quarta-feira, 26 de setembro de 2012

GRES TÁ MOLE MAS É MEU (NITERÓI/RJ)


Tá Mole mas é Meu sinopse 2013

G.R.E.S. TÁ MOLE MAS É MEU - CARNAVAL 2013
Emredo: NO BALACOBACO DA ILUSÃO, O TÁ MOLE VAI CONQUISTAR SEU CORAÇÃO
Carnavalescos: LUIZ SPÍNOLA E CHICO CORREA
JUSTIFICATIVA
PARA TUDO TER CONTINUIDADE NA VIDA É PRECISO TER UM INÍCIO. É O PRINCÍPIO DE TUDO.
ASSIM ACONTECE EM TODOS OS CONTINENTES DO MUNDO. NA CIÊNCIA, NA HISTÓRIA, NA CRIAÇÃO,
NA ARTE E, PRINCIPALMENTE, NA CULTURA, ONDE TODOS OS POVOS DO PLANETA POSSUEM A SUA.
NO BRASIL NÃO É DIFERENTE. HERDADA DE VÁRIAS ETNIAS E ESPALHADA PELAS REGIÕES DO NOSSO IMENSO PAÍS, EM COMUM, DE NORTE A SUL E DE LESTE A OESTE, UMA SOBRESAI:- A CULTURA DO CARNAVAL.
PARA CHEGARMOS A ESTA HERANÇA, TAMBÉM, TIVEMOS UM INÍCIO. PASSAMOS POR UM PROCESSO DE
EVOLUÇÃO ATÉ CHEGARMOS AOS DIAS ATUAIS DESTA GRANDE FESTA DE UM POVO. RECORDAR ESSE CRESCIMENTO FARÁ PARTE DO NOSSO ENREDO, NÃO COM O SENTIDO DE NOSTALGIA, MAS SIM DE REVIVERMOS A ALEGRIA
HISTÓRICA DE UMA PARTE DA NOSSA CULTURA. ORGULHOSAMENTE, APRESENTAREMOS O PROCESSO DE
DESENVOLVIMENTO E ALGUMAS FASES PELO QUAL PASSOU O NOSSO CARNAVAL, A MAIOR FESTA CULTURAL E POPULAR DO PLANETA.
SINOPSE
É CARNAVAL! SIM, VALE A PENA RECORDAR!
SUA ORIGEM TERIA SIDO O " ENTRUDO ", TRAZIDO DE PORTUGAL NO INÍCIO DO SÉCULO XVII. NO COMEÇO ERA UMA BRINCADEIRA VIOLENTA E DE MAU GOSTO, COM O USO DE ÁGUA, FARINHA, FULIGEM, OVOS, CAL E ATÉ URINA QUE EMPAPAVAM OS TRANSEUNTES QUE PASSAVAM PELAS RUAS.
JÁ NOS MEADOS DO MESMO SÉCULO, UM CONJUNTO DE BOMBOS E TAMBORES INVADEM AS RUAS DO RIO DE JANEIRO E FAZ UM ENORME SUCESSO. ERA O SURGIMENTO DO " ZÉ PEREIRA  ", UM BLOCO RUIDOSO E CONTAGIANTE QUE SOBREVIVERIA POR MUITO TEMPO. O CARNAVAL QUE EXISTE HOJE NASCERIA A PARTIR DAÍ.
NOS GRANDES BAILES DE SALÃO DA SOCIEDADE CARIOCA, O RIO DE JANEIRO, NO FINAL DO SÉCULO XVIII, FOI O PIONEIRO NESSE BALACOBACO DA ILUSÃO.
OS BAILES DE MÁSCARAS INSPIRAVAM LUXUOSAS FANTASIAS. DAMAS MASCARADAS E NOBRES CAVALHEIROS, COM SEUS LENÇOS NA MÃO, NUM GALANTEIO, CONQUISTAVAM CORAÇÕES DE BELAS E ELEGANTES DAMAS. ESTES BAILES, NA ÉPOCA, EMPOLGAVAM A TODOS, INCLUSIVE OS ILUSTRES PERSONAGENS DO IMPÉRIO.
“ ...Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR, EU SOU DA LIRA NÃO POSSO NEGAR...”.
SURGEM, NO SÉCULO XIX, OS CARROS ALEGÓRICOS, ORIUNDOS DA CRIAÇÃO DOS CORSOS E SOCIEDADES QUE DESFILAVAM NO PAÇO IMPERIAL ( ATUAL PRAÇA XV ). AS PESSOAS JÁ SE FANTASIAVAM, DECORAVAM SEUS CARROS E DESFILAVAM PELAS RUAS DO CENTRO NA MAIOR ALEGRIA. ARTISTAS, ESCRITORES, INTELECTUAIS E MEMBROS DA ELITE INTEGRAVAM ESTAS SOCIEDADES E CORSOS.
