NOTA DE PESAR DA ACADEMIA DE SAMBA ASAS DA LIBERDADE DE ESTÂNCIA VELHA
A S.E.R.B.C. Asas da Liberdade, inscrita sob CNPJ de número 07.139.566/0001-48, entidade com dezoito anos de atuação no município de Estância Velha, localizada na Rua Cândido Portinari, 30, Rincão dos Ilhéus, foi fundada em 20/04/03.
Ao longo desta história, tornou-se referência municipal e regional no fomento e desenvolvimento da cultura afro-brasileira e do segmento carnavalesco.
A Asas da Liberdade é Pentacampeã do Carnaval Municipal de Estância Velha, Bicampeã do Carnaval Regional, três vezes Vice-Campeã regional e Campeã do Carnaval Regional da Cidade de Sapiranga. Todos estes títulos são um atestado da responsabilidade, comprometimento e qualidade incansáveis buscadas por nossos dirigentes e componentes ao longo destes dezoito anos de atuação, onde representamos o Bairro Rincão dos Ilhéus e a cidade de Estância Velha, trazendo reconhecimento e méritos à cultura desenvolvida e preservada por nossa Entidade.
Começamos nossas atividades em Campo Aberto ao lado da Escola Nicolau, no Bairro Rincão dos Ilhéus, seguindo para uma área na Avenida dos Açores, no mesmo Bairro, onde ficava instalada nossa Sede de trabalhos, totalmente destruída por um incêndio no ano de 2011, que levou consigo todo o patrimônio adquirido com muito suor nos anos anteriores, sendo que as imagens desse momento trágico de nossa história ainda estão disponíveis no YouTube, e ainda hoje norteiam nosso empreendedorismo cultural baseado em superação constante.
Mesmo assim, diante daquele momento difícil, montamos nosso desfile com uma união e superação incríveis, a céu aberto em meio as cinzas, e participamos do desfile naquele ano em respeito à comunidade e ao poder público.
Nossa “Sede Social” porém, ficava em outro endereço: Desde 2004, ou seja, a 17 anos, é situada na Rua Cândido Portinari, 30, também no Bairro Rincão dos Ilhéus, no local onde funcionava a extinta Associação de Moradores do Bairro Rincão dos Ilhéus.
Sabemos se tratar de uma área cedida pelo município, por isso, quando citamos o termo “nossa sede”, não é por posse, mas por ser lá que nos sentimos em casa, lá, é o endereço de referência para a comunidade ao longo desses 18 anos.
No local, além das atividades da Escola sazonais à época do carnaval, também são desenvolvidos trabalhos de artes plásticas, percussão, dança, confecção de figurinos e outros elementos inerentes aos nossos espetáculos e ao fomento à cultura afro-brasileira e carnavalesca, que trazem desenvolvimento cultural democrático e gratuito a todos que participam ou desejam participar. Neste local também são realizadas as atividades que visam angariar fundos para a manutenção das atividades gestoras, atividades de cunho social e beneficente, como campanhas solidárias e de entrosamento social e comunitário. A Academia de Samba Asas da Liberdade não possui nenhum registro negativo junto aos órgãos de segurança que desqualifiquem o trabalho que desenvolve no local, pois sempre prezou pelo cumprimento às Leis e normas legais vigentes.
Acontece que, e com muito pesar, recebemos ordem da Prefeitura de Estância Velha, através de ofício emitido pelo Secretário de Administração José Dresch e pelo Chefe municipal de Patrimônio Sr. Vitor Klein, que, em nome do Sr. Prefeito Diego Francisco, determina o despejo de nossa Entidade Cultural do prédio onde a Asas da Liberdade atua e trabalha nestes 18 anos de existência. Não bastasse tal ato, ainda não bem compreendido, onde sequer a direção fora recebida ou procurada pelo Sr. Prefeito Municipal para diálogo, a determinação deu prazo de 10 dias úteis para a retirada dos bens da entidade e entrega do espaço. 10 dias estes que se cumprem nesta semana que se inicia.
Nossa comunidade se sente espantada e perplexa ao ver que, em pleno ano de 2021, em tempos de tecnologias e de rápida interação, sequer fomos contatados por telefone pelo Sr. Prefeito Municipal, o que demostrou até o presente momento, total descaso quanto a nossa história e falta de consideração e respeito com todos que até aqui e ao longo destes 18 anos se doaram pela causa e trabalho realizados.
Os últimos dois anos em especial foram muito difíceis, pois tivemos a rede elétrica na entrada de luz do prédio furtada duas vezes, gerando prejuízos às atividades internas, sem contar que, após mais de um ano e meio de pandemia, onde as atividades sociais foram suspensas devido as normas legais regentes, que cumprimos à risca, estamos sendo despejados pela gestão municipal do espaço por alguma falta de uso ou uso inadequado do mesmo, que foi o que nos fora explanado quando da entrega da determinação.
Tal atitude, ao nosso ver, promove o desmanche da cultura e do trabalho árduo iniciado há anos por todos nossos fundadores, integrantes, dirigentes atuais e ex dirigentes, comunidade envolvida em nossas ações e simpatizantes da cultura afrobrasileira.
Tal atitude fere o sistema cultural municipal, que é diverso e multiétnico, onde o apoio à prática cultural, diversidade e respeito para com as diversas fontes de cultura devem, na premissa, ser apoiadas pelo poder público.
Não temos conhecimento até o momento de que outra entidade cultural tenha sido afetada por alguma decisão similar, o que também nos faz refletir sobre a decisão.
Assim, a Asas da Liberdade solicita encarecidamente um posicionamento do Chefe de Cultura do município, Sr Raoni Forian, e uma palavra do Conselho Municipal de Cultura de Estância Velha, através de seus membros, sobre esta atitude disruptiva em que o diálogo com o Chefe do Executivo, repetimos, até o momento, se fez inexistente.
Prezamos sempre pelo bem coletivo, somos apartidários e trabalhamos lado a lado com todas as gestões municipais até este momento, o que firma nosso compromisso com a política Cultural Municipal.
Acreditamos no poder construtivo do diálogo, que assim como a cultura, tem base na troca e respeito e busca conjunta de soluções para as problemáticas do setor em prol de sua finalidade.
Acreditamos que toda e qualquer situação pode ser debatida em conjunto e ajustada se preciso for, desde que ambos os lados estejam dispostos a transpor problemas e buscar conjuntamente, soluções.
É isso que pedimos e estamos aptos e dispostos a fazer, mas isso não depende unicamente de nós.
Cabe lembrar também que a entidade gera, com a criação de seus espetáculos, renda para profissionais autônomos da cidade, através de costureiras e soldadores por exemplo, além dos materiais necessários para a confecção de fantasias e carros alegóricos, que fomentam o comércio. Assim, além de cultura, também somos parte de uma cadeia de valor e produtiva.
Se a entidade perder seu espaço neste momento, em que ainda estamos passando por uma pandemia que abalou drasticamente a captação de nossas receitas, não teremos sequer como arcar com a locação de um espaço para guardar nossos materiais, o que pode ser o fim de nossa história.
E, ao menos que seja essa a intenção, pedimos encarecidamente, que haja diálogo e reconsideração por parte do Sr. Prefeito Municipal Diego Francisco, pois queremos acreditamos no bom senso de nosso Prefeito em prol da continuidade de nossa história e fomento cultural.
Felizmente sabemos da força de nossa comunidade e da garra de nossa gente guerreira, que não se acanhará na busca de uma solução positiva, tanto para a municipalidade quanto para com nossa causa.
Direção da Asas da Liberdade
Estância Velha, 22 de agosto de 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário