kuarup e Boca de Ouro.
Nas películas
como na Televisão e no Teatro varia seus personagens entre cômicos e dramáticos
mantendo sempre a expectativa na construção de um novo tipo.
Como não
existiam, na época, muitas produções teatrais do gênero musical. O estar o mais
próxima possível do publico e acalentar seus sonhos de grande estrela a fazia
inserir-se mais e mais no meio artístico.
Sua atuação
marcante no musical "A Chorus Line" chama a atenção de Jô Soares que
assistiu ao espetáculo na época.
Ele se torna
o grande padrinho profissional da jovem artista, descortinando uma quantidade
de possibilidades de atuação em outros veículos de exposição como a Televisão
acalentando os seus mais profundos desejos. Foi chamada por Jô para atuar no
quadro "Vamos Malhar" do programa humorístico, "Viva o
Gordo" Fazendo uma sensual personagem que lembrava muito a do musical.
Sua primeira
atuação em novelas foi em Roque Santeiro ao lado de Yoná Magalhães e Isis de
Oliveira. Em seus trinta anos de carreira atuou em vinte e uma novelas de TV e
fez personagens marcantes transitando entre cômicos e dramáticos, vilãs e
heroínas com a mesma desenvoltura.
Continuando
com a televisão, fez parte de Séries como, a superprodução Mad Maria,
Mini-Séries, Humorísticos, Especiais e incluindo um Programa Musical que levava
o seu sobrenome.
Claudia Raia
destaca quatro personagens que refletem bem sua versatilidade, são eles;
Tancinha da novela "Sassaricando", Engraçadinha mini-série com o
mesmo nome, de Nelson Rodrigues, Tonhão do humorístico "TV Pirata" e
Donatela da novela "A Favorita".
Todas as
formas de se expor em outras mídias só fazem dar mais credibilidade e prestígio
a sua carreira, impulsionando mais ainda seu ideal de construir uma sólida
imagem de Dama do Teatro Musical, que é a sua grande referência de vida
profissional.
Quarto setor - Nova era dos
musicais
Paralelamente
aos seus trabalhos na TV e no Cinema, Claudia Raia continua atuando no teatro e
mantém o foco na sua eterna paixão pelos musicais. É importante ressaltar que,
esse caso de amor dela por este gênero teatral e a persistência em investir
nesse sonho a levou a tirar quase que do ostracismo os musicais no Brasil.
Ela
participou de muitas produções internacionais adaptadas para o Português e
algumas de autoria nacional. Ao todo, até o momento, fez parte de quinze.
As adaptações
em destaque têm enorme fama no exterior. Começamos com A Chorus Line de 1984,
que conta as estórias e agruras daqueles jovens até chegarem aquele momento das
audições para a seleção do elenco para um novo musical.
Splish Splash
de 1988 é a estória de um amor proibido entre um casal jovem ambientado em
meados da década de 50 com jovens rebeldes em conflito com a sociedade
convencional.
A polêmica
produção A Pequena Loja Dos Horrores 1989, mostra a paixão de uma jovem por um
excêntrico dono de uma loja que guarda uma planta carnívora gigante, faminta e
ciumenta.
O Beijo Da
Mulher Aranha de 2000, conta os conflitos de dois prisioneiros, um político e
outro homossexual e um personagem fictício em forma de mulher que povoa a
fantasia de ambos. Sweet Charity 2006 apresenta uma protagonista pobre e
azarada que não tem fé na vida até uma virada do destino em que conhece um
sujeito bonito e abastado que se apaixona por ela. Apresenta-a ao seu mundo,
mas, sem acreditar em tamanha sorte ela rejeita o seu amor por não achar-se
merecedora de tanto.
Cabaret de
2011. A protagonista é uma artista em um cabaré de quinta categoria que sonha
em ser uma grande artista. Envolve-se com um grande figurão da Alemanha nazista
na época da segunda guerra mundial e tenta usá-lo como trampolim.
Simultaneamente se apaixona por um jovem da resistência e revolucionário
criando um conflito moral e sentimental.
Crazy For You
de 2014 se passa em uma metrópole aonde chega uma jovem xucra vinda do interior
e é apresentada a um mundo novo dos bastidores do teatro por um playboy da
noite que vê nela um grande talento e a incentiva até fazê-la virar uma grande
estrela dos palcos.
Ela
protagonizou estes musicais entre outros, todos bem produzidos, bem cuidados e
encenados, alguns com sua presença apenas como atriz e outros também contando
com a sua veia produtora.
A consequência
disso foi uma injeção de credibilidade no talento brasileiro. Assim aqueceu-se
o mercado teatral para a vinda e ou criação de novos textos musicados para o
gênero.
Quinto setor - Claudia Raia
"Mulher Show"
Com muito
suor e dedicação, a realidade superou em muito os seus maiores sonhos. Claudia
intercalou os seus esforços entre musicais internacionais e produções autorais.
Criou Shows
com o intuito de mostrar seu potencial e iluminando seu sobrenome nos letreiros
dos teatros, todos com a aclamação da audiência e da critica. Esse sucesso dá a
possibilidade da criação de um dos musicais mais ousados na historia teatral
brasileira.
O musical
"De Pernas Pro Ar", seguindo a imaginação da agora autora Claudia
Raia, cria uma pacata dona de casa que se vê em desespero quando suas pernas
ganham vida própria e se rebelam contra sua dona e infernizam e influenciam as
mudanças de rumo que tomarão a vida.
Esse enorme
sucesso acaba viajando por todo o país se tornando um dos maiores recordes de
público do mundo teatral. Como produtora participa da montagem do musical
"Chaplin" estrelado por Jarbas Homem de Mello.
Por fim
"Raia 30 Anos" traz aos palcos uma coletânea dos personagens
emblemáticos do teatro, cinema e televisão vividos pala versátil atriz. Muitos
musicais internacionais hoje recebem montagens nacionais e como os próprios
detentores dos direitos constatam, nossas adaptações acabam sendo melhores que
as originais.
Tudo isso se
deve em grande parte à persistência e fé no Grande Sonho dessa Guerreira
Claudia.
No maior de
todos os palcos, o Sambódromo, nós da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde
seremos protagonistas, coristas, atores e múltiplos personagens nesse grande
Musical do Samba. Homenagearemos Claudia Raia que voou nas asas da imaginação
para brilhar e se tornar a "Rainha dos Musicais". E seus trinta anos
de dedicação, paixão e amor a arte de dançar, cantar e representar como só uma
grande estrela pode personificar.
Obrigado
Claudia Raia por você existir no nosso Teatro Musical e nas nossas vidas.
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