Dia Nacional do Samba tem programação variada no Rio
Comemorações começam nesta quinta (29) e vão até domingo (02)
Ary Barroso compôs o samba Na Baixa do Sapateiro, em homenagem à Bahia. Em 02 de dezembro de 1940, o compositor mineiro foi a primeira vez a Salvador e, em retribuição ao artista, o então vereador Luís Monteiro da Costa aprovou uma lei oficializando aquela data como o Dia Nacional do Samba. O reconhecimento veio em 1963 e neste dia, passou-se a celebrar o ritmo anualmente. Atualmente, a festa já faz parte do calendário do Rio, botando todo mundo para sambar.
A festa começa em Oswaldo Cruz, bairro de onde saíram grandes nomes deste ritmo, em dois palcos montados nas ruas João Vicente e Átila da Silveira. Na quinta (29) haverá apresentações de Mariene de Castro com Sombrinha, Nei Lopes e dos grupos Jaqueira e Fundo de Quintal. Na sexta (30) tocam Jorge Aragão e a Orquestra Tabajara.
No sábado (1º) cinco trens, sendo um deles especial só para as Velhas Guardas das escolas de samba, sairão da Central do Brasil em direção a Oswaldo Cruz. 36 vagões levarão o público na viagem do Trem do Samba e o ingresso será 1 kg de alimento não-perecível. "A participação do público é muito importante. Incentivamos todos a levarem os seus cavaquinhos, banjos, pandeiros, cuícas e tamborins para fazermos uma grande festa do samba", diz Marquinhos de Oswaldo Cruz, idealizador do projeto.
Trajetos animados
O primeiro dos trens, programado para partir às 18h04, traz as Velhas Guardas da Portela, Império Serrano, da Mangueira, Salgueiro e da Vila Isabel. O público em geral poderá embarcar nos outros, que seguirão às 18h24, 18:44h, 19h04 e o último às 19h24, com grupos como Cacique de Ramos, Bip Bip, Criolice, Beco do Rato, animando o trajeto.
Na Central do Brasil, o som começa às 15h do sábado (1), com Noca da Portela, Monarco, Tia Surica, Wilson Moreira, entre outros. Às 19h, em Oswaldo Cruz, o público vai conferir shows em quatro palcos: Arlindo Cruz, Martn’Alia, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, Batuque na Cozinha, Galocanto, são algumas das atrações. Nos três dias do evento, a partir das 18h, acontecerão palestras e oficinas de dança na Lona do Conhecimento, espaço criado na Rua Átila da Silveira, também em Oswaldo Cruz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário