segunda-feira, 17 de abril de 2023
GRES PARAÍSO DO TUIUTI (RIO DE JANEIRO/RJ)
"Glória ao Almirante Negro!"
Nós nem cremos que escravos outrora tenha havido em
tão nobre País. Hoje o rubro lampejo da aurora acha irmãos, não tiranos hostis.
Somos todos iguais! Brasil, entre o crepúsculo do século dezenove e a alvorada
do século vinte. João Cândido Velho e Inácia Cândido Velho conheceram bem a
escravidão e o suor cotidiano do trabalho duro insistia em não reconhecer
diferença entre presente e passado; mas o filho deles, João Cândido Felisberto,
nascera sob a sombra da liberdade que abriu as asas sobre nós, porém ele não
escaparia de sua herança. Altivo como um lanceiro negro de lenço encarnado lá se
ia o menino montando o alazão pelas terras gaúchas da fazenda na vila da
Encruzilhada. Negrinho do pastoreio na lida com a boiada de guizos e fitas, guri
pés na terra, vento nas ventas, olhos no horizonte e cabeça nas embarcações que
via flutuarem pelos rios levando arroz, trigo, animais... Vagando...
Navegando... Era a vida, árdua labuta vestida de sonho para melhor ser cumprida.
Já rapazote, sem arreio que lhe coubesse e futuro que garantisse, seu fado foi
ancorar na Marinha. Destino este, aliás, de muitos dos desamparados pela tal
liberdade alada. Lutadores inglórios, piratas, farofeiros, cachaceiros,
feiticeiros, os que não tinham a dignidade de um mestre-sala serviriam para
serem marinheiros. Entre alistamentos desesperados, delegacias e casas de
correção se recrutava a marujada, enquanto a boa cepa das classes sociais
superioras estrelava os cargos de chefia, altas patentes. Hierarquia distintiva
tradicionalmente mantida à força bruta. Maus-tratos e pagamento vergonhoso aos
marinheiros eram legitimados pela “casa grande”, sempre com sua estimada chibata
em punho. Convés era altar para o fetiche colonial que sangrava as costas dos
santos entre cantos e rufar de tambores em solenidade normalizada. Tronco
tocaiado de mastro. Porão de negreiro. Tatuagens da escravidão que marcavam as
carnes do pessoal do porão. O tempo e o vento na capital federal fizeram o jovem
João Cândido, habilidoso, dedicado, carismático entre os parças e bem aceito
pelos oficiais, tornar-se marinheiro de primeira classe. A carreira militar o
levou a singrar mares nunca dantes imaginados pelo menino da fazenda: conheceu
portos de vários países, navegou pela Amazônia e até rompeu mata em luta armada
na floresta pela expulsão dos bolivianos das terras acreanas. Viajou a
Inglaterra para acompanhar a construção e aprender o manejo dos poderosos
encouraçados ‘dreadnoughts’, batizados Minas Gerais e São Paulo, encomendados
pelo Brasil para reforçar o poder de fogo e valorizar a Armada. Considerada por
muitos uma ação deveras ostentosa num cenário sem guerra iminente para enfrentar
e com o quadro de praças tão debilitado. Lá assistiu com seus companheiros uma
reunião sindical pela primeira vez. Os ouvidos da marujada foram semeados com
histórias sobre greves, movimentos pela melhora da situação dos marinheiros, a
grande rebelião ocorrida no encouraçado russo Potemkin, que se levantou contra a
má alimentação a bordo. Sentiram soprar um vento fresco sobre seus cascos
cansados de humilhações ao saberem das conquistas de melhores condições e
tratamento pelos colegas estrangeiros. Com lições na bagagem e coragem no peito,
voltariam diferentes. Determinados a se levantar contra as injustiças sofridas.
Ao cruzar a linha do Equador no regresso à pátria, a bordo do Minas Gerais, com
galões de comandante nos punhos, João Cândido é aclamado deus Netuno pela
guarnição na tradicional comemoração de retorno. Salve as sereias, baleias,
tritões-marinheiros! Salve o Netuno negro! Era o símbolo de uma aliança. Nascia
um líder. A insatisfação da marujada ficaria cada vez mais evidente, externada
até, e o movimento de insurreição foi tomando forma entre os porões dos navios e
em comitês. Rebelar era preciso. Foi então que um acontecimento fez precipitar
os planos. Uma ordem de aplicar duas centenas e meia de chibatadas num
marinheiro acusado pelo “crime” de levar cachaça para o navio avermelhou as
águas da Guanabara em um espetáculo de crueldade. O sentimento de indignação,
que há muito se represava, estourou e, como diz a famosa canção de gesta
moderna, o Dragão do Mar do Ceará reapareceu no bravo marinheiro João Cândido em
plena baía carioca. Naquela noite os toques de clarim do Minas Gerais não
pediram recolhimento e sim combate. Bradando “liberdade” e “abaixo a chibata” os
revoltosos travaram batalha contra os oficiais, rubras cascatas jorraram das
fardas brancas, e tomaram o controle. Líder da revolta, João, de lenço vermelho
no pescoço tal qual um lanceiro negro do Rio Grande, comandou as etapas. O Rio
de Janeiro, então capital da República, se deparou com navios de guerra dos mais
modernos e poderosos do mundo com os seus canhões direcionados para ele, de
bandeiras vermelhas hasteadas e exigindo o fim da fome e da chibata. Os
