sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS (SC)


Grupo de Acesso: encontro com o secretário estadual da Cultura

Articuladores do Grupo de Acesso estiveram reunidos com o secretário estadual César Souza Júnior.
No encontro com o responsável pela pasta da Cultura, pediram apoio do Governo do Estado e conversaram sobre as novas entidades de Florianópolis (Caramuru e Dascuia) e dos municípios que representam (São José, Palhoça e Biguaçu).
Conforme eles, a Lei Rouanet no valor de R$ 3 milhões (ainda não publicada no Diário Oficial da União) irá possibilitar aos municípios captar para as cinco entidades. Mas, a princípio, as novas agremiações estão fora do convênio com o Estado. O orçamento é de R$ 700 mil por agremiação (lei de incentivo e Estado).
O secretário prometeu analisar o pedido de apoio financeiro e teria se colocado favorável ao que chamou de “crescimento do nosso Carnaval”. Uma nova reunião deve ocorrer dentro de 15 dias.
Ainda que não tenha sido empossada, foi o primeiro encontro da Liga das Entidades Carnavalescas da Grande Florianópolis, a Legranf, com o secretário de Estado.
Espaço para os carros alegóricos
Ontem foi feita uma visita na passarela Nego Quirido para avaliação do espaço para os carros alegóricos das novas entidades. Participaram representantes da Legranf e da Setur.
O local escolhido é próximo de onde as cinco escolas que desfilam hoje possuem seus carros, porém, mais próximo do mar.
A Legranf definiu que serão dois carros por entidade, ou seja, 10 no total.
Situação atual
Pelo jeito, a questão do espaço deve continuar polemizando.
Hoje, as escolas trabalham ali 20 carros e mais os tripés. Em algumas ocasiões, o aumento da maré tem atrapalhado. Isso se resolveria com uma obra de contenção.
Mas as agremiações alegam também que a movimentação (com guinchos, cabos elétricos, solda) torna os serviços muitas vezes de risco para as próprias pessoas que transitam por ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário