Folia do Viradouro - Sinopse 2013
Enredo:
LENDAS, MISTÉRIOS E MAGIAS.
O Nordeste na Folia
SINOPSE
PRIMEIRO SETOR – LENDAS
Na caatinga nordestina, terra de Lampião e Maria Bonita, brilha um sol escaldante e, durante a noite, a mais bela lua. Nas noites enluaradas do sertão, tudo pode acontecer...
É durante a noite que o saci-perere, o curupira, Boi-tá-tá (que no imaginário popular é uma serpente de fogo), a mula-sem-cabeça e o lobisomem normalmente surgem, personificando as assombrações sertanejas.
São os que poetas contam e recontam os medos e as assombrações que, de boca-em-boca, se espalham por todo o Nordeste.
E enquanto poetas CONTAM, artesãos CRIAM as representações desses mitos tão assustadores.
SEGUNDO SETOR – MISTÉRIOS
Pelejar significa combater e por isso diz-se que o sertanejo é, antes de qualquer coisa, um forte, continuando seu trabalho e desdenhando da seca e da fome, sempre presentes na vida daquela gente. No julgamento final, o que há mais pesar nesta balança? Seus pecados ou suas virtudes?
Qual seria então o destino dos pobres sertanejos e retirantes? Subir ao céu onde estão os anjos (figuras que remetem a um cenário de paz e elevação espiritual); ou despencar ao inferno(onde as chamas crepitantes sempre hão de lembrar a morte)?
TERCEIRO SETOR – MAGIAS
Apesar de todo o sofrimento, é o sertanejo quem torna mágico o solo árido quando com chitões, flores e fitas multicoloridas nele dançam o maracatu, o frevo, o boi-bumbá e suas festas juninas.
E é com as palavras abençoadas, em louvor ao padim-ciço, proferidas por romeiros e religiosos, a força que ilumina todo o nordeste.
Independente de raça, religião ou classe social, todos podem ser um bravo/forte nordestino com a FOLIA DO VIRADOURO, neste carnaval.
Autor: Carnavalesco Paulo Cesar Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário