sábado, 30 de novembro de 2013

CETE CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE TEMA ENREDO (PORTO ALEGRE/RS)

CETE recebe Rachel Valença no próximo dia 30 de novembro
Sempre com o objetivo de qualificar e propiciar a troca de saberes e experiências em benefício dos carnavalescos de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, o Centro de Estudos e Pesquisas de Tema Enredo e Memorial do Carnaval – CETE traz à capital gaúcha uma das mais importantes e respeitadas autoridades do mundo do samba: Rachel Valença.
A palestra vai acontecer no sábado, dia 30 de novembro, às 14h, no plenarinho da Assembléia Legislativa do RS, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ela vai falar sobre enredo e o julgamento do quesito. Na condição de pesquisadora do carnaval, a professora Rachel Valença também vai traçar um amplo painel sobre o carnaval brasileiro. Ingressos a R$ 10 (público geral). Os associados do CETE têm entrada franca.
Carioca, filóloga e jornalista, Rachel Valença é mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense e lançou livros sobre o carnaval: “Serra, Serrinha, Serrano: o império do samba” (1981), escrito em parceria com Suetônio Valença, sobre a escola de samba Império Serrano; e publicou ainda “Carnaval: pra tudo se acabar na quarta-feira” (1996) e “Carnaval: para saber mais” (2003), além de artigos em periódicos e textos incluídos em livros. Também desenvolveu pesquisa no projeto de elaboração do dossiê “Matrizes do samba no Rio de Janeiro”, para registro do samba carioca como patrimônio cultural do Brasil.
Rachel Valença trabalhou por 33 anos como pesquisadora na Casa de Rui Barbosa e atualmente ocupa a vice-presidência do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. É torcedora do Império Serrano há mais de 40 anos, escola na qual foi ritmista e, até 2010, foi vice-presidente da escola. Atualmente, possui uma coluna/blog no portal SRZD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário