G.R.E.S. UNIDOS DOS PASSOS
Enredo Carnaval 2011:
MUITO PRAZER: EU SOU O SAMBA
Autores: Nádia, Alex e Rita Camacho
Enredo Carnaval 2011:
MUITO PRAZER: EU SOU O SAMBA
Autores: Nádia, Alex e Rita Camacho
Quando a UNIDOS DOS PASSOS desfilar na passarela, acontecimentos relativos e ligados ao SAMBA estarão presentes no visual de seus componentes e em suas alegorias.
O SAMBA teve origem nas senzalas, tanto das plantações de açúcar do Nordeste brasileiro quanto nas regiões mineradoras do Sudeste. É filho legítimo do batuque.
Os principais componentes do SAMBA são a raça e a condição social, no caso da raça negra vinda da ÁFRICA na condição de escravos que, após gerações, se instala no Rio de Janeiro, capital do império e posteriormente da república, na área dos atuais bairros da Cidade Nova, Saúde e Gamboa, chamada então de “PEQUENA ÁFRICA”.
Em sua terra de origem, os negros se comunicavam através de TAMBORES (tribos com tribos) por sons compassados obtidos a partir do toque das mãos em troncos de árvores. O som cadenciado dos TAMBORES vão ser incorporados aos rituais, influenciando nos gestos de deslocamento dos quadris, do tronco e das pernas, criando assim uma forma expressiva de DANÇA.
Os sons passam a despertar movimentos sensuais prazerosos na comunicação corporal entre homem e mulher, e em todos os momentos o TAMBOR e a DANÇA se faz presente: nas celebrações de FÉ, no respeito aos ANTEPASSADOS, na alegria das FESTAS. As figuras sociais masculinas e femininas se misturam no caldeirão fervente de cultura que envolve as atividades dos negros no Rio de Janeiro e para a PEQUENA ÁFRICA convergem pessoas dos mais diversos interesses e raças que moravam na cidade. Alí, vários terreiros do candomblé se instalam e, em um deles, as raízes do SAMBA começam a dar origem ao gênero musical que conhecemos hoje. Neste terreiro em particular, surge a primeira grande dama do SAMBA, TIA CIATA, que assume em pouco tempo a liderança espiritual de todos os terreiros da região. Na CASA da TIA CIATA, a percussão negra se encontra com instrumentos de corda e sopro, de origem européia, surgindo novas formas de se batucar, com harmonização musical muito mais rica.
Próximo dalí, na praça Tiradentes, CHIQUINHA GONZAGA abre sua escola de piano, após se separar do marido. Moça prendada, preparada para o casamento, dominava como ninguém o teclado do piano e, ao se separar do marido, para garantir sua sobrevivência, começa a dar aulas de música. Em sua casa, no intervalo das aulas, CHIQUINHA GONZAGA compõe chorinhos maxixes e marchas-rancho, em parceria com vários músicos de destaque, entre eles o maestro Ernesto Nazareth. A fusão do chorinho, que rapidamente se espalhou pelo meio musical do Rio de Janeiro, com o lundú do batuque dos terreiros e com a polca européia, vão resultar um abraço musical único, “vai dar SAMBA”.
Mais ou menos na mesma época, a música que se fazia nos bairros suburbanos do Rio de Janeiro ganha uma aliada importante, de classe social elevada. Nada menos que a esposa do Presidente Hermes da Fonseca, DONA NAIR DE TEFFÉ, exímia pianista, assumindo o piano do Palácio do Catete, sede oficial do governo da República, dedilha, entre as músicas clássicas e chiques para a época, uma série de composições de CHIQUINHA GONZAGA, Ernesto, Sinhô e outros bambas, surpreendendo convidados do Presidente, inclusive diplomatas estrangeiros, industriais e políticos brasileiros! O Rio de Janeiro se torna então a cidade-berço de um novo ritmo musical, o SAMBA.
Em breve, o SAMBA é gravado, e vão surgindo grandes músicos como DONGA, Pixinguinha, Noel Rosa, e outros mais. Se espalha pelos diversos bairros da cidade e surgem vários grupos que se organizam numa nova associação, denominada pelos sambistas de ESCOLA DE SAMBA. Em pouco tempo, as Escolas, no afã de mostrarem os passos coreográficos de seus BAMBAS (os componentes eram assim chamados) começam a desfilar em concursos promovidos inicialmente por jornais da cidade.
Com a popularização das rádios, os sambistas e compositores de SAMBAS passam também a ter um poderoso canal de comunicação com o público de todo o país. Afinal, todos queriam saber, em qualquer rincão do Brasil, o que se passava na capital federal. Vão surgir então as fusões do samba com outros ritmos, dando origem à profusão de gêneros que hoje todos conhecemos e que são: SAMBA DE BREQUE, SAMBA DE RODA, SAMBA DE PARTIDO ALTO, SAMBA CANÇÃO, AXÉ OU SAMBA DA BAHIA, SAMBA ENREDO, além da sofisticadíssima BOSSA-NOVA, que se espalhou então pelo mundo inteiro, juntou-se a ritmos do caribe e eu origem ao que se chama hoje de música-mundial (World Music), tocada em hotéis, aeroportos, clubes, palácios em todo mundo. O SAMBA venceu!!
REGULAMENTO DO CONCURSO DE SAMBA ENREDO CARNAVAL 2011
CONTRATO/REGULAMENTO
Parte 1 – Disposições Preliminares
Cláusula Primeira – O G. R. E. S. UNIDOS DOS PASSOS, após divulgação do Enredo escolhido, para sua apresentação no desfile das Escolas de Samba no carnaval de 2011, tendo concluído as pesquisas literárias, históricas e artísticas necessárias sobre a mesmo, entrega nessa oportunidade uma sinopse e um CONTRATO/REGULAMENTO aos Compositores.
Cláusula Segunda – Os Compositores e o G. R. E. S. UNIDOS DOS PASSOS reconhecem expressamente serem co-autores da composição, em virtude da mesma ser Obra de Encomenda.
Cláusula Terceira – Os compositores, desde já, autorizam o G. R. E. S. UNIDOS DOS PASSOS na condição de co-autor conforme estabelecido na Cláusula Segunda deste contrato, a modificar termos constantes na letra do samba ou na melodia, para adaptá-la ao enredo.
Cláusula Quarta – Caberá única e exclusivamente aG. R. E. S. UNIDOS DOS PASSOS o direito de explorar comercialmente a composição, direta ou indiretamente, por si ou por intermédio de terceiros, relativamente aos eventos compreendidos no item acima, inclusive no tocante no televisionamento, radiodifusão, cinematografia (através de todo e qualquer processo, inclusive vídeo tape, videocassete e internet), venda de ingressos, impressão gráfica em qualquer suporte (inclusive revistas e folhetos promocionais ou não), divulgação, propaganda, “merchandising” e etc, preservando contudo a divulgação da autoria da obra.
Cláusula Quinta – Ressalvado o trabalho de criação da G. R. E. S. UNIDOS DOS PASSOS, como co-autor, os Compositores, em caráter pessoal, responsabilizam-se civil e criminalmente, pela originalidade e paternidade da composição, em todos os seus aspectos, assumindo a obrigação de manter o Grêmio, a todo tempo, a salvo de quaisquer reclamações de terceiros a esse respeito, bem como de indenizá-los pelas perdas e danos.
Cláusula Sexta – Os concorrentes que tiverem suas obras desclassificadas nos Concursos de Samba Enredo, não poderão gravá-las sem autorização por escrito do Grêmio.
Parte 2 – Das Condições de Participação
Cláusula Sétima – Não será cobrada qualquer taxa de inscrição, para acesso a Sinopse do Carnaval 2011e inscrição no concurso de samba enredo.
Cláusula Oitava – Não haverá limite do número de Compositores em cada composição.
Cláusula Nona – Serão permitidos até (03) três interpretes como apoio ao interprete principal.
Cláusula Décima – A forma de interpretação e o uso de instrumentos complementares como: Cavaco, Violão, Banjo, Pandeiro e outros é de livre opção do concorrente.
Cláusula Décima Primeira – Será concedido ao concorrente o acesso a até (08) oito canais do sistema de sonorização, sendo limitado o número de microfones em (04) quatro equipamentos.
Cláusula Décima Segunda – O cabeamento e os captadores necessários para ligar os instrumentos de apoio ao sistema de som do concurso são de responsabilidade dos autores da composição.
Parte 3 – Da Inscrição
Cláusula Décima Terceira – A composição somente será considera inscrita após a adesão, por assinatura, do presente Contrato/Regulamento.
Cláusula Décima Quarta – As inscrições deverão ser acompanhadas da entrega de cópia legível da composição inscrita, preferencialmente impressa.
Clásula Décima Quinta – As inscrições serão realizadas unicamente por meio da Diretoria Musical Do G.R.E.S. UNIDOS DOS PASSOS, representada exclusivamente pelo Sr. José Afonso “KARIBÉ” dos Santos, ( Contato: 31 9125 1467 -unidosdospassos@gmail.com ), entre os dias 14 de outubro de 2010 a 03 de novembro de 2010.
Parte 4 – Processo de Seleção
Cláusula Décima Sexta – O concurso será realizado no dia 13 de novembro de 2010, podendo ser a data modificada por motivos que independem da vontade do G. R. E. S. UNIDOS DOS PASSOS e a ordem de apresentações será decidida por sorteio, imediatamente antes do início do certame, na presença dos compositores inscritos ou seus representantes.
Cláusula Décima Setima – A diretoria do G. R. E. S. UNIDOS DOS PASSOS será a única responsável, pela escolha dos jurados e também por todo o processo de seleção, não admitindo, sobre qualquer hipótese, contestações recursos ou impugnações.
Cláusula Décima Oitava – Cada composição será apresentada de forma continua (06) seis vezes, sendo as (03) três ultimas com o acompanhamento da bateria do G. R. E. S. UNIDOS DOS PASSOS, e as três primeiras com o acompanhamento de um surdo que será tocado por um componente da bateria do G. R. E. S. UNIDOS DOS PASSOS.
Cláusula Décima Nona - Serão avaliados, por cada um dos jurados, em cada composição, os quesitos ENREDO, LETRA, MELODIA e CONJUNTO.
Parágrado Único: As composições serão avaliadas mediante os seguintes critérios:
5 a 10 pontos – ENREDO: Análise da adequação da composição ao texto do enredo.
3 a 5 pontos – LETRA: Analise de correção gramatical, ausência de cacofonias.
5 a 10 pontos– MELODIA: avaliação do conjunto harmônico, ineditismo, encadeamento melódico e sincronização com a letra.
5 a 10 pontos – CONJUNTO: Articulação harmônica da composição e facilidade de assimilação.
Cláusula Vigésima – A apresentação que por ventura for interrompida por motivos técnicos relevantes, de competência da organização do concurso, em qualquer instante da apresentação, será novamente apresentada integralmente.
Parte 5 – Premiação
Cláusula Vigésima Primeira - A participação e a premiação no concurso será reconhecida da seguinte forma:
1 – Participação no evento – certificado;
2 – Classificação final em 1º, 2º, e 3º lugares: Prêmio financeiro no valor de cem reais (R$100,00) pago em moeda corrente.
3 - Primeiro lugar: Placa gravada alusiva a vitória no concurso.
Parte 6 – Disposições Finais
Cláusula Vigésima Segunda– A escolha do intérprete do Samba na gravação oficial do G. R. E. S. UNIDOS DOS PASSOS, e dos desfiles oficiais, ficará a critério da diretoria do G. R. E. S. UNIDOS DOS PASSOS, não dando direito ao compositor em caso de vitória no concurso, de participar da escolha.
Cláusula Vigésima Terceira – O G. R. E. S. UNIDOS DOS PASSOS terá o direito de independente de qualquer autorização dos compositores, apresentar-se com a composição e a executá-la no desfile oficial e em qualquer outro evento (sempre com intérpretes e músicos livremente escolhidos pela diretoria do G. R. E. S. UNIDOS DOS PASSOS), exibições, ensaios, bailes, festas e promoções patrocinadas pela diretoria do G. R. E. S. UNIDOS DOS PASSOS, na Sede da Agremiação ou em outros locais, tenham eles fins lucrativos ou não.
Cláusula Vigésima Quarta – Este Contrato/ Regulamento, e cada uma de suas Cláusulas, termos e condições obrigarão as partes seus herdeiros e sucessores.
Cláusula Vigésima Quinta – Os concorrentes que tiverem suas obras desclassificadas nos Concursos de Samba Enredo, não poderão gravá-las sem autorização por escrito do Grêmio.
Cláusula Vigésima Sexta – As partes elegem o Foro da Cidade de Viçosa – MG, com a exclusão de qualquer outro por mais privilegiado que seja para dirimir quaisquer controvérsias do presente Contrato/Regulamento.
E, por estarem assim justas e contratadas assinam o presente Contrato/Regulamento em 2 (duas) vias de igual teor e forma, na presença de duas testemunhas abaixo assinadas.
Viçosa – MG , ___ de __________ de 2010
G. R. E. S. UNIDOS DOS PASSOS
Maria Célia Silva Gomes - Presidente
José Afonso “Karibé” dos Santos - Diretor Musical
Muito obrigado pela contribuição.
ResponderExcluirAproveitamos a oportunidade para nos colocar a disposição naquilo que estiver ao nosso alcance.
José Afonso Karibé
Diretor Musical do GRES Unidos dos Passos - Viçosa/MG