sábado, 14 de maio de 2016

CURSO DE GESTÃO DE CARNAVAL (PORTO ALEGRE/RS)

LEIS DE INCENTIVO E DIREÇÃO DE CARNAVAL SÃO TEMAS DE AULA DO CETE
Desfile de entidade carnavalesca é uma manifestação cultural. Como é carnaval é cultura, quais os procedimentos para a elaboração de um bom projeto cultural, ser enquadrado em leis de incentivo e com possibilidade de captação de recursos? E como fazer uma gestão de uma escola de samba a partir da sua direção de carnaval?
Esses assuntos serão debatidos e abordados na terceira aula do Módulo 1 “Gestão de Carnaval” do curso do CETE – Centro de Estudos e Pesquisas de Tema Enredo e Memória do Carnaval.
O encontro vai acontecer no sábado, dia 14 de maio, a partir das 13h30, no Plenarinho (Sala João Neves da Fontoura), localizado no 3º andar da Assembleia Legislativa do RS (Palácio Farroupilha – Praça da Matriz, número 101, Centro Histórico – Porto Alegre).
Carnaval, projetos culturais e leis de incentivo
No primeiro painel, a jornalista, produtora e gestora cultural, Lara Lindenmeyer, vai discorrer sobre: "Projetos culturais e captação de recursos”.
Lara é jornalista, produtora Cultural, responsável pela elaboração da Lei de criação do Fundo Municipal de Apoio À Cultura de Balneário Pinhal, e também conselheira de cultura daquele município. Possui vinte e cinco anos de experiência atuando nas áreas de criação, elaboração, produção, direção executiva, coordenação e gestão de projetos, eventos e atividades culturais.
Gestão e direção de carnaval
O segundo painel vai reunir dois profissionais experientes do carnaval de Porto Alegre. Erico Leote e Walmir Oliveira vão debater sobre “Gestão e direção de carnaval em escola de samba”.
Erico é vice-presidente administrativo do CETE e ocupou cargos na sua escola de samba do coração, Imperadores do Samba, onde foi vice-presidente e é o atual diretor de carnaval. Também respondeu pela vice-presidência na última gestão da AECPARS.
Walmir tem em seu currículo passagens por diversas agremiações, como Imperadores do Samba, Bambas da Orgia e Império da Zona Norte. Em 2016, foi o diretor de carnaval da Unidos do Capão, no Grupo Especial.
PROGRAMAÇÃO CURSO DE TEMA ENREDO – MÓDULO 1 “GESTÃO DE CARNAVAL”
* Dia 14 de maio de 2016 – 3º encontro
Local: Plenarinho (Sala João Neves da Fontoura) – 3º andar do prédio da Assembleia Legislativa do RS.
* Das 13h30 às 13h45: Recepção e inscrições.
* Das 13h45 às 15h30: Painel “Projetos culturais e captação de recursos”, com LARA LINDENMEYER, jornalista, produtora e gestora cultural.
* Das 15h45 às 17h30: Painel “Gestão e direção de carnaval em escola de samba”, com ERICO LEOTE, diretor de carnaval dos Imperadores do Samba, e WALMIR OLIVEIRA, diretor de carnaval da Unidos do Capão em 2016.
Inscrições
Prosseguem as inscrições para o Módulo 1 – Gestão de Carnaval. É só comparecer na hora ou fazer a inscrição antecipadamente pela internet pelo e-mail , informando nome, telefone de contato, cidade onde mora, profissão, cargo/função no carnaval e (se for o caso) entidade carnavalesca à qual pertence.
O valor da inscrição é de 40 reais (sócios do CETE) e 100 reais (não-sócios). Para quem desejar assistir as palestras avulsas (por sábado), o valor é de 20 reais. O pagamento pode ser feito na hora (será fornecido recibo) ou depositado no Banco Bradesco – Agência 1972, conta 41116-7, em nome de Luiz Roberto dos Santos Corrêa.
Esta é a oitava edição do curso de tema enredo do CETE e pelo quarto ano consecutivo é dividido em dois módulos. As aulas do Módulo 2 (Tema-Enredo e Carnaval) estão previstas para acontecer a partir do dia 11 de junho de 2016.
Mais informações pelo e-mail .

Nenhum comentário:

Postar um comentário