ERAM FESTAS REGADAS A MUITO CHAMPANHE FRANCÊS, NUM TAL DE "Ó JARDINEIRA PORQUE ESTÁS TÃO TRISTE, MAS O QUE FOI QUE TE ACONTECEU, FOI A CAMÉLIA QUE CAIU DO GALHO, DEU DOIS SUSPIROS E DEPOIS MORREU...".
A FIGURA DO REI MOMO APARECE EM 1933, FEITA EM PAPELÃO, PARA REPRESENTAR O REI DO CARNAVAL.
INSPIRADO EM MOMO, QUE NA MITOLOGIA GREGA ERA O DEUS DA GALHOFA, DA IRREVERÊNCIA, DO DELÍRIO, FILHO DO SONO E DA NOITE. NO ANO SEGUINTE OS JORNALISTAS ESCOLHEM UM REDATOR DE TURFE, CHAMADO MORAES CARDOSO, BASTANTE GORDO, BONACHÃO E BRINCALHÃO PARA ENCARNAR A FIGURA DO DONO DO CARNAVAL E MONARCA DA FOLIA, E CRIA-SE A TRADIÇÃO DA ENTREGA DA CHAVE DA CIDADE AO REI MOMO.
NASCEM, TAMBÉM, AS ESCOLAS DE SAMBA. NO ESTÁCIO A PRIMEIRA ESCOLA, ' DEIXA FALAR ', COMEÇA A SE ORGANIZAR E FAZ SEU PRIMEIRO DESFILE EM 1929, FAZENDO MUITO SUCESSO NAQUELA REGIÃO, ESTIMULANDO A PARTIR DAÍ O SURGIMENTO DE NOVAS AGREMIAÇÕES.
NAS FESTAS DE RUA, O LANÇA-PERFURME FAZIA O TEMPERO DO CARNAVAL.
OS BAILES POPULARES COMEÇAM A SE CARACTERIZAR PELAS MANIFESTAÇÕES COLETIVAS DO DESABAFO POPULAR, DO HUMOR INGÊNUO DAS MULTIDÕES QUE SAIAM PELAS RUAS BRINCANDO, EM BONDES COLETIVO E CARROS DE PASSEIO ABERTOS, PARA CANTAR SUAS DORES, ALEGRIAS E, PRINCIPALMENTE, O AMOR.
" TAÍ ! EU FIZ TUDO PRÁ VOCÊ GOSTAR DE MIM. ÓH ! MEU BEM NÃO FAZ ASSIM COMIGO NÃO, VOCÊ TEM, VOCÊ TEM QUE ME DAR SEU CORAÇÃO...".  NOS BLOCOS DE RUA A IRREVERENTE MARCHINHA " MAMÃE EU QUERO, MAMÃE EU QUERO, MAMÃE EU QUERO MAMAR...DÁ A CHUPETA..." SACUDIA A CIDADE.
JOGAR CONFETE E SERPENTINA PRÁ CONQUISTAR O AMOR DA LINDA COLOMBINA, CANTANDO "...LINDA
MORENA, MORENA, MORENA QUE ME FAZ SONHAR...".
OS FOLIÕES EM CARROS ALEGÓRICOS E ARRASTANDO UMA IMENSA MULTIDÃO, ACOMPANHADOS POR BANDAS DE MÚSICA, DESFILAVAM PELAS RUAS DO CENTRO DO RIO DE JANEIRO, PRICIPALMENTE NO PASSEIO PÚBLICO, EM PLENO VERÃO, NUM TAL DE " ALLAH-LÁ- Ô, Ô Ô Ô Ô Ô Ô, MAS QUE CALOR Ô Ô Ô Ô Ô Ô...".
NUMA ETERNA BRINCADEIRA, QUERIAM, MESMO, É DESPENTEAR A "...CABELEIRA DO ZEZÉ...", SEM SE IMPORTAR SE ELE É! OU SERA QUE ELE É! NOS BLOCOS DE SUJO A GOZAÇÃO IMPERAVA.
" O TEU CABELO NÃO NEGA MULATA, PORQUE ÉS MULATA NA COR, MAS COMO A COR NÃO NEGA MULATA,
MULATA EU QUERO O TEU AMOR..." HOMENAGEAVA A NOSSA MISTURA DE RAÇA.
SE TRANSFORMAR NUM "...ÍNDIO QUER APITO, SE NÃO DER PAU VAI COMER...", SEM SE INCOMODAR COM A TRIBO A QUAL O FOLIÃO PERTENCIA. ERA MELINDROSA, PIERRÔ, PIRATA, COLOMBINA, PRINCESA, ARLEQUIM, PALHAÇO, MARINHEIRO, ODALISCA, BRUXINHA, MALANDRO, HAVAIANA, ESPANHOLA, CIGANA E POR QUE NÃO UMA CARICATA OU NÊGA MALUCA! DE FORMA BIZARRA E GAIATA, MAS COM PUREZA, QUERIAM MESMO É BRINCAR! IAM DE BAIANINHA,
SIM, SÓ PRÁ CONQUISTAR UM GRANDE AMOR DE CARNAVAL.
NOS BANHOS DE MAR A FANTASIA O PAPEL CREPOM ERA O BÁSICO PARA A CRIATIVIDADE. E TUDO SE DESMANCHAVA NUM BANHO DE FELICIDADE NO MAR.
"EI, VOCE AÍ, ME DÁ UM DINHEIRO AÍ, ME DÁ UM DINHEIRO AÍ...".
MESMO SENDO POBRE, GASTAVA-SE POUCO DINHEIRO E ESBANJAVA-SE MUITA ALEGRIA E RESPEITO. QUERIAM MESMO É FESTEJAR! SEM BRIGA E SEM GUERRA, SÓ DIVERSÃO, SEM SE IMPORTAR COM A SIMPLES FANTASIA DE BATE-BOLA OU DE "PAI JOÃO".
" VOCÊ PENSA QUE CACHAÇA É ÁGUA, CACHAÇA NÃO É ÁGUA NÃO...". O BLOCO DAS ' PIRANHAS ' ERA A SENSAÇÃO.
NAS GRANDES MATINÊS, A CRIANÇADA SE DIVERTIA A VALER NA SUA PUREZA E COM ALEGRIA NATURAL DA IDADE, COM OS PAIS CANTANDO AS POPULARES MARCHINHAS, MARCHA-RANCHO, SAMBA-CANÇÕES, SAMBA DE ENREDO E FREVO, TUDO COM LETRAS INOCENTES, MAS COM MUITO PRAZER.
" Ô BALANCÊ BALANCÊ, QUERO DANÇAR COM VOCÊ, ENTRA NA RODA MORENA PRÁ VER, Ô BALANCÊ BALANCÊ...".
AS BANDINHAS, COM SUAS FANTASIAS PADRONIZADAS, ANIMAVAM OS CORETOS DAS PRAÇAS NAS BATALHAS DE CONFETE E SERPENTINA. E O POVÃO MANDAVA VER.
NO CENTRO DO RIO, NA AVENIDA PRESIDENTE VARGAS, AS ESCOLAS DE SAMBA JÁ DEMONSTRAVAM QUE SEUS DESFILES JÁ ERAM UMA GRANDE ATRAÇÃO QUE ENVOLVIA AS SUAS COMUNIDADES, O POVO E TURISTAS.
SURGE, ENTÃO, UM GÊNIO DESCONHECIDO QUE IRIA TRANSFORMAR OS DESFILES TRADICIONAIS DAS ESCOLAS DE SAMBA, NO EVENTO DE MAIOR SIGNIFICADO PARA O NOSSO CARNAVAL QUE EXISTE HOJE. O CARNAVALESCO JOAOSINHO TRINTA COMEÇA A INOVAR EM SEUS DESFILES COM O CRESCIMENTO DAS ALEGORIAS, CRIATIVIDADE, E SOBRETUDO, COM OUSADIA E MUITO LUXO, TRANSFORMANDO OS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA NUM GRANDE ESPETÁCULO DA NOSSA CULTURA POPULAR.
COM SUA CÉLEBRE FRASE :-  ' O POVO GOSTA DE LUXO, QUEM GOSTA DE MISÉRIA É INTELECTUAL ', ESSE MARANHENSE DE NASCIMENTO E CARIOCA DE CORAÇÃO REVOLUCIONOU A NOSSA MAIOR FESTA  CULTURAL E NOS DEIXOU UM GRANDE LEGADO, ONDE NÃO PODERÍAMOS DEIXAR DE CITÁ-LO, JÁ QUE ELE POR SI SÓ ERA UM BALACOBACO DE ILUSÕES, LUXO, CRIATIVIDADE E SONHOS.
AH! BELOS CARNAVAIS. NOSTALGIA, QUE NADA! CHEGA PRÁ LÁ!  É SÓ ALEGRIA E SAUDADE!
ESTOU AQUI A RECORDAR. A FELICIDADE E EMOÇÃO EXPLODEM DE SAUDADE O MEU CORAÇÃO.
HOJE FUI O ' ENTRUDO ',  O ' ZÉ PEREIRA ' E PARTICIPEI DOS GRANDES BAILES DE MÁSCARA.
FUI FOLIÃO NAS GRANDES SOCIEDADES, CORSOS, BONDES E NOS CORDÕES.
BRIQUEI NA MATINÊ COM A CRIANÇADA E TOMEI UM BELO E GOSTOSO BANHO DE MAR A FANTASIA.
NO BLOCO DE SUJO SASSARIQUEI EM VOLTA DO CORETO .
DESFILEI NAS BELAS ESCOLAS DE SAMBA E ADMIREI UM GÊNIO MARANHENSE CHAMADO JOAOSINHO TRINTA.
HOJE FICO ENCANTADO COM ESSES FOLIÕES ANTIGOS, DESFILANDO NESTE IMENSO BALACOBACO DA ILUSÃO.
SOU O G.R.E.S. TÁ MOLE MAS É MEU E COM HUMILDADE E RESPEITO VOU CONQUISTAR O SEU CORAÇÃO.
LUIZ SPÍNOLA E CHICO CORREA

Nenhum comentário:

Postar um comentário