estrondos dos primeiros tiros de canhão tremeram a cidade. O recém-empossado
presidente, marechal Hermes da Fonseca, deixou o baile no Clube da Tijuca à
toque caixa para o Palácio do Catete onde recebeu o aviso vindo dos amotinados
com suas reivindicações e a ameaça de bombardeio a cidade e as embarcações que
não aderiram ao movimento em caso de recusa do governo. Foi um assombro tamanha
audácia. Pela manhã, a população se amontoou nas praias e morros para ver a
movimentação magistral dos imponentes Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Deodoro
pela baía, a maravilha daquele momento, mas a curiosidade logo cedeu assento
para o desespero quando mais alguns tiros de canhões de baixo calibre foram
disparados para assustar os governantes e provocou uma movimentação de fuga
desesperada (dos mais abastados) para a região serrana e (dos menos favorecidos)
para os bairros do subúrbio. Jornais e periódicos repercutiram a situação
extraordinária mais alto que o som dos disparos. Rapidamente fizeram famosa a
figura do tão comentado “almirante negro”, como o escritor João do Rio passou a
chamá-lo no Gazeta de Notícias. Depois de alguns dias de trapalhadas políticas
frente a algo tão inusitado, o governo cedeu e prometeu melhorar as condições de
tratamento, trabalho, e extinguiu a chibata do modus operandi da Marinha. O
senado, apoiado pelo inflamado discurso de Rui Barbosa, aprovou uma lei de
anistia para os marinheiros revoltosos. Com essas medidas as bandeiras vermelhas
foram arriadas, os canhões se desarmaram. A marujada conseguiu. O almirante
negro venceu. Ninguém mais passaria fome. Ninguém mais apanharia da chibata. Só
não contavam com a traição do marechal presidente em não cumprir o acordo de
anistia e mandar parte dos revoltosos para prisão e o restante para tenebrosa
viagem sem volta no navio Satélite. Jogado mais de uma dezena de companheiros
numa pequena cela insalubre na ilha das cobras, João os viu sucumbir envenenados
pela cal jogada no cárcere. Sobreviventes? Apenas ele e mais um. Mesmo com a
saúde abalada continuou preso. Agrilhoado às alucinações e pesadelos daquela
câmara do terror, devolveu ao mundo delicadeza bordando em velas-tecidos de
esperança que desfraldavam seu “amôr” e desejo de liberdade. A forte tormenta
que atravessava o marinheiro o fez atracar no Hospital de Alienados na praia
Vermelha. Diziam estar louco aquele homem do mar. Tempos depois, livre da
fantasia da insanidade, sob o manto protetor da Irmandade da Igreja Nossa
Senhora do Rosário que providenciou sua defesa, foi julgado pelo Conselho de
Guerra. Finalmente absolvido, mas desligado da Marinha, continuou sendo
perseguido pelas autoridades. O grande chefe rebelde que garantiu a vitória da
revolta da esquadra passaria a ganhar a vida como pescador nas mesmas águas da
baía que foi palco de sua aventura, nas pedras pisadas do cais da Praça XV. O
mar era seu amigo, nunca deixou faltar. Brasil, depois do século vinte e
caminhando no século vinte e um. João Cândido Felisberto conheceu a herança da
escravidão, virou símbolo de luta contra injustiças, de liderança. É saudado no
povo. Cantado, versado, escrito, representado, pintado, tatuado, homenageado em
escolas de samba... Salve o Almirante Negro! O maior herói da NOSSA pátria. O
herói do povo. Erguido em bronze, assentou praça de frente para a baía de
Guanabara. Necessário monumento amplificador de vozes contra a chibata que ainda
insiste em ser acionada em nossa sociedade atualmente. Nós nem cremos que os
escravos de outrora ainda sejam vistos e tratados como em tão nobre País. Hoje o
rubro lampejo da aurora não acha irmãos, mas tiranos hostis. Não somos todos
iguais! Enquanto houver quem defenda ditaduras haverá uma chibata empunhada,
afinal não faz muito tempo... Jack Vasconcelos REFERÊNCIAS ANDRADE, Edwilson da
Silva. Um herói, uma história, uma canção. O discurso poético e os processos de
significação em O mestre-sala dos mares, de João Bosco e Aldir Blanc. Cadernos
da FaEL. Nova Iguaçu/RJ, vol. 2, no 5, 2009. BOMFIM, Flávia. O adeus do marujo.
Rio de Janeiro: Pallas, 2022. CARVALHO, José Murilo de. Pontos e bordados:
escritos de história e política. Rio de Janeiro: Topbooks, 2021. CHEUICHE, Alcy.
João Cândido, o almirante negro. Porto Alegre/RS: L&PM, 2020. GRANATO, Fernando.
João Cândido / Fernando Granato. São Paulo: Selo Negro, 2010. MAESTRI, Mário.
Cisnes negros: uma história da revolta da Chibata. São Paulo: Moderna, 2000.
MAESTRI FILHO, Mário José. 1910: a revolta dos marinheiros. São Paulo: Global,
1982. MOREL, Edmar. A revolta da chibata / Edmar Morel; (organização Marco
Morel). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021. NASCIMENTO, Álvaro Pereira. A ressaca
da marujada: recrutamento e disciplina na armada imperial. Rio de Janeiro:
Arquivo Nacional, 2001. SILVA, Marcos Antonio. Contra a chibata: marinheiros
brasileiros em 1910. São Paulo: Brasiliense, 1982. Carnavalesco: Jack
Vasconcelos